terça-feira, 27 de novembro de 2012

Carlos Barros - A arte de viver da arte na Guiné-Bissau


Carlos Barros, 65 anos, é um caso raro na Guiné-Bissau, vivendo da cultura num dos países mais pobres do mundo, ainda que tenha de vender pelo correio os quadros que pinta. Em Janeiro abre uma escola de artes. No quintal de uma casa de traça colonial, fresca por natureza, tem telas meio pintadas e quadros prontos, feitos ao som de inspirações momentâneas, silêncios e barulhos de crianças a brincar, do mar e do quotidiano guineense.

"Eu gosto da Guiné. Vivi fora muito tempo mas gosto disto e de conviver com as pessoas. Isso ajuda-me a continuar a debater-me na arte", diz à Lusa, ainda que admita que não é fácil e que ainda se tenha tornado pior depois do golpe de Estado de 12 de Abril, que fez sair do país muitos estrangeiros, afinal praticamente os únicos clientes para os seus quadros. Ter vivido fora ajuda-o hoje. "Como tenho conhecimentos vou dialogando e torna-se mais fácil. Com as amizades tento entrar em contacto com outras pessoas que conheço fora, através de email ou do Facebook, e aí consigo fazer encomendas e ir trabalhando e encontrando um mercado que me vai dando um jeito para aguentar".

O "segredo" de Carlos Barros, CarBar, como assina os seus quadros, acaba por ser a internet. É através dela que busca compradores, porque até os poucos que tinha lhe fugiram com o golpe de Estado, que também lhe levou a inspiração. "Às vezes não há motivação com todas essas tormentas", assegura. Ainda assim mantém a capacidade de acordar a meio da noite e ir directamente para as telas, ou correr para elas de repente, deixando a meio uma conversa com amigos em qualquer canto de Bissau. E depois às vezes saem quadros que prefere vender a amigos, porque assim não lhes perde o rasto.

Carlos Barros faz acrílicos, aguarelas e óleos. E gosta de pintura com movimento, do quotidiano guineense. Em Janeiro quer recomeçar um projecto que já teve, o de uma oficina de pintura e de escultura, que ele também já foi escultor. E fez tecelagem. E fez batiques. E porque sabe que é difícil viver da arte, e para ela, sabe também que não pode cobrar muito a jovens guineenses que queiram ser pintores. Como também não pode cobrar por um quadro que venda a um guineense o mesmo que a um estrangeiro. Até ao golpe de Estado era o primeiro-ministro deposto, Carlos Gomes Júnior, um dos poucos compradores da terra.

"O nacional não se debruça muito sobre isto. Também são mais carenciados. Em Portugal vendo um quadro por 300 ou 400 euros, aqui nem pensar", diz o homem de cujas mãos saem por mês, quatro ou cinco quadros. Se a inspiração o ajudar, se o calor não apertar, se as tintas que lhe chegam por encomenda de Portugal ou da Holanda também não lhe falharem. "Na Guiné é difícil ser-se pintor, os que havia emigraram", diz, acrescentando que o povo guineense, em termos culturais "é mais para a música e a dança. E acabou". Não ele, que sempre teve apetência, embora a sua formação académica seja a arquitectura, um curso que tirou em Minsk, na ex-União Soviética.

Em Bissau, nos anos 80, chefiou a Direção Geral de Artesanato, para onde voltou em 2004. De 2006 até hoje é pintor a tempo inteiro, com passagem de um ano por Portugal por questões de saúde, onde de resto expôs, como também participou em exposições em Espanha, França, Canada e Rússia, Senegal, Burkina Faso e Togo. Tem sorte Carlos Barros, que é conhecido externamente e tem alguns contactos. "A partir daí vai-se organizando e tentando criar uma estabilidade".

Mas para os mais jovens "é muito difícil" e por isso tem ajudado muitos e está "a lançar outros". Porque pode. Porque CarBar já é um nome conhecido e porque é dos poucos, se calhar o único, a viver de arte na Guiné-Bissau. Da pintura mais exactamente. O boné preto, que usa descaído para um lado, não engana. LUSA