sexta-feira, 27 de julho de 2012

Suspensão de financiamento pelo BAD


A suspensão de um financiamento do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), depois do golpe de estado de 12 de abril de 2012 provocou a paralização de um importante projecto para a segurança alimentar, o Projecto de Reabilitaçao do Sector Agricola Rural (PRESAR), indicou em Bissau à imprensa, Caoussou Diombéra, Director do projecto.

Segundo ele, foi por causa do golpe de estado de 12 de abril e devido a instabilidade crônica, que o BAD tomou a decisão de gelar os fundos, isto é, 600 mil euros, que representa a ultima parcela do financiamento do projecto. A suspensão do financiamento, vai repercurtir sobre a segurança alimentar na Guiné-Bissau onde se regista um déficite cerealifero crônico devido a uma insuficiência da produção local, sublinha o Sr Diombéra. Tratando-se da produção do arroz, género alimentar de base, a Guiné-Bissau produz aproximadamente 40.000 toneladas e importa 80.000 por ano.

O PRESAR é financiado depois de 2007 por um periodo de 5 anos num valor de 567,58 millhões de Fcfa (mais de um milhão de dolares americanos) pelo Estado e 5,8 bilhões de Fcfa (aproximadamente 11 milhões de dolares americanos) pelo Fundo Africano de Desenvolvimento, estructura especializada do BAD. Maria Araujo, Directora Geral de Agricultura, estima que caso a situação continue inalteravel, corre-se o risco de uma catastrofe alimentar no interior do pais. A insegurança alimentar foi agravada este ano pela baixa de produção da castanha de caju e que a queda vertiginiosa do preço desta principal fonte de receita dos camponeses.

Copyright Xinhuanet