sexta-feira, 15 de junho de 2012
LUTA NOSSA DE CADA DIA
“Há 10 anos nós éramos fulas, manjacos, mandingas, balantas, pepéis e outros... Somos agora uma nação de guineenses, unidade dos cabo-verdianos, unidade entre a Guiné e Cabo Verde, unidade dos nacionalistas das colônias portuguesas, unidade dos povos africanos, unidade das forças anti-imperialistas, tudo isso para melhor lutar contra o inimigo comum, o colonialismo, a dominação imperialista e contra as próprias fraquezas. Unidade e luta significa que para lutar é preciso unidade, mas para ter unidade também é preciso lutar. E isso significa que, mesmo entre nós, lutamos”
Amílcar Cabral
A tentativa de construção de uma Pátria tribalizada almejada por alguns guineenses que não pensam uma Guiné-Bissau Plural, respeitando a sua diversidade étnica e religiosa vai na contramão de sonho de Amílcar Cabral e de outros heróis que lutaram pela nossa Independência. Amílcar Cabral, ao proferir a frase acima em Havana, na década de 70 do século passado dirigia um chamado a todos (as) nós, Papel, Balanta, Felupe, Nalu, etc, que urgia pensar e construir uma NAÇÃO de todos (as) os (as) GUINEENSES e que a construção de uma Nação exige sacrifício e luta.
Dito de outra forma, Building Nation, é um processo de abnegação da minha identidade étnica para que o sentimento de nação, ou melhor, de patriotismo possa se manifestar, aceitando o outro, o meu irmão com as suas diferenças culturais, linguísticas, PA NÓ PUDI CUMÉ TUDU NA UM CABASS. Infelizmente, nossa pátria a(r)mada tem sofrido desde a proclamação da sua independência, 1973, uma triste tentativa de tribalização de acontecimentos, que muitos deles em nada dignificam uma Pátria Unida que todos nós almejamos.
Neste texto “anárquico”, quero deixar bem claro que a Guiné-Bissau não é um País que vive de conflitos tribais, nem tão pouco religiosos, portanto não vamos tentar dividir o País em mais de vinte e cinco pedaços (creio que este é número aproximado de etnias da Guiné-Bissau). Os conflitos vividos na Guiné-Bissau, sejam eles armados ou simbólicos são de viés políticos e não tribais, da forma que alguns têm tentado sustentar.
Apesar de eu ser definitivamente contra golpes, contra a tomada de poder por vias não democráticas isto não significa que tenho que dizer que algum grupo étnico é pior que o meu, ou que o meu grupo étnico é melhor que do meu vizinho. Antes de atirarmos as pedras olhemos primeiro para o lado. Quem sabe atingimos um amigo, uma namorada ou um namorado que nada tem a ver com as atitudes do seu patrício.
Conterrâneos, parece-me que a nossa querida África está a servir hoje de palco de teatro da III Guerra Mundial, que se configura em lutas de interesses políticos e econômicos das antigas metrópoles e outras potências que estão a surgir. Cabe a nós, principalmente que tivemos a oportunidade de possuir formações acadêmicas abraçarmos a nossa terra e reverter as relações de ontem e de hoje.
Os nossos irmãos que ainda em naufrágios no mediterrâneo tentando alcançar o Velho Continente não merecem o tamanho sacrifício e nem a África essa humilhação. Não podemos continuar a ser periferias e nem tão pouco quintal de quem quer que seja. Olhemos com nossos próprios, pensemos com a nossa própria cabeça e andemos com as nossas próprias pernas. Tudo se faz com a Justiça, Reconciliação e acima de tudo uma limpeza nas Instâncias Superiores do Estado. Nós não podemos continuar a ser reféns daqueles que deveriam servir ao Estado, mas que passam a servir os interesses dos inimigos do nosso POVO.
João Paulo Pinto Có
Graduado em História e Mestre em Antropologia Social.