quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

OPINIÃO: Toca e foge


«Caríssimo Aly,

Li no teu blog a reacção do Eng° Domingos Simões Pereira (DSP) e subscrevo na integra os teus comentários sobre essa estranha reacção.

De duas, uma. Ou o Eng° se sente coagido a não se identificar com o Carlos Gomes Junior, ou já se sente na plenitude da sobrançaria a contar que o Congresso de Cacheu são favas contadas, e quer mostrar galões de que «dispensa» o apoio de Cadogo para chegar ao pedestal do poder.

Ouvi a declaração de apoio de CGJr e achei-o sincero, coerente e baseado em princípios de analise de um bom perfil para dirigir o Partido. Alias, CGJr não precisa de DSP, para politicamente ser e continuar a ter o peso que tem no cenário politico guineense. Contudo, sem entrar em detalhes, no presente instante, duvido que o brilhante Eng° possa dizer o mesmo do seu repudiado apoiante.

Também, ao DSP, ao que parece, o CGJr não pediu ao futuro presidente ou secretario geral do partido que caucionem o seu regresso e, tal não depende e nem é da alçada de responsabilidade do partido, ao ponto de falar de decisão colegial do partido sobre o seu almejado regresso. CGJr foi claro ao expor perante as instâncias competentes e idôneas, a sua pretensão e condições de segurança para o seu regresso, que tal como disse o Eng°, não é de índole pessoal, mas sim de toda a sociedade guineense que vive sob repressão e na insegurança total.

Lembremos aos guineenses, que o maior porta estandarte do não regresso de Carlos Gomes Junior, é o general Injai e os seus acólitos militares narcotraficantes por razões obvias e por todos conhecidas.... quiçá, ao DSP já tenham sussurrado o aviso, para se afastar...bem longe de Cadogo.

Ao Eng°, de quem sou apoiante, quero deixar um aviso : para ser líder é preciso antes de mais, ter coerência, princípios e, principal muita coragem.

Apesar de tudo, desejo ao Eng° boa sorte e sucessos para o Congresso na terra dos fidalgos.

O. Mendes
»