segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nheeeeeeeeeeec... Kankuran riba

... Entre bagres, bubos e outros, estara algum tubarao na cadeia? Son pa tissi djafal!!! Desejo um excelente e prospero ano de 2010 a todos os leitores do DC.

SOS: Nao tenho actualizado o blogue porque a bateria do meu Nokia deu de si. I kansa, suma Governo... Alguma alma para me fazer chegar uma bateria para o meu Nokia E 61? (eu pago). Por ca é tudo amarelo (chinês)...

Entrada de Bubo Na Tchutu: o efeito... Djafal

1 - Por que razao Bubo regressou, e porquê agora?
2 - Como entrou? Por que fronteira?
3 - O que é feito do Serviço de Informaçoes do Estado? E do Ministério do Interior? E do da Administraçao Territorial?

Bom, como é evidente, espero que alguém responda. AAS

Ultima Hora: Bubo Na Tchuto esta refugiado no edificio das Naçoes Unidas, em Bissau.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Hora Tchiga... Oooooopssssssssssssssss!

Photobucket

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

EXCLUSIVO: A ementa do almoço entre a PGR, a Guinétel e a Guiné Telecom

- Prato de peixe:
Djafal frito com arroz de feijao encarnado;
- Prato de Carne:
Fatango salteado;
- Vinho: 'Rapadas';
- Agua: 'Penacova';
- Sobremesa: Miséria (expressamente de Bolama)

NOTA: Numa possivel viagem para os calabouços da PJ, as voltas na cidade têm ja garantido o alto patrocinio da "Guinétours - levamo-lo ao inferno". AAS

Qual polícia, qual quê? Ditador!!!

Photobucket

Hoje, deparei-me com um jeep com o autocolante da Cooperação Portuguesa parado em contra-mão. E alertei o condutor: "O senhor está em contra-mão e está a dificultar o tránsito". E ele, solene e ordinariamente, respondeu: "E você, é polícia?". Ao que retorqui: "Em Portugal, você não faria uma coisa dessas".
Polícia, não sou. Que tal ditador? Saquei então da máquina fotográfica e...cá está a tromba do cooperante: num dia de trabalho, de calções e chinelas (um calção horrível - diga-se...).

Ao Governo e às entidades competentes: DISCIPLINEM essa estirpe de NEO-COLONIALISTAS!!! Ou preferem que eu continue a desmascará-los... AAS

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

REFORMA DO SECTOR DA SEGURANÇA: Ditadura revela o acordo vergonhoso com que tentaram enganar uma senhora!

Photobucket

REFORMA DO SECTOR DA SEGURANÇA: Sem comentários.

Photobucket

NOTA: É para isto que servem os carros do Estado da Guiné-Bissau, nos fins-de-semana. Picadas, buracos, lombas e atolanços. Quando forem embora, ficamos com as carcaças. Para a sucata, claro! Há que disciplinar a casa. É urgente, e necessária, uma moratória. Quem quiser armar-se em descobridor, que compre o seu próprio jeep!!! AAS

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

General Juan Esteban Verastegui, e se fosse para a reforma?

Photobucket

"S.E.Senhor
Adelino Mano Queta
Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional

B I S S A U

Bissau, 30 de Novembro de 2009

Excelência

Antes de lhe expor o assunto que me levou a dirigir-lhe esta carta queria lhe pedir desculpas por estar a tomar o seu tempo, mas infelizmente não vejo outra alternativa para resolver este problema de uma maneira justa e imparcial. Trabalhei na Missão da União Europeia para a Reforma do Sector de Segurança (EUSSR) de 26.052008 a 06.06.2009, data em que fui despedida pelo Chefe da Missão General Juan Esteban Verastegui, verbalmente, sem aviso prévio e sem indemnização. Para uma melhor compreensão da situação, vou passar a expor os acontecimentos de uma forma detalhada:

A 26 de Maio de 2008, assinei com a Missão (EUSSR) um contrato com a duração de 1 ano, estando os três primeiros meses à experiência, ao fim dos quais fui admitida definitivamente pelo período acima mencionado, como Assistente/Secretária do Chefe da Missão.

Um mês antes do término do contrato, O Sr. Chefe da Missão chamou todo o pessoal local que trabalha na Missão, para informar que esta iria ser prolongada pelo período de seis meses e que todos os contratos seriam prolongados por igual período, terminando a 30 de Novembro de 2009.

No dia 06 de Junho de 2009, fui chamada ao gabinete do Sr. Chefe da Missão, onde este me informou verbalmente, de que não iria prolongar o meu contrato, acrescentando que a Missão não era a Santa Casa da Misericórdia, que eu não tinha perfil para ser secretária dele, que o meu perfil era mais de recepcionista, que eu não sabia construir uma página Web, que não dominava a língua inglesa, (as línguas oficiais da Missão são o francês e o português) enfim! Uma série de desculpas para tentar camuflar as verdadeiras razões que levaram ao meu despedimento e o carácter ilegal do mesmo, e ao mesmo tempo tentando me humilhar e intimidar.

