quinta-feira, 14 de junho de 2012
UM PRESIDENTE NO SEU LABIRINTO
Caro Aly,
Agradeço a tua colaboração, caso achares util este meu ponto de vista. Sendo o teu blog o Porta Voz dos oprimidos e dos resistentes, so me resta pedir esse favor especial. Seria supletivo gabar o teu trabalho... mas o que é bom tem que ser elogiado e, mais que isso, tens o toda uma Nação do teu lado.
Mantenhas
JGT
Eis a minha colaboração:
De partida para Dakar, a verdadeira capital do seu «pais», hoje penhorado aos paises vizinhos estrangeiros, o Presidente Interino da CEDEAO para a Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, declarou aos jornalistas da RDP-Africa de que, a sua viajem para Senegal (um dos principais promotores do seu assalto ao poder na Guiné-Bissau), a primeira, desde o seu "empossamento"!! (podem dizer-me por quem e quando foi empossado?), «serviria para estabelecer contactos com os parceiros e paises amigos da Guiné-Bissau».
Sera que, à parte do Senegal, pais que visitou e, mais dois ou três de seus comparsas da sub-região, o Serifo Nhamadjo pensa que ele e seu Governo de usurpadores tem outros paises que acreditam neles? Ficamos a aguardar as suas visitas fora dos citados paises comparsas (Faustino Imbali foi a Conakry... uma foto oficial ou cobertura surgiu em qualquer orgão de informação do Estado?).
Questionado sobre, o que sente com a situação de isolamento que o pais e o seu governo de transição confinados e, qual as saidas para esse issolamento face a posição firme quase unanime dos principais organismos internacionais (UA, NU, UE, CPLP a Francofonia... etc) em condenarem com veemência e não reconhecerem a solução imposta pela CEDEAO para a Guiné-Bissau..., Serifo Nhamadjo (quiça desactualizado com a realidade ou de propósito descaramento, responde, que não. Que, não sentia que a Guiné-Bissau estivesse issolado..., e mais..., que o pais conta com apoios da CEDEAO, da União Africana (UA) e das Nações Unidas (NU)??.
Olhei para so lado, não vi ninguém para desabafar dessa estapafurdia de resposta..., contei as moscas que esvoaçavam à minha volta e, perguntei a mim mesmo: mas, de qual União Africana e Nações Unidas fala esse Presidente Fantoche da CEDEAO?!
O Presidente Fantoche da CEDEAO que, fique ciente que o seu mundo de poder usurpado, não passa das fronteiras dos paises seus amigos golpistas da CEDEAO, particularmente, o Burkina-Faso, o Senegal, a Nigéria e a Costa do Marfim, esses sim paises seus novos patrões, que naturalmente o reconhecem plenamente, pois foram eles que o permitiram, sem legitimidade assaltar vergonhosamente o poder na Guiné-Bissau.
Tudo o resto, não passará de mera ilusão pretender-se ao «reconhecimento» da qualidade de «Presidente» da Guiné-Bissau, seja ele Interino (versão CEDEAO), seja de Transição (versão Carta de Transição Politica) por mais outros Estados que se respeitem e se queiram respeitados no concerto das nações.
Um usurpador de poder por golpe de Estado por qualquer meio que seja, um marioneta politico nas mãos do Kumba Yala, do Antonio Injai e o quarteto de Presidentes meliantes seus amigos golpistas da CEDEAO, não merece e não merecera o respeito e a ajuda de nenhum pais que se respeite. Para além do Senegal e dos supracitados paises, outros paises da sub-região até poderão eventualmente recebé-lo, mas não passará de meras cordialidade e hospitalidade com palmadinhas nas costas, e, despachados para esperar em casa por melhores dias.
Por isso, dois conselhos dou ao Presidente Fantoche da CEDEAO:
1 - que poupe os nossos parcos recursos, dispensando as suas inúteis e fanforonices de viagens que, bem serviriam para poupar e pagar os nossos servidores do Estado que, por causa da sua ganância e dos seus comparsas, já levam meses de atraso nos seus salários;
2 – que se contente por ficar no seu labirinto de Bissausinho, no seu reinado com os dias contados, indo de vez em quando visitar a sua guarda pretoriana, e as 'pontas' dos arredores. Por lá, pode gozar e abusar... que o dia não tarda, em que vamos lhe fazer sacudir...
JGT"