quarta-feira, 13 de junho de 2012

Djitu tem ku tem


Caro Aly, agradecia a publicacao do meu texto. Obrigado.


"Caros guineenses,

Me lembrei hoje do grande Slogan usado a alguns anos atras pelo INSTITUTO NACIONAL DE  ESTUDOS E PESQUISAS (INEP) num grande projeto que tinha a testa o atual Ministro dos Negocios da CEDEAO, Sr Faustino Imbali. O Slogan de que trato era justamente o de DJITU TEN KU TEN, que visava a mudança do pensamento ou de conformismo do guineense que mesmo sabendo que algo esta mal ou haja coisa que vai contra ele mesmo que essa coisa esteja o afetar gravemente, limita-se simplesmente a dizer DJITU KA TEN. Ao que me pareceu na altura, é que esse projeto era mostrar ao guineense de que nao devemos ficar todo tempo a dizer que DJITU KA TEN e que era a hora de começar a dizer DJITU TEN KU TEN para os nossos problemas sendo eles pessoal ou nao.

Recorri a esse Slogan do DJITU TEN KU TEN do Sr. Faustino Imbali para relembrar aos guineenses que hoje estao vendo subtraidos os seus direitos legal por militares, alguns politicos ja mortos e o atual governo  donde o proprio Faustino Imbali faz parte, para lhes dizer que é o proprio Faustino Imbali que esta a convidar os guineenses para uma luta sem tréguas sob esse Slogan DJITU TEN KU TEN para fazer face a essa situaçao de desrespeito ao Povo guineense. Quando afirmamos que I KA POSSIVEL é porque é POSSIVEL, entao se é  POSSIVEL, façamos logo algo contra eles.

E triste ver, ler e ouvir alguns dos nossos conterraneos guineenses a tentar desviar da situaçao critica em que foi posta o Pais, ao tentarem limitar esse problema simplesmente ao CARLOS GOMES JUNIOR vs MILITARES.

Mas a real situaçao ultrapassa Carlos Gomes Junior, pois nao é ele que esta em causa, quem esta em causa é o POVO guineense sobretudo aqueles que vivem na Guiné, que cada vez mais e de uma forma sistematica esta vendo seu futuro, seu sonho a ser adiado por gentes que nem teem noçao do que fazem.

Lamentavelmente ouço algumas pessoas dizer mal do Portugal e Angola dentro dessa situaçao, esquecendo claramente daquilo que esses dois Paises sao para o Povo guineense. E triste! Outros a afirmarem mesmo nos blogs que ninguém quer golpe e nem sao a favor de golpe mas ele ja esta consumado e tanto o Portugal como a Angola nao deviam continuar a ter a posiçao que continuam a assumir. Pois para eles  Portugal e Angola nao estao a defender o Povo guineense mas sim Carlos Gomes Junior e Raimundo Pereira.

Mas pergunto, o Carlos Gomes Junior foi escolhido por quem e como? Me parece que foi escolhido num processo democratico de eleiçoes consideradas livres, justas e transparentes e mais com uma maioria absoluta nas URNAS. E mais ele estava num processo de eleiçoes onde foi chamado para a segunda volta pelo mesmo POVO  num universo de 593.765 incritos, o votaram 154.797 correspondente a 49% contra 73.842 votos de Kumba yala correspondente aos vergonhosos 23%. Afinal, quem devia defender quem?  Mas infelizmente esses guineenses devem ter algo contra o homem, ma...LUBU TUDU MANERA KU BU NA NEGAL KA BU DAL PADJA DI BOBRA.

Mas por culpa das tecnologias como internet por exemplo, é barato criar um site de informaçao, muitos desses blogs sao blogs encomendados ou os seus serviços sao encomendados. Por isso, ao passear diferentes sites ou blogs de informaçao guineense, comecei a perceber que esta a faltar profissionalismo a alguns dos seus editores e do outro lado percebi que alguns deles levam odio ou sao passados os odios contra o Carlos Gomes Junior.  Cheguei conclusao que ha alguns bolgs que limitam simplesmente a defender o golpe e a difundir a defesa daqueles que defendem o golpe contra toda vontade do povo.

Para terminar, encorajo o editor deste nosso blog o grande Aly para continuar com seu servico duma forma isenta, movido sobretudo da sua convicçao. Nao creio que o nosso editor se deixara levar por alguém contra os ideais dele. Força Aly! O Povo guineense esta consigo sobretudo os da diaspora. Defenda sempre a legalidade.

DJITU TEN KU TEN

Aliu Baldé"