quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Abaixo a ditadura da cocaína na Guiné-Bissau


A acusação feita à Guiné-Bissau, no recente relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, é grave e não pode passar despercebida. A Guiné-Bissau, lendo o relatório, tornou-se na maior base de operações do narcotráfico na sub região da África Ocidental, e ponta-de-lança neste negócio da morte. Desta vez, as acusações foram transversais – para além dos militares, aparecem agora os agentes da Segurança e...os políticos, pois claro. ESTÃO TODOS METIDOS ATÉ AOS CABELOS no negócio do tráfico de drogas, o principal instigador e financiador do golpe de Estado de 12 de abril em Bissau.

Agora que os estilhaços acertaram em cheio e pela primeira vez, pedimos humildemente ao Conselho de Segurança da ONU uma tomada de posição FIRME e clara, sem subterfúgios nem ambiguidades, no que diz respeito ao conteúdo do referido relatório do Secretário-Geral da ONU, de 6 de dezembro de 2012. É necessário, é urgente mesmo o envio de uma FORÇA INTERNACIONAL DE INTERPOSIÇÃO, ESTABILIZAÇÃO, chame-se-lhe o que se quiser, para salvar o Povo da Guiné-Bissau.

Eu alertara, era preciso, imperioso mesmo, sancionar também os políticos que tomaram o País de assalto e se arvoram em governantes, sujando o nome de milhões de guineenses. O Mali não será nem mais nem menos do que a Guiné-Bissau, corre nas veias do Povo maliano sangue, tal como corre nas veias do Povo guineense sangue. O Povo do Mali sofre com a dor do Povo da Guiné-Bissau e vice-versa. Perguntem-lhes e eles dirão se sim ou se não... Abaixo a ditadura da cocaína na Guiné-Bissau.
António Aly Silva