quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Guineense lidera gang


Samba Seidi, da Naval, formou gang com 12 amigos tendo chefiado uma vaga de 20 roubos violentos. Assaltavam e agrediam idosos, noticiou o Correio da Manhã. A vítima começou a asfixiar ao ser agarrada pelo pescoço, à porta do prédio onde vive, em Odivelas. Os dois assaltantes abordaram o homem, de 57 anos, sob pretexto de lhe fazerem perguntas sobre um vizinho, mas o objetivo era roubarem, com violência, todos os seus artigos em ouro. Depois foi atingido com uma série de pontapés nas pernas, em fevereiro do ano passado, e é uma das 20 vítimas atacadas de igual forma pelo gang de futebolistas, dois deles inscritos em equipas portuguesas.

Os 13 assaltantes, três portugueses e dez guineenses - cinco dos quais em prisão preventiva - deverão agora ser acusados pela Unidade Especial de Combate ao Crime Violento do DIAP de Lisboa, que coordena o processo, depois de uma investigação da PSP que já está concluída.

Todos tinham tentado a sorte em clubes mais pequenos da Grande Lisboa, mas só Samba Seidi conseguiu atingir o sonho de ser jogador do Naval 1º de Maio, na Figueira da Foz. O jovem de 19 anos tinha os salários em atraso e, por isso, lançou-se numa vaga de terror contra pessoas, sobretudo idosos. Samba Seidi deverá responder em tribunal por sete crimes de roubo.

Dentro de meses, o atleta, que está na cadeia e é um dos cabecilhas do gang, vai ser julgado com os cúmplices. Seidi seguiu uma idosa de 73 anos até casa e depois de a mulher entrar na residência bateu à porta e perguntou à vítima por um morador. Mal aquela abriu a porta foi atacada. Ficou sem uma pulseira de mil euros.

O gang vendia os objetos roubados e repartia os lucros. Mas a vaga de roubos foi travada a 6 de março do ano passado, quando agentes da Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, através da 3ª esquadra, capturaram o perigoso gang de 13 elementos, três dos quais irmãos. Correio da Manhã