terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tensão em Bissau


Em Bissau, anda tudo em alerta. Depois da reunião, em Dakar, das chefias militares dos quatro países que teimosamente continuam a suportar os golpistas de Bissau, fontes fidedignas confidenciaram ao DC que o verniz pode estalar a qualquer momento. O CEMGFA António Indjai está (ainda) mais recatado, e quando se pavoneia por Bissau fá-lo com um grande aparato de segurança - não vá o diabo tecê-las...

Nessa reunião, recorde-se, foi pedida a cabeça de Indjai. Ditadura do Consenso sabe agora que a administração norte-americana fez um acordo tácito com os quatro da CEDEAO: a entrega do general António Indjai pode contribuir para aliviar o cerco a que a Guiné-Bissau está sujeita desde o patético golpe de Estado de 12 de abril de 2012. António Indjai tem, assim, e no entender da nossa fonte, os dias contados.

Nessa reunião, ainda segundo a mesma fonte independente, os EUA não foram de modas e puseram as cartas na mesa: já que os quatro países apoiam o golpe, já que têm uma força militar no terreno; já que a acusação da DEA é pública e existindo mesmo um mandado internacional de captura contra o general, então que sejam as tropas da ECOMIB a tratar da empreitada: capturar o acossado e assustado general, entregando-o de seguida, ou à INTERPOL ou aos agentes norte-americanos, em Dakar.

Os EUA sabem que Indjai não cairá tão cedo noutra cilada - era suposto ser preso aquando da detenção do contra-almirante Bubo Na Tchuto; e sabem também que os seus agentes e informadores (nenhum é norte-americano) no terreno, podem correr riscos desnecessários. Assim, a única maneira de o parar é detê-lo em Bissau ou no interior do país. Mansoa, para já, está fora de questão - a cidade está 'fortificada'. Pode ser que o apanhem durante o trajecto de 60 km entre as cidades de Bissau e de Mansoa.

'Na tchon!'

Começam a conhecer-se os contornos da detenção do contra-almirante, Bubo Na Tchuto, acusado pelos EUA de vários crimes. Os agentes da DEA não sabiam que ordens dar ao grupo comandado pelo Bubo para se renderem. Em inglês, não dava. E eles não falavam nem português, nem crioulo. Optaram por recorrer a um cidadão guineense, que lhes ensinou o grito de guerra: 'Na tchon!" - deve bastar, pensou. Então, quando o Bubo é recebido a bordo, o agente que os recebeu estava satisfeito, e bateu palmas gritando lá para baixo: "champanhe para todos!" - era o sinal para a tropa de choque intervir. A seguir, Bubo e os seus acólitos viram, estupefactos, a entrada de homens fortemente armados gritando 'Na tchon!, na tchon!' - perceberam e deitaram-se todos com as mãos na nuca.

O resto foi expedito. Algemados dois a dois, nos pés e nas mãos, foi enfiado a cada um deles um capuz na cabeça. Só então rumaram para Cabo Verde, onde os esperava um avião para os levar rumo à América. Bubo Na Tchuto está a ser julgado em Nova Iorque, e talvez já no próximo dia 19 de setembro saberá a sorte que lhe calhou nesta atribulada viagem... AAS