Saí de lá, como deve imaginar, chocada com tudo o que acabara de ouvir, e sobretudo com a atitude arrogante, intimidatória e prepotente do Sr. General. Ao fim de alguns dias, e após uma longa reflexão, resolvi procurar a orientação de um Advogado para fazer valer os meus direitos.

Num primeiro contacto, a minha Advogada dirigiu uma carta ao Sr. General, tentando chamar a sua atenção para a ilegalidade dos seus actos e pedindo o pagamento duma indemnização ou a minha reintegração, carta essa à qual o Sr. General não deu resposta até à presente data, adoptando mais uma vez a atitude arrogante e prepotente que lhe é peculiar.

Passados alguns dias após recepção desta carta, recebi uma chamada telefónica da parte do Sr. General pedindo que fosse falar com ele. Informei a minha Advogada, que se ofereceu para me acompanhar mas eu, na minha boa fé e pensando que o Sr. General tinha reconsiderado a sua decisão, resolvi comparecer ao encontro sozinha, e mais uma vez fui espezinhada por Sua Exª, que chegou ao ponto de me ameaçar, dizendo que se eu quisesse poderia voltar ao meu lugar,” mas que ficava desde já avisada que a minha vida não iria ser fácil “.

Em momento algum, o General demonstrou vontade e intenção de resolver pela via legal o processo de despedimento, nem instruiu a Administração nesse sentido. Mais uma vez a minha advogada tentou resolver esta questão a bem, enviando outra carta ao Sr. General, em resposta às ameaças que me foram feitas, e pedindo que, visto não haver condições para trabalhar num clima amigável e de respeito mútuo, me fosse paga a indemnização a que tenho direito.

Mais uma vez não houve qualquer resposta por parte do Sr. General, mas a resposta veio desta vez do Administrador da Missão que enviou uma funcionária a minha casa pedindo-me que fosse falar com ele, “em vez de o fazer por escrito,” numa atitude premeditada e de má-fé que os caracteriza. Mesmo assim, e sempre movida pela minha boa fé, resolvi comparecer ao encontro solicitado pelo Administrador da Missão, Senhor Matteo Bonfatti, que me fez a seguinte proposta:

- Assinar um contrato de três meses, em substituição da indemnização e;
- Assinar uma carta de despedimento.

Claro que recusei esta proposta, que considero duvidosa, e uma tentativa de camuflar as ilegalidades cometidas pelo Sr. General, que em vez de reparar os erros cometidos e acabar de vez com esta situação constrangedora, está a tentar manipulá-los a seu favor.

Não havendo nenhuma demonstração de boa vontade nem por parte do Sr. General nem da Administração da Missão na resolução deste assunto, o Processo passou para o Tribunal de Trabalho, que está a tentar uma conciliação entre as partes, mas até à data sem sucesso, porque o Sr. General continua a querer mascarar a sua atitude irreflectida, fazendo-me assinar através do seu Advogado, uma Carta/Acordo tentando ilibar-se mais uma vez dos erros por ele cometidos, numa redundância ao seu comportamento inicial.

É na perspectiva de que me seja feita Justiça, não só pelo despedimento sem justa causa mas também pelos danos morais e o desgaste que me foram infligidos durante todo este tempo, que peço a intervenção de Vossa Excelência, cujos bons ofícios são fundamentais na resolução deste caso, tendo em consideração o facto de ser o Ministério sob a sua ilustre direcção o veículo por excelência nas relações oficiais do nosso país com a Missão da União Europeia para a Reforma do Sector de Segurança.

Sem mais assunto de momento, e aguardando a melhor compreensão e amparo de Vossa Excelência, aproveito para apresentar-lhe, Senhor Ministro os melhores e mais respeitosos cumprimentos,


Marieta L.A.Ribeiro

 

C.C.: Ministro da Defesa Nacional
        Ministro da Função Pública e Trabalho
        Embaixador da Comissão de CEE

MINHA NOTA: O senhor general Verastegui ganha 18.000 euros por mês + despesas de representação. Tem 'conselheiros' que podem ser seus netos (só neste País à beira-lodo atolado se admite tamanha falta de respeito pelo Estado e pelas senhoras deste País...).

Hoje ha: bagre e general; Amanha havera: telélé

- Conselho de Ministros extraordinario analisa "Operaçao Bagre" e aconselha o ministro da Agricultura, Carlos Mussa Baldé a demitir-se, regressar ao parlamento e enfrentar os tribunais. Este caso esta a deixar nervoso varios membros do Governo.
No entanto, Bala Mussa prefere ser demitido. Sr., Primeiro-Ministro, faça o favor...

