quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Amnésia


Aly,

Publique-me esta breve analise por favor...

Depois de analisar os problemas da nossa Guine em varios aspectos, deu para concluir de ha outro problema cronico em relacao aos nossos ou chamados quadros. Porque fazem juramentos ou ouvem os conselhos dos reitores, mas quando voltam a Guine esquecem-se de tudo o que ouviram e aprenderam para entrar no sistema da sacanagem.

Eu sou estudante de Direito em Portugal, um curso giro e que nao e para qualquer um, ou seja, ha que ter o curso de direito e tambem comportar-se direito... mas alguns individuos apos tirar o curso passam a agir como qualquer um. Em Portugal ha um conflito saudavel entre a escola de Lisboa e Coimbra, mas que hoje dia pelo fato do Sr Tencor Daba na Walna ter dado aulas em Lisboa, faz com que a escola de Coimbra ganhe uma ligeira vantagem nao mais do que isso porque o Abudu Mane é de Coimbra. A Portugal tambem se tem de apontar um dedinho de culpa pois, agora focando a historia da colonizacao, quando os portugueses chegaram a Guine qualificaram o nosso povo de indegena(pabia nota mara ba lope) e foram nos educando no sentido de passarmos a ser cidadaos e so assim integrar a sociedade, no sentido de assumir certos cargos, mas sempre procurando ter a certeza que ja abandonamos por completo aspectos ou comportamentos indegenas ao ponto de: se um indegena concluisse a quarta classe nao se lhe podia entregar o diploma prontamente sem antes passar no teste de civismo, isto e, marcava-se uma data e ia-se a casa do interessado para saber se preenchia os requisitos ou se se comportava como cidadao; sendo assim o interessado tinha que ter um fato(de vestir), ter mesa, cadeiras e talheres(para cume ku mon) e caracter acima de tudo... entre outros aspectos de "gentlemen" analisados. Mas os indegenas sempre tiveram inveja dos cidadaos ou novos cidadaos.

E Portugal infelizmente deixou de seguir estes parametros na avaliacao de um guineense("ma i ten kilis ki na bata djubidu so ena sibi djanam kuma i passa na tudu ma ina ten ba tan caso contrario") e como resultado temos: Daba na Walna e Kumba Yala por exemplo. Mas sao muitos mais... a lista e vasta... O segundo todos sabem que reprovou muitissimo antes dos "professores". Agora para primeiro nao ha justificacao que explique e convensa no mundo que um professor assistente na Falculdade de Direito de Lisboa e acessor de analfabeto... Tchaiii! Mas na Guine-Bissau, um Pais a parte no mundo, ha explicacao para isto e e o chamado "intchi bolsu rapidu ku pabia di balantandadi", pois so a troco de uma quantia avulsa em dinheiro e mensalmente, para nao dizer diario, alguem faria uma desfeita dessas para com o Professor Dr Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o senhor Abudu Mane so tenho conselhos, pois acho que tem raciocinado lento e cabou por perder a chance de ser heroi no dia em que passou a ser vilao. Ja imaginaram se o Abudu Mane aceitasse o cargo publicamente e logo em seguida apresentar a demissao perante o Nhamadju, alegando que o Pais nao tem credibilidade nacional e internacional? Seria uma forma de esfregar na cara da CEDEAO (Nhamadju) que o povo nao esta contente. Mas aceitou o cargo ou por "muculmanundadi" ou por interesse acompanhado de ganancia, pois nao e qualquer dia que se recusa um cargo de Procurador Geral da Republica ou de Presidente da republica (Nhamadju), "ma bolsu na intchi".

Mais um conselho para si que nao passa de uma repeticao, pois ja dei o mesmo conselho ao Aly que e que vai assim: nunca perdes nada quando decides ficar ao lado da tua familia, pois tem filhos na escola e ja tem netos. Mas se calhar nao recusou o cargo de procurador a pensar nos seus netos, porque nunca gostou do pai deles... pois estou me a referir ao jovem Engenheiro Isna Kaby Nunes Correia a quem acusaste de nao ter nivel para estar com a sua filha por nao tem um curso superior, mas que ao fim de 5 anos no Reino Unido, licenciou-se em engenharia civil e depois suicidou-se em seguida em 2011. E teve um funeral como que se de Amilcar Cabral fosse. Que Deus o tenha... se calhar fe-lo para lhe esfregar na cara que nao se pode e nem se deve subestimar ninguem. E nao se percebe tambem como e que pessoas com este tipo de pensamento mediocre conseguem chegar la em cima... so na Guine mesmo.

Aceitou o cargo e tem muitos casos complicadissimos pela frente e alguns atras... mas como desafio se pudesse resolver um pequeno caso de duas viuvas Vieiras Nazare e Isabel... este ate nao e um caso para resolver e uma pergunta... sera que a lei da Guine permite isso????

Paz e amor

Ba Garandi