quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Costa do Marfim: Governo caiu


Alassane Ouattara anunciou a dissolução da sua equipa governamental, no decurso de um Conselho de Ministros, surpreendendo tudo e todos, porquanto nenhum rumor deixava transparecer profundas discordias no seio dos Houphouétistes.

Contradições no seio da Coligação dos Houéphouétistes para a democracia e a paz (RHDP) estão no seio dessa dissolução governamental. Essa Coligação é composta, entre outros partidos pelo RDR de Alassane Ouattara, o PDCI de Henri Konan Bédié e dois outros partidos menos importantes. O presidente Ouattara ao que parece não dissolveu o governo como sanção ao trabalho desenvolvido pelos membros do seu governo. Parece sim, que ele dissolveu o governo pelo facto de entender de que a solidariedade no seio fa aliança não correspondia as suas expectativas. Efectivamente, ontem, no decurso do voto de uma lei sobre a reforma do casamento, os deputados da RHDP que não pertencentes ao RDR do presidente Ouattara, votaram contra o texto em questão.

A recusa de adoptar esse projecto de lei, apoiada pelos lideres dos partidos politicos do RHDP foi o a gota de agua que fez transbordar a coligação, segundo um comunicado tornado publico pela presiência ivoiriense. Esse facto fez com a Presidência ivoiriense estima-se que era necessario rever os termos dessa aliança. O Presidente Alassane Ouattara esta actualmenet em contacto com os membros das formações politicas do RHDP para a composição de um novo elenco governamental, sendo possivel que os mesmos ministros mantenham os seus postos, pois trata-se antes de mais de um problema interno da aliança no seio da aliança, facto que podera ser resolvido através de um compromisso politico.

Porém, segundo meios bem informados, a decisão de dissolver o governo, ao que tudo indica, parece monstrar que o ambiente não é perfeito no seio do RHDP e ele podera deteriorar-se ainda mais aquando da escolha dos candidatos para as eleições municipais que tera lugar no inicio do proximo ano. Um facto particularmente notado, é que essa dissolução deu-se na altura em que o todo poderoso Presidente da Assembleia Nacional, Guillaume Soro esta de viagem em visita oficial na Austria, ele que costuma ser ouvido em todas as questões com preponderância politico militar na Costa do Marfim. BBC Afrique