- As empresas estatais Guinétel e Guiné Telecom serao os proximos convidados para um almoço no Ministério Publico. A Procuradoria-Geral da Republica recebeu mais denuncias anonimas, com muitas provas... No pintcha, para ka tem!!!

- Discriminaçao, insultos, faltas de respeito no estado-maior da Reforma do Sector da Defesa e Segurança... É ja a seguir. AAS

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Três boas noticias

- O aviao arrestado a favor do Estado vai ser vendido, revelou o 1 ministro Carlos Gomes Junior. E, como transportou droga, o dinheiro da sua venda - seguramente mais de 10 milhoes de dolares, revertera para construir centros de tratamento para toxicodependentes;

- Ex-ministro das Pescas Carlos Bala Mussa Baldé foi ouvido na Procuradoria-Geral da Republica;

- Eu estou a ter um quase esgotamento por aturar parvalhoes! Este Pais marca uma pessoa. Se marca... AAS

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ultima Hora: Hugo Nosolini fica detido preventivamente nos calabouços da PJ. AAS

Operação 'Bagre' mete tubarões na cadeia

Photobucket

- Cirilo Vieira foi ontem ouvido e viu-lhe decretada a mais dura das medidas de coacção: a prisão preventiva;

- Hugo Nosolini e Malal Sané continuam a ser ouvidos hoje, e tudo indica que terao o mesmo destino: a cadeia;

- Ontem, Malal Sané acusou o ex-ministro das Pescas do Governo de 'Nino' Vieira, Armando Ramos, de lhe mandar 'pedir a uma empresa de pescas 50.000 euros para financiar a campanha do PAIGC". Resultado? Armando Ramos esta neste momento a ser ouvido na Procuradoria Geral da Republica;

- Bala Mussa Baldé, ex-ministro das Pescas, hoje com a pasta da Agricultura, sera ouvido amanha e pode ter o mesmo destino de Hugo Nosolini.

- Conselho de Ministros de amanha vai decidir pela suspensao de funçoes de todos os implicados.

Denuncias publicas levaram todos a agir:

Photobucket

- Dezenas de milhoes de dolares foram usados para construçao de casas e outros bens;

- PGR contratou ja uma empresa de auditoria para se apurar da verdadeira dimensao deste escandalo.

Esta operaçao nao tem paralelo na historia da Guiné-Bissau. Bem hajam!!!

NOTA: Toda a historia sobre os esquemas de corrupçao, amanha, no ditadura do consenso. Bo sinta bo sukuta! AAS

sábado, 12 de dezembro de 2009

Macaria macabra

Fui fazer fotografias ao Hotel Palace,sobre a semana de negocios da CPLP. Estou devidamente credenciado, e estava entretido a fazer bonecos...quando, do nada, sinto alguém puxar-me pelo braço. Era a Macaria Barai: "pare de fotografar por um momento".
Aquilo caiu-me mal e reagi à maneira. "Parar porquê e por ordem de quem?", perguntei. Ela responde: "é que ja tiraste muitas".
Mas quem é mesmo a Macaria Barai para se meter no meu trabalho, falando de coisas que nao sabe?
A ignorancia, pelos vistos, toca até aqueles de quem nem supunhamos... AAS

Varela: 20 kilometros de estrada terraplanada. Vai ser em grande a época festiva. AAS

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Até qualquer dia, amigo Vasco

Photobucket

ONU alerta: o narcotráfico está a desestabilizar a Guiné-Bissau e outros países africanos

Aviões a jacto substituíram as antigas caravanas de camelos nas terras subsarianas, como o Mali e o Níger.

Por: Jorge Heitor

O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu esta semana maior cooperação internacional no combate ao narcotráfico, que está a ameaçar a paz em países como a Guiné-Bissau, a Libéria e a Serra Leoa. Perto de 60 toneladas de cocaína passam anualmente pela África Ocidental e 30 a 35 toneladas de heroína afegã pela África Oriental, transformando-se assim o continente num paraíso de redes criminosas, avisou o italiano Antonio Maria Costa, que dirige o Gabinete da ONU para Drogas e Crime (UNODC).

Os fluxos de cocaína sul-americana e de heroína afegã cruzam-se no Sahel, região subsariana que vai do Senegal e da Gâmbia até ao Mali, ao Níger e ao Chade, facilitando a vida a grupos como o ramo regional da rede terrorista al-Qaeda, disse Costa, durante o debate sobre os tráficos que estão a prejudicar a paz e a segurança.
A África já não serve só para o trânsito de tais produtos como para a sua produção e consumo, com a recente descoberta de sete laboratórios da República da Guiné (Conacri), para produção de drogas sintéticