quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Assaltos


Homens armados irromperam na noite de segunda para terça-feira na aldeia de Simbandi Balante, no departamento comunal de Goudomp. Esses elementos supostamente pertencentes ao Movimento das Forças Democraticas da Casamance (Mfdc) pilharam lojas e obrigaram cerca de dez jovens da localidae a transportarem os produtos do roubo em direcção à fronteira com a Guiné Bissau. Foi por volta das 01h de madrugada que um grupo de cerca de cinquenta homens armados penetraram na referida aldeia, tomando como alvo do assalto as lojas, vulgo boutiques que pilharam sem contenção. Segundo as vitimas, os assaltantes dividiram-se em dois grupos a fim de levarem a cabo os seus intentos, sem no entanto dispararem um so tiro evitando assinalar a sua presença no local.

O exercito acantonado nas proximidades da aldeia, beneficiando de reforços militares vindo de Samine apos denuncia de populares acabaram por intervir afuguentando os assaltantes que como tem sido habito desapareceram na noite sem deixar rastos.

Como tem sido habito, essas operações, aparentemente levados à cabo por elementos do MFDC são normalmente associados pelas autoridades senegalesas à Guiné-Bissau, ora por alegarem, que frequentemente os assaltantes se refugiem no nosso territorio, ora por associarem elementos do nosso exercito a tais acções de puro banditismo fazendo-se passar por elementos dessa força de resistência do sul do Senegal.