quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saco de gatos...



"Caro Aly,

venho aqui para lhe falar do imenso temporal que ontem caiu sobre a nossa capital,todavia, já deve ser do seu conhecimento pois todas as vezes que chove, este ano é a segunda vez, as ruas de Bissau ficam inundadas de lixo, uma vez que as sarjetas ou melhor as baletas, são utilizadas para as descargas de quantidades de lixos que muitas famílias vão acumulando. como muitos podem testemunhar os mosquitos têm aumento muito na capital guineense, devido as aguas paradas que vão proliferando nos nossos bairros.

A questão da saúde neste país é um assunto que parece esquecido, só entrando no famoso mercado de bandim,já vi nos nossos placards, badim, enfim, ao entrar neste mercado poderemos ver um autentico atentado a saúde pública, a minha grande questão é o seguinte: onde está a Câmara Municipal? onde está o MINSAP( ministério da saúde pública)? é lamentável ver o quão porco estamos a deixar ficar a nossa cidade, não obstante, o facto de ja termos as más estradas, as cidades desorganizadas, falta de ensino e recinto desportivo para a nossa juventude, ainda ficamos estupefactos com as barbaridades dos delinquentes tais como os da al qaeda, que nos têm aterrorizado a todos. 

Na minha infância juntávamos para ir passear na praça de império e alongávamos até ao cais do pindjiguiti e era com gosto que contemplávamos os cacris nos tarrafis, por estes dias passei pelo cais de manha cedo e verifiquei que aquilo tornou-se num autentico mercado de peixe, e a minha tristeza aumento mais quando vi um pescador na ponta da canoa a fazer as suas necessidades como se nada fosse, a primeira vista parecia sentado, mas pelo facto dos seus companheiros estarem a trabalhar e ele sentado fez-me observar melhor e vi o triste acontecimento, afastei-me e fui para a avenida 3 de Agosto e pude constatar o local onde onde os militares espancaram a policia de intervenção e um pouco mais adiante vi um monte de lixo que cheirava a podre, o que me fez afastar imediatamente.

Um abraço,

Pilum có