sábado, 21 de julho de 2012

Chefes de Estado da CPLP homenageiam Malam Bacai Sanha


IX CONFERÊNCIA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
 
Maputo, 20 de Julho de 2012
 
Homenagem ao Presidente Malam Bacai Sanhá
 
 
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) presta homenagem à memória do Presidente Malam Bacai Sanhá, Presidente da República da Guiné-Bissau falecido a 9 de Janeiro de 2012, no decurso do seu mandato, recordando o seu contributo na defesa dos valores da paz e democracia na Guiné-Bissau.
 
O Presidente Malam Bacai Sanhá soube valorizar e realçar a importância da CPLP na concertação político-diplomática e  cooperação  entre os seus Estados membros, enaltecido ainda mais na sua articulação com organizações regionais, tendo sido um dos impulsionadores do Memorando de Entendimento entre a Guiné-Bissau, a CEDEAO e a CPLP, instrumento considerado na altura prioritário e determinante para o processo de reforma dos setores da defesa e segurança neste país.
 
Enquanto estadista e político experiente, Malam Bacai Sanhá esforçou-se por promover a estabilidade governativa, após sucessivos golpes de Estado militares e constitucionais. O seu legado deve servir de inspiração para a resolução da atual crise militar, política e institucional que a Guiné-Bissau atravessa.
Nós, os Chefes de Estado e de Governo dos Países de Língua Portuguesa, reunidos em Maputo, Moçambique, prestamos homenagem à memória do Presidente Malam Bacai Sanhá pela contribuição que deu a esta Comunidade, pela sua ação como Homem e Político.
 
 
Feita em Maputo, a 20 de Julho de 2012