domingo, 22 de setembro de 2013

GUINÉ-BISSAU: 40 anos de violência, tirania e delinquência(*)


•Um caso mal explicado
21 Oct 2012

Um tiroteio junto ao quartel de Bissalanca, sede dos Bionas Vermelhas, culminou em sete mortos. O ataque terá sido liderado pelo capitão Pansau N’Tchama, que esteve em Portugal a receber formação ao abrigo de um acordo de Cooperação Militar entre os dois países. O governo de transição acusou Portugal, a CPLP e Gomes Júnior de estarem por detrás do ataque.

•O último(?) golpe
12 Apr 2012

Putsch triunfante de um sector das forças armadas entre as duas voltas das eleições presidenciais. O Presidente da República interino, Raimundo Pereira e o primeiro-ministro, Carlos Gomes, Jr. são depostos e a constituição é suspensa. A governação passou a estar entregue a um Comando Militar de 6 elementos - liderados por António Indjai. Foi nomeado um governo de transição, chefiado por Serifo Namadjo, que nomeou primeiro-ministro Rui Duarte de Barros. Os líderes golpistas foram depois alvo de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU. A mais violenta chapada na cara da comunidade internacional...

•Morto por 'desconhecidos'
18 Mar 2012

O ex-chefe dos serviços secretos militares, Coronel Samba Djaló, é assassinado por um 'grupo de desconhecidos' pouco depois do fecho das urnas, na primeira volta das eleições presidenciais.

•Nova tentativa falhada
26 Dec 2011

Tentativa falhada de golpe de Estado levada a cabo pelo general Watna na Lai. O ex-Chefe do Estado Maior da Armada, Bubo Na Tchuto é considerado o cérebro por detrás dos militares e é detido.

•'Meio' golpe militar
1 Apr 2010

Tentativa de golpe parcialmente frustrada. O primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior e o CEMGFA, Zamora Induta, são detidos por militares. Ambos acabam por ser libertados. No entanto, Zamora Induta é destituído e substituído no cargo pelo general António Injai à revelia do poder politico.

•Candidato eliminado
5 Jun 2009

Baciro Dabó e Hélder Proença, políticos, tidos por próximos do falecido Presidente "Nino" Vieira, são assassinados. Baciro Dabó, morto de madrugada em casa, era candidato às eleições presidenciais de 28 de Junho seguinte. Fontes da candidatura responsabilizaram homens com uniformes militares.

•Presidente assassinado
2 Mar 2009

Horas depois do atentado que matou Tagmé na Waie no Quartel General das forças armadas, o Presidente João Bernardo "Nino" Vieira é assassinado a tiro e à catanada, em casa, por militares armados.

•Morre Tagmé na Waie
1 Mar 2009

O CEMGFA, General Tagmé na Waie, morre num atentado à bomba no quartel-general das Forças Armadas. Tagmé é o terceiro chefe militar a ser assassinado numa década, todos em circunstâncias difíceis de apurar.

•Casa de "Nino" atacada
23 Nov 2008

Militares atacam a residência do presidente “Nino” Vieira durante a madrugada. Bissau acorda com tiros e explosões. Morrem dois soldados, seguranças do chefe de Estado.

•Golpe falhado
6 Aug 2008

Tentativa falhada de golpe de Estado contra "Nino" Vieira - que tinha regressado ao país em Abril de 2005 para vencer as eleições presidenciais. O CEMA José Américo Bubo na Tchuto é destituído por tentativa de perturbação da ordem constitucional. No mês seguinte, exila-se na Gâmbia.

•Vingança
6 Jan 2007

O apoiante de Ansumane Mané, antigo membro da Junta Militar e ex-CEMA, Mohammed Lamine Sanhá, é assassinado.

•Morto por 'falta de pagamento'
6 Oct 2004

O CEMGFA, General Veríssimo Correia Seabra e o seu adjunto Tenente Coronel Domingos Barros são assassinados, por espancamento, alegadamente por um grupo de militares que tinha estado na Libéria numa força das Nações Unidas. A revolta teria sido desencadeada por falta de pagamento dos salários. Kumba Yalá enviou uma mensagem...uma ameaça velada: 'Digam ao Veríssimo que no dia em que eu regressar ele não estará cá para ver'...

•Golpe contra Kumba
14 Sep 2003

Kumba Ialá, que tinha sido eleito presidente nas eleições de 16 de Janeiro de 2000, é derrubado por um golpe de Estado organizado pelo CEMGFA, general Veríssimo Seabra.

•Morte do general rebelde
30 Nov 2000

Ansumane Mané é assassinado a norte de Bissau por forças governamentais, após uma 'violenta troca de tiros'.

•Homicídio suspeito.
22 Aug 1999

Homicídio por espancamento de Nicandro Barreto, Ministro da Administração Territorial e antigo Procurador-geral da República. Estava a par de muitos dossiers altamente comprometedores, designadamente um relativo ao levantamento militar de 7 de Junho de 1998, que nunca foi encontrado.

•O exílio de "Nino"
7 May 1999

A Junta Militar liderada por Asumane Mané toma Bissau e derruba "Nino" Vieira. Malam Bacai Sanhá, é nomeado presidente interino e o antigo presidente exila-se em Portugal.

•A guerra regressa
6 Jun 1998

"Nino" Vieira destitui de Chefe do Estado Maior o Brigadeiro Asumane Mané. No dia seguinte o militar e os seus homens rebelam-se e o país regressa à guerra civil.

•"Nino" eleito Presidente
3 Jul 1994

A Guiné-Bissau realiza as primeiras eleições presidenciais desde a independência. "Nino" Vieira é eleito e mantém-se no poder.

•Assassinato
17 May 1993

O major Robalo de Pina, assessor de “Nino” Vieira, é assassinado por militares. No mesmo mês, Jorge quadros, jornalista português e assessor de imagem do Presidente, é morto.

. Caso 6 de Outubro
•Tentativa de golpe e condenação
17 Oct 1985

Alegada tentativa de golpe de Estado e conspiração contra a segurança do Estado que culminou na detenção, tortura, julgamento e condenação à morte de Paulo Correia, 1º Vice-Presidente do Conselho de Estado, Viriato Pã, Procurador-Geral da República e vários oficiais de etnia balanta. Os implicados são fuzilados a 21 de Julho de 1986. A promotoria do tribunal militar, da qual faziam parte, entre outros, Anfonso Té, hoje presidente do PRID, condenara, com provas forjadas, doze pessoas

•Golpe de Estado
14 Nov 1980

O primeiro presidente da Guiné-Bissau, Luis Cabral, é deposto pelo chamado Movimento Reajustador. O golpe de Estado é liderado por João Bernardo "Nino" Vieira, um antigo comandante militar da guerra pela independência. A Constituição e a Assembleia Nacional são suspensas, é criado o Conselho da Revolução. Ruptura com Cabo Verde.

(*)Parabéns, conseguiu chegar à independência

10 Sep 1974

Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau um ano após a morte do líder histórico guineense, Amilcar Cabral. O seu irmão, Luís Cabral, é nomeado Presidente do país.