terça-feira, 31 de julho de 2012

Filhos em tronos de ouro


 
Os filhos dos chefes estão sentados sobre tronos de ouro. François Mitterand dera o exemplo nomeando o seu filho Jean-Christophe como conselheiro no Elysée. Hoje, raros são os filhos de um chefe de estado africano que não aproveita do seu estatuto do seu pai para beneficiar de uma situação de ganhos ou de trampolim presidencial. Frequentemente chamados a exercer funções oficiais no coração do palacio, eles acumulam esses postos com negocios florescentes e altamente rentaveis, o tempo de um mandato de muitos anos, senão de toda uma vida. Inquérito.

Nepotismo Oeste Africano. Mesmo se ele vem de começar a travessia do deserto apos o falhanço da tentativa de conquista pelo seu pai Abdoulaye Wade, do terceiro mandato presidencial em março no Senegal, Karim Wade pôs, estes ultimos anos, a sua função de «super ministro» à proveito para ganhar influências. Ele ambiciona neste momento a liderança do Partido Democratico Senegales (PDS) na perspectiva das presidenciais de 2017. Por sua parte, o filho unico de Alpha Condé saboreia os frutos açucarados do poder depois da instalação de seu pai na Sékoutoureya no ano de 2010.

Apelidado de « Condé Junior », Alpha Mohamed Condé, pouco conhecido dos conakry-guineenses, viu-se nomeado em meados de abril conselheiro na presidência da republica. Uma função que ele acumula com os seus negocios. Proximo dos meios economicos sul africanos, ele recrutou Waymark para a preparação das proximas eleições legislativas. Uma operação muito criticada localmente. Raros são os dominios onde o filhinho do papa, que gere também a agenda e os deslocamentos do seu pai, não tem um direito à palavra, incluindo o sector estratégico das minas.

Dinastia da Africa Central. Sob a influência de sua esposa Constancia, Teodoro Obianga Nguema selou a transição na Guiné Equatorial, designando nos finais de maio ultimo, seu filho Teodorin como segundo Vice Presidente, posto nunca previsto pela constituição. O estatuto acordado pelo «émir » de Malabo a este seu filho imprevisivel explica-se pela sua capacidade de manter o pais sob a influência do «clan Mongomo».

No Congo Brazzaville, o filho mais novo de Denis Sasso Nguesso, Denis Christel, dito « Kiki », responsavel do trading no seio da SNPC, sai da casca para altos voos. Ele acaba de ganhar as legislativas de 15 de julho em Oyo, feudo familiar. Urna a aborratar : 100% dos votos expressos. A sua entrada na Assembleia nacional vai alimentar a sua ambiçéao de prosseguir os traços do seu pai ? Por seu lado, Idriss Deby Itno, inconsolavel apos a morte do herdeiro Brahim em 2007 em França, néao faz menos por Zacharia. A 9 de maio, este foi projectado director de gabinete civil adjunto da presidência, funçéoes que ocupava o seu defunto irmão.

Ele continua paralelamente a dirigir com punho de ferro «Toumai Air Tchad». No palacio de Ndjamena, o tenente-coronel, Nassour Idriss Deby é o chefe de estado maior particular adjunto do seu pai, Daoussa Idriss Deby ocupa-se dos projectos presidenciais, sendo que Adam Idriss Deby gere a intendência do palacio. Quanto a sua irmã Amira Idriss Deby, ela é encarregue do economato e aprovisionamento. Na Republica Centro-Africana, Jean-Françis Bozizé, ministro delegado da presidência encarregado da defesa, prepara-se para enfiar as botas de chefe de estado, porquanto a o coronel Sylvian Ndoutingai, sobrinho de François Bozizé, conhece a amargura da disgraça.

Os filhos nos negocios. Normalmente menos versados aos mitos do poder, certos filhos aproveitam no entanto do estatuto paternal para fazerem fructificar os seus negocios. Em Luanda, Isabel dos Santos, filha unica de Eduardo dos Santos fruto do primeiro casamento com a Azérie Tatiana Kukanova, multiplica as suas tomadas de participações em empresas do sector diamantifero, bancario e das telecomunicações (Unitel, Mstar SA, Banco Internacional de Crédito...) E, não somente em Angola ! Em Brazzaville, Claudia Sasso Ngueso, vulgo «Coco» responsavel da comunicação de seu pai, acaba de ser eleita deputada. Outra filha de Sassou, Ninelle Nguesso, esposa do presidente da camara de Brazzaville Hugues Ngouélondélé, esta à cabeça da sociedade de eventos. Patroa de CSN, Cendrine continua a «Sra Turista e Restauração » do palacio de Brazzaville. Outra filha de choque, Julien Johnson, vulgo « Joujou », dirige a sua empresa de aluguer de aviões onde o unico cliente... é a presidência congolaise!

(Fonte : a Lettre du Continent)