terça-feira, 24 de julho de 2012

Matchundadi virtual


"Os verdadeiros homens não falam, mas sim fazem.

Quero aqui tentar definir o fator homem (Matchu) em dois tempos: Homem da sociedade moderna, homem da sociedade machista (mathundadi).

1. Homem da sociedade moderna, é aquela capaz de fazer com mérito o que gosta de fazer, homem com conhecimento, homem esclarecido.

Aly Silva, você é homem porque sabes fazer o que gostas de fazer; sabes escrever porque gostas de escrever, quem não sebe fazer o que gosta de fazer não é homem neste termo.

2. Homem da sociedade Machista, é aquele com coragem de enfrentar frente a frente qualquer que seja o desafio, sem pensar nos riscos e consequências que podem advir dessas lutas. Mas falar à distancia, afirmar machismo longe da frente de batalha, é pura e simplesmente bla-blá.

Quanto a segunda definição: Aly, já sabias que estavas a correr riscos, quando, no início deste golpe, sempre te posicionaste do lado da DEMOCRACIA e escreveste contra o golpe de estado do dia 12 de abril? Sim, mas encaraste o desafio no terreno, perto dos golpistas, até ao ponto de seres espancado e preso… isto quer dizer você é homem (Matchu)!

Agora, quem quer escrever mas não sabe escrever, quem gosta de cantar mas não sabe cantar, quem diz que fez programação ou informática, neste mundo de informática, mesmo isso não consegue fazer, não é suficiente para compreender que ele ou ela devem ser um burro por natureza? Estranho...

Aly, queres imitar um burro? Acho difícil, podes tentar mas não conseguirás porque não és burro. Foste sempre crítico das governações na Guiné-Bissau, e isso não quer dizer que és contra a democracia, isso não quer dizer que deves incentivar a violência como forma de resolver os problemas ou a má governação.

E agora, grande Aly: continua a ser homem/matchu, para informar e formar os que querem aprender a ser homem/matchu, como tu. Um desafio: vamos aprender a ser Matchu/Homem.

Josimo"