segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Collectif des Ressortissants - Mensagem


Mensagem do fim do ano 2012 do Collectif des Ressortissants, Sympathisants et Amis de la Guiné-Bissau ao POVO e a DIASPORA

Caros Compratriotas,

O ano 2012 está quase no seu fim. O mundo conheceu muitas convulsões e agitações preocupantes nas áreas políticas, económicas, culturais e religiosas. Esperamos que 2013 seja o ano da paz, da estabilidade económica e da diplomatia mundial.

No que se refere à Guiné-Bissau, essas convulsões políticas e ingerências das forças armadas nos asuntos políticos de Estado nesses últimos anos na nossa terra, impediram o desenvolvimento gradual da nossa sociedade, colocando assim, a Guiné-bissau como um dos países mais pobre e instável do mundo segundo a ONU.

Compatriotas,

A situação da nossa terra e gravíssima e preocupante para o nosso futuro e da nova geração. A via que alguns das nossas clases politicas e militares pretendem nos conduzir, não e aquela da Comunidade Internacional, do nosso Povo e nem tanto poco do fundador da nossa nacionalidade, Amilcar Cabral, que numa carta aberta Memorandum ao Governo Colonial Português sobre as condições da auto-determinação do povo da Guiné-bissau e Cabo Verde, no seu ponto 4, preconizou:

Liberdade de pensamento, de reunião, de associaçao, de formação de partidos políticos e de sindicatos, liberdade da imprensa e garantias para o exercício efectivo dessas liberdades sem discriminação de raça, degrau de cultura, do sexo, de idade e das condições de fortuna. Havia na verdade uma esperança do regresso progressivo a nossa terra natal de alguns dos nossas compatriotas segundos as indicações económicos e sociais do crescimento do balanço comercial.

Hoje, esse balanço caiu a pico com o Golpe de Estado do 12 de Abril de 2012. A maioria da Diaspora que tinham projetos e vontade de regressar a Guiné-Bissau, foi desiludida. A Diaspora é o primeiro embaixador e mediador do nosso Povo no Exterior, um verdadeiro regulador e porta voz do todo funcionamento constitucional da nossa terra. A nossa patria precisa mais que nunca a participação de todos os Guineenses para encontrar soluções pacificas e garantias para a Nação.

Nesse momento de grande aflição, a Unidade Nacional é a garantia das nossas instituições republicanas para o equilíbrio do bem estar de nosso Povo. O Collectif des Ressortissants, Sympathisants et Amis de la Guinée-bissau, deseja que o Ano 2013, seja um ano de entendimento, de unidade nacional, de coesão social, de reformas para solucionar definitivamente os demais problemas da Nação. Só com o respeito da lei e das instituições republicanas que poderemos avançar juntos e desenvolver o nosso pais.

Viva a Unidade Nacional, Viva os Guineenses, Viva Diaspora, e Viva o Colectivo !

Boas entradas, Saude, Paz e e Felicidade para o Novo Ano 2013 !!!! Viva a Républica!!!!
Paris le 31 décembre 2012

A Direcção do Colectivo