quinta-feira, 14 de junho de 2012

OPINIÃO: Complexo do colonizado ou sequelas da colonização?



Trinta e oito anos após a independência, ainda assistimos acusações entre guineenses de “complexo do colonizado” e ao país colonizador de “sentimentos neocolonialistas”, apelando dessa forma aos sentimentos nacionalistas e patrióticos mais rudimentares e típicas do romantismo revolucionário do período imediatamente após a independência!

Trinta e oito anos foi tempo que a Guiné-Bissau teve para criar uma outra geração de adultos que não chegaram sequer de contactar directamente com o colonialismo português, nem tão pouco viver o período imediatamente após a independência, em que a nota dominante na música quotidiana era “tugas bó bai pa bó terra”. São adultos que viveram sempre numa sociedade independente do colonialismo português, mas não independente dos próprios irmãos de pátria, que fizeram a questão de cobrar um preço alto ao país, pelo facto de terem empenhado parte da juventude na luta da libertação do jugo colonial.

A maioria desses jovens pertencentes a geração nascidos após 1974, tiveram a oportunidade de frequentar o ensino de forma livre, conhecer a emigração, fruto da degradação socioeconómica do país, de conhecer novas tecnologias, dentro e fora da Guiné-Bissau, por isso são os que mais anseiam o rápido desenvolvimento do país, para poderem usufruir das maravilhas do mundo novo, na sua pátria e junto dos seus entes queridos. O discurso patético e caduco de neocolonialismos não se tem feito notar entre os membros dessa geração pós-independência, porque foi uma geração que não conviveu com o colonizador ditador e opressivo. Essa geração, a única opressão que conheceram durante esses 38 anos, é daqueles que dizem terem ido a luta para libertar o país e o povo, mas cuja atitude tem sido uma constante privação da liberdade do povo, tolhendo persistentemente o desenvolvimento do país.

Após 25 de Abril, Portugal teve de lidar (mal, na minha opinião) com os denominados retornados das ex-colónias e com os militares que combateram na injusta guerra colonial e grande parte deles com traumas físicas e/ou psicológicas, que ainda hoje se faz sentir.

Guiné-Bissau, o país e o povo que teve de travar essa guerra dentro de portas, não fez qualquer trabalho de casa nesse sentido, nem com os que foram lutar, nem com aqueles que sofreram de uma forma ou outra a opressão social do colonizador, nem com os apaixonados de pós-independência pelo lema anticolonial, nem tão pouco com os assimilados de então.

A grande maioria dos assimilados, face aos desmandos que se verificava e ainda se verifica no país, optaram por aquilo que é mais lógico para um assimilado, que é emigrarem para a sociedade com que mais se identificavam, sendo até possível delimitar temporalmente os grandes fluxos emigratórios: pós-25 de Abril e pós-14 de Novembro. Apesar de não ser o principal foco de atenção deste texto, nunca é demais fazer uma leve referência à dificuldade de adaptação por parte da maioria dos assimilados nos países acolhedores, muito por complexos sempre existentes entre os colonizadores e os colonizados.

Dessa forma, o mosaico da sociedade guineense passou a ser formado essencialmente por aqueles que foram a luta e os seus familiares, dos que apoiaram a luta na clandestinidade e os seus familiares, da geração que, apesar de não terem participado directamente na luta de libertação nacional, “vestiram a camisola anti colonizadora”, de forma apaixonada, no período imediatamente após a luta, participando na JAAC e nos então denominados “Pioneiros”. Por último, a compor o nosso mosaico social, está aquela geração nascidos no pós independência que referi acima, em que os sentimentos negativos em relação ao país colonizador é insignificante e os sentimentos que alimentam é da revolta pelo facto da sua pátria ainda encontrar-se na última carruagem do comboio de desenvolvimento …

O trabalho psicossocial que devia ter sido feito e não foi feito a Guiné-Bissau, é sobre as sequelas da colonização, da guerra da libertação do país e dos ressentimentos que obrigatoriamente ainda existem nos “n’bai luta” e nos “revolucionários civis apaixonados pela causa, no período pós-independência”. Estes dois grupos nunca conseguiram olhar para a história do nosso país, do nosso povo, do país colonizador e do seu povo, com a isenção e maturidade necessária, para se poder situar os dois países no contexto das regras e normas que regulam a relação e a cooperação entre os países e os povos do mundo chamado civilizado.

