segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vai com calma mas fode essa caterva


Quando alguem de qualquer país emigra (cai na diáspora) dificilmente se reintegra se regressar.

No caso da Guiné-Bissau, desde Luís Cabral, quem tinha alguma capacidade desistiu e não regressou mais; só o Nino Vieira mas foi o que se viu. Só vão ficando, por exclusão de partes os tribalistas, incultos, e a maioria tanto são guineenses como gambianos ou senegaleses e da outra Guiné, depende das ligações tribal-familiares. A Guiné-Bissau está sabotada por traidores e vendidos principalmente à França e Senegal (a conversa do cólon tuga, pequeno e atrasado, azar que nos calhou).

Vai denunciando o coro racista antigo à boca pequena que nem Amilcar Cabral tinha direito de ser Presidente da Guiné-Bissau. Como o Cadogo penso que não será de nenhuma tribo já o querem foder com outros argumentos, para disfarçar. Claro que eu digo isto, porque fui cólon em Angola e trabalhei na Guiné-Bissau na Tecnil no tempo do Luís Cabral e mais umas “chulices cooperativistas” e ouvi muita merda.

Como já sou velho, conheci muito caboverdeano que achava que Amílcar Cabral era parvo e eu também achava. Mas como a merda já foi feita não há nada a fazer. E provavelmente tu nunca passarás de jornalista sem jornal, trata de te defender aconselhando-te com guineenses destribalizados mas que sejam sérios.

Evita extremismos, porque com o que sabes pode fazer alguma coisa para ajudar a salvar aquelas fonteiras. Digo isto como português, que não gostava, como Amilcar não gostaria de ver aquelas fronteiras diluídas na francofilia. Os jovens de Casamança continuam a falar crioulo, ouvi eu, e isso pode sabotar aquilo tudo. Pode ser que a Gâmbia ajude alguma coisa, com aquele toque rectal no Senegal!

Coragem."