quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
...E por falar em fraude:
In: PNN
Data: 2014-01-07 16:19:59
Guiné-Bissau: Duplicação de cartões no processo de recenseamento eleitoral
O Governo de transição através do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), entidade encarregue do recenseamento dos eleitores, está a realizar inscrição duplicada de cidadãos em alguns círculos eleitorais do país. Confirmando este facto, a PNN teve acesso a alguns cartões de eleitores referentes ao Círculo Eleitoral n.º 29, no Sector Autónomo de Bissau, onde algumas pessoas foram inscritas por duas vezes em diferentes distritos.
A título de exemplo, conforme as imagens captadas, a cidadã Mariama Nanque foi registada por duas vezes com o mesmo nome, a mesma filiação e a mesma naturalidade na região de Biombo, Sector de Prabis. Para além destes aspectos, no documento a que a PNN acedeu consta a inscrição em dois distritos diferentes, nomeadamente o Distrito Eleitoral 99 e o Distrito Eleitoral 100, o que permite efectuar a votação, no dia das eleições, em duas localidades.
Outros aspectos constantes no cartão de eleitor de Mariama Nanque são o seu número de Círculo Eleitoral, a região, o sector e a Mesa da Assembleia de Voto, que são os mesmos, nomeadamente os números 10, 29, 6 e 1 respectivamente, tendo como número de eleitor o 000 653 960, datado de 5 de Janeiro de 2014. A cidadã tem o número de inscrição 00010.
Além deste documento a PNN consultou ainda outros cartões de cidadãos já recenseados e outros cartões ainda por imprimir depois do recenseamento. Há mais de três dias que algumas brigadas de recenseamento não podem trabalhar, por falta dos materiais necessários para imprimir os cartões de eleitor. PNN