quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

GUINÉ-BISSAU: TEMPO DE REFLEXÃO


O ano de 2012, foi sem dúvidas um ano de lutas, sabedorias embora de poucas realizações e muitas turbulências: “Guiné-Bissau ganhou a alcunha de narcotraficante; A corrupção ficou ainda mais descarada; A liberdade de expressão, de imprensa e de reunião foram condicionadas; Direitos humanos foram desrespeitados e desprezados.” (Ban Ki-Moon)
Também, pudera, os interesses do país ficaram em segundo plano, em detrimento de interesses particulares.

2013 Está aí à porta e chegará com a incerteza de ser um novo ano de guerra ou de paz. A CEDEAO deve mudar as atitudes para recuperar um pouco o seu prestígio, que ficou bastante abalado. Os políticos devem começar agora a construir um final feliz para a novela “golpe de estado” uma vez que já não podem voltar atrás e moldar um novo começo. Alguns devem pedir desculpas (de joelhos) a esta pátria que ama da mesma forma todos os seus filhos. 2013 Deve ser um ano de análise e reflexão sobre nossos actos irresponsáveis, nossos erros, nossas barbaridades e as consequências que tiveram sobre o país, povo e sobre nossas crianças em particular.

O fim da zaragata, já está no horizonte (ainda bem). Temos que ser mais exigentes, mais capazes de reestruturar a nossa democracia! Torná-la mais participativa, inclusiva e transparente! Combater a corrupção, a injustiça, às desigualdades para que possamos construir um país mais justo e de verdade

O ano de 2013 será um ano de eleições na Guiné-Bissau. Assim dizem... Deus queira que sim. Se assim for, temos que criar condições sine quibus non para que elas sejam livres justas e transparentes e para que não haja mais golpes de estado na Guiné-Bissau.
Devido a conjuntura política que se vive no país tenho algumas dúvidas de que as eleições serão realizadas em Abril conforme a CEDEAO e o governo de transição prometeram. Mesmo assim, deixo desde já, uma colectânea de frases e pensamentos que extraí na internet para reflectir sobre política e políticos neste ano de eleições:

“Não venda seu voto! Se o vender não reclame dos políticos, pois você é tão corrupto quanto eles!” (Autor Desconhecido); “Não vote nos desonestos! A corrupção tem efeitos destrutivos. Abala as instituições, corrói a ética, desvirtua a justiça, impede o desenvolvimento socio-econômico sustentável e enfraquece a vigência da lei.” (Carlos Steger); “Quando for votar não seja egoísta e pense nos outros e na sua pátria. Vote consciente, sabendo das consequências disso.” (A.D); “Não eleja quem já governou, enganou, mentiu e enterrou o país no atraso!” (A.D); “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.” (Mahatma Gandhi); “Se você quer mudar tudo, basta mudar a sua atitude.” (H. Jackson Brown)
 
Faço votos para que 2013 seja um ano de união, conquistas e concretizações de todos os sonhos dos guineenses. Para que o país encontre um rumo certo para o desenvolvimento e os guineenses possam desfrutar da sua beleza e riqueza. Que o amor e a união prevaleçam sempre, e a esperança renascida, fortaleça. Desejo no fundo do coração, estabilidade para este lindo e rico país que me viu nascer! Saúde, alegria e paz para este povo maravilhoso que apesar de livre e independente ainda sofre bastante com a maldade dos próprios filhos!
 
HAPPY NEW YEAR, GUINÉ-BISSAU!
 
Londres, 28/12/12
Vasco Barros. (Vava)