segunda-feira, 23 de julho de 2012

GESTAO DAS CRISES NO MALI E NA GUINE-BISSAU: O método da CEDEAO posto em causa



O Coordenador da Open Society Iniative for Africa (OSIWA), Mathias Hounkpe pôs em causa a gestão da Comunidade Economica dos Estados da Afrique do Oeste (CEDEAO) nas crises no Mali e na Guiné-Bissau. Segundo ele, os actores deste orgão sub-regional não possuem nenhuma linha de conduta credivel para a resolução dessas crises. Hounkpe falava no decurso de uma conferência de imprensa tida quarta-feira, 17 de julho, sobre os resultados dos estudos do International Crisis Group (ICG) sobre a Nigeria, o Mali, a Libéria e a Guiné-Bissau. A posição moderada/contemporizadora da Comunidade Economica dos Estados da Afrique do Oeste (CEDEAO) na resolução das crises no Mali e na Guiné-Bissau, segundo a opinião de Mathias Hounkpe de OSIWA, resulta de uma fraqueza dos actores desse orgão sub-regional. Segundo ele, os actores não se sentem capazes de seguir uma linha de conduta traçada por eles mesmos.

Efectivamente a CEDEAO, apos o golpe de estado ocorrido nesses dois paises, tinha tornado publico uma declaração de «Tolerancia Zero» contra os golpista que tinham derrubado os poderes legitimamente instalados. Se, de uma forma aceitavel essa tolerância zero foi aplicada ao Mali contra o grupo do capitão SANOGO, na Guiné-Bissau não foi esse o caso. A CEDEAO, validou nesse pais aquilo que julgou inaceitavel no pais de Modibo DIARRA, negociando com o comando militar a implimentação de um governo de transição na Guiné-Bissau.

Essa posição de contemporização da CEDEAO obedece em principio, segundo Vincent Fourcher, analista conceituado das questões da Guiné-Bissau junto à ICG, a uma logica revenchista dos actores deste orgão contra a Republica de Angola. De sua opinião, se a CEDEAO decidiu assumir a seu encargo exclusivo, toda a operação ligada à operação Bissau-guineense e reconhecer o governo de transição contestada por Angola e Portugal, mais não é do que um acto de vingança e revanchismo contra Angola, que decidiu unilateralmente de intervir na questão guineense sem os consultar.

Segundo ele, é dentro desse quadro que se inscreve a contemporização dos orgãos da CEDEAO na crise guineense. Porém, para o politologo Babacar Justin Ndiaye, «outros factores, tais como a posição do Senegal face a crise guineense e a zona geopolitica na qual se encontra o Mali podem justificar a falta de coerência na conduta da CEDEAO sobre estas duas crises sub-regionais. Para ele, «por razões de segurança na zona sul do pais, o Senegal não pode deixar a Guiné-Bissau mergulhar no caos, sendo porém que, no Mali a situação é totalmente diferente»

Fonte: SUDONLINE

Por: Nando Cabral Gomis