quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Morreu biógrafo de Amílcar Cabral


O Coordenador do Grupo Parlamentar Britânico para a Guiné-Bissau prestou homenagem ao estimável académico Patrick Chabal, que morreu no passado dia 16 de Janeiro, quinta-feira, em Inglaterra, após uma longa batalha contra a doença.

Professor Patrick Chabal, do Reino Unido, era um dos mais talentosos académicos nos assuntos relacionados com a Guiné-Bissau. Ficou famoso com a sua biografia de Amílcar Cabral, intitulada "Revolutionary Leadership and People's War" (liderança revolucionária e guerra popular), que Peter Thompson desceveu como “a obra mais marcante de literatura académica sobre Amílcar Cabral jamais escrita ".

Peter Thompson, que conheceu o Professor Chabal pessoalmente, prestou tributo à vida e carreira do Professor: "Patrick conhecia cada canto da Guiné-Bissau e facilitou uma compreensão da luta guineense pela independência que inspirou toda uma geração. Ensinou ao mundo que Amílcar Cabral não era apenas uma pessoa ou um líder, mas uma filosofia."

"Em conjunto com Basil Davidson, outro reputado académico inglês, Patrick Chabal é responsável pelo conhecimento que o mundo tem hoje do empenho do povo guineense na sua auto-determinação”, afirmou.

"Recordo-me particularmente de um almoço que mantive com Patrick num famoso restaurant londrino chamado Simpsons, perto da universidade onde o Professor trabalhava. Passámos várias horas debatendo o passado, o presente e o futuro da Guiné-Bissau, mas eu nunca conseguia vencer a sua argumentação. Patrick era uma mente inconquistável”. O Professor Patrick Chabal faleceu em sua casa, em Inglaterra, na passada quinta-feira.