segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A RESIGNAÇÃO DE TODO UM POVO ABANDONADO À SUA SORTE


Que povo é este que permite que, sempre que é chamado a votar, aparecerem uns criminosos de armas nas mãos para subverter o seu veredito e esse povo não reage!?

Que povo é este que permite que uma minoria de criminosos o domine, apenas porque estão na posse de armas de fogo, subtraindo-os a maioria dos direitos constantes da carta internacional dos direitos humanos e esse povo não reage, ou reage timidamente!?

Que povo é este com tamanha resignação, que não é capaz de se levantar e dizer “BASTA”, demonstrar por atos que o país não pode ser pertença de meia-centena de pessoas com armas na mão e seus comparsas, mas sim do milhão e meio que constitui a sua população?

Que povo é este que assiste os seus irmãos a serem aterrorizados, torturados e até mortos, por criminosos armados, sem se levantarem e digam “BASTA, se é para morrer, vamos todos morrer, para salvar o país”!?

Que povo é este que teme mais um grupo de criminosos armados, do que toda a consequência que os atos desses criminosos os possa causar? É como ver um barco a dirigir-se para se estalar contra uma rocha e os seus ocupantes continuarem quietos e com medo da tripulação que os conduz rumo a essa tragédia, apesar de saberem que o futuro é o naufrágio e a morte!?

Que povo é este que não consegue aperceber-se que foi abandonado à sua sorte, pela dita comunidade internacional e que o seu futuro está agora nas suas mãos e, quanto mais tarde reagir, mais grave será o problema e de mais difícil resolução será?

Que povo é este permite ter no seu seio e na diáspora, irmãos letrados que pactuam, ativa ou passivamente, com o ambiente de terror a que os seus irmãos estão submetidos no país e ainda outros limitam-se a alternância de um ativismo feroz com um silêncio ensurdecedor, de forma seletiva, conforme suas posições e interesses… !?

Que povo é este que tem um irmão a exercer um dos mais altos cargos das Nações Unidas, sem que consiga influenciar os responsáveis dessa instituição a serem mais interventivos, em relação aos problemas do seu país e dos seus irmãos!?

Que povo é este que não consegue aperceber-se que chegou a hora de agir, de lutar para que a sua voz seja ouvida e respeitada e o seu voto se tornar soberano!?

Que povo é este que não consegue organizar-se para responder com os mesmos atos, contra aqueles que os privam das liberdades essenciais e contra os familiares dos mesmo que se encontram dentro ou fora da Guiné-Bissau?

Que povo é este!? Será o mesmo povo que lutou com valentia e abnegação, durante mais de uma década para se tornar livre? Será esse o povo guineense a que pertenço, com muito orgulho?

Para terminar, gostaria de lançar um desafio a qualquer guineense que domine a tecnologia informática, para a criação de uma base de dados disponível on-line, onde constaria o nome e o local da residência de todos os golpistas e transacionistas e, ainda, de todos os seus familiares diretos, o respetivo grau de parentesco e o eventual benefício direto ou indireto que poderá estar a usufruir com a atual situação do país… Para evitar injustiças e calúnias, deverá existir um espaço para que os que acharem que os seus nomes constam da lista de forma injusta, possam defender-se, explicar-se e exigir a retirada do nome da lista…

Devemos começar a envergonhá-los on-line e depois de longa a lista, pensar em passar para outras formas de luta…

Bem haja.

Jorge Herbert