Ao mínimo desacordo, o país ex-colonizador é automaticamente acusado, por essa franja da população, de sentimentos neocolonialistas e, todos aqueles guineenses que se insurgem contra o desmando que tem travado o desenvolvimento do país nesses 38 anos de independência, são automaticamente rotulados de sofrerem de “complexos de colonizado”, independentemente de pertencerem ou não a aquele grupo social que não sofreu a opressão ou condicionamentos do colonialismo.

Enquanto não se agir no sentido da resolução dessas sequelas psicossociais da colonização e da luta de libertação, dificilmente o país se libertará desses últimos opressores nacionais. Acho estranho e não encontro a explicação lógica para o facto dessa sequela seja mais sentida e notada no nosso país, em relação aos restantes PALOP’s!

Da mesma forma que o Ocidente, a travar hoje um combate contra os extremistas islâmicos, tenta evitar a todo o custo a generalização de sentimentos anti-islâmicos, foi nesse contexto, da luta de libertação nacional, de opressão e hostilidades de um estado ditador para com um povo, que Amilcar Cabral lançou o apelo para não se confundir o Estado Português ditador e opressor de então, com o povo português, também ele hostilizado e oprimido. É completamente absurdo transportar esse apelo de Amilcar Cabral ao contexto actual, da relação entre dois países livres, independentes, que se querem democráticos, membros de organismos internacionais, que não estão a travar qualquer luta e que têm apenas que enquadrar-se no respeito às regras e leis da cooperação internacional e do garante dos direitos internacionalmente acordados!

Os guineenses não podem, sempre que lhes interessar fazer a política de macaco na plantação do amendoim (comer e estragar aquilo que julga ser dele), enquanto acusa outro estado de políticas e sentimentos neocolonialistas. Portugal assim como França ou qualquer outro país ocidental e regional, podem e devem ter interesses na exploração de alguns dos nossos recursos naturais. Temos de abandonar as ilusões, os romantismos e a baixa politica praticada no reinado de Nino Vieira, de que se um país não me der aquilo que lhe interessava, virava a procura de um outro estado a quem estender a mão, para ver se lhe dava mais...

Já que não temos capacidades nem competências para sozinhos tirar partido dos nossos recursos naturais, resta apenas a qualquer governo guineense saber valorizá-los e negocia-los de forma justa, em prol do desenvolvimento da Guiné-Bissau, independentemente do país/empresa com quem negociar, que, sabemos todos que não dão 2 sem esperar levar 4. Os nossos governantes comprometem seriamente o desenvolvimento do país, quando assumem o papel do “menino dono da bola”, que suspende o jogo, mete a bola debaixo do braço e depois só joga e deixa jogar quando lhe apetecer e só com aqueles que for amigo dele. O país e os seus recursos naturais não podem ser tomados como “a bola dos meninos birrentos dos n’bai luta”, que só deixam jogar aqueles que lhes prestam vassalagem e colaboram com os seus desmandos…. É urgente que a nova geração que não sofre dessa sequela da colonização não se iniba de sair à rua e dar a cara para a verdadeira libertação da nossa pátria.  

A necessidade que o guineense tem em pessoalizar e personificar nossos problemas, também tem levado a outra patetice que tenho assistido, que é o ataque pessoal a todos os que não pactuam com o último golpe de estado e a actual situação do país, chegando ao cúmulo de centrar essa pessoalização no Ministro dos Negócios Estrangeiros português (Paulo Portas) e a deputada europeia (Ana Gomes), como se essas individualidades agissem individualmente, sem concertação com a política do governo que o primeiro representa, nem com a linha orientadora da União Europeia, da qual a segunda é deputada!

Para os nossos governantes de transição, ou aprendem as regras da política e da diplomacia internacional, ou vão para a casa e deixem o país desenvolver-se em paz.

Para os utilizadores dos espaços virtuais sobre a Guiné-Bissau, repensem a vossa linha de raciocínio e de escrita. Não pessoalizem os problemas da Guiné-Bissau, abandonem o romanticismo da luta de libertação e aprendam a enquadrar a Guiné-Bissau no contexto do direito internacional, já que não somos isentos de responsabilidades na formação do novo homem guineense que se está a formar entre os nossos jovens.

Jorge Herbert