quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Curto-circuito


Caro Aly,

Caso me permitas, gostaria que facilitasses a publicação deste meu comentario apos ouvir a RDP-Africa.

Mantenhas e gloria à tua/nossa luta comum.


G. Lopes de Sá

Estava a ouvir sem grande atenção a RDP-Africa, quando de repente ouvi mencionarem o nome da Guiné-Bissau. Naturalmente reganhei atenção à radio, para escutar atentamente a noticia sobre a minha terra. Escutei atentamente as intervenções espaçadas do Presidente, dito de Transição na Guiné-Bissau e também de Kumba Yala Kobdé Nhanca, lider do PRS, partido que, com a conivência dos militares assaltou o poder democratico na Guiné-Bissau.

Da intervenção dessas duas figuras, constata-se uma dissintonia gritante de pontos de vista quanto a crise na Guiné-Bissau, mostrando um desacerto completo nas respectivas abordagens do mesmo sujeito. Enfim, um curto circuito de ondas de comunicação.

Um, o dito Presidente de Transição imposto pela CEDEAO, esforçando-se aparentemente por vender um discurso de serenidade, de inclusão e de aproximação das partes pela via do dialogo, o outro, o Kumba, com um discurso desencontrado, incongruente, disparatado e sem qualquer senso. Enfim, um autêntico chorrilho de asneiras e palhaçaria, tal como ha muito nos habituou.

Ouvi as duas intervenções, ambas curta de parte a parte é certo, mas acabei a imaginar o cenario surrealista da co-habitação entre essas duas figuras que acabaram frescamente de dar um autêntico espectaculo de um dialogo de surdos. Cada um na sua banda... cada um com a sua sintonia de ondas.

Ouvindo e analizando esse esgrimar no vento de pontos de vista tão dispares, custa-me ainda mais a acreditar sobre esse casamento primiscuo. De tanto imaginar, dei-me a questionar-me, como foi possivel o primeiro aliar-se ao segundo, embarcando de pés e cabeça numa aventura anti-democratica tão vergonhosa contra o Povo da Guiné-Bissau pactuando e participando no Golpe de estado de 12 de abril que interrompeu o processo eleitoral em curso.

A resposta foi simples e, veio dos meus botões : a ganância do poder e a fome de riqueza facil. Porém, como diz um velho ditado Guineense : Si fidju di sim sibiba ta padidu, nhu Serifo kana djunta ba nunca caminho ku kil Santchu di tchépém burmedju.... Gössi nhu miti dédu na kil kau i nhu sinti tchêru.

G. Lopes de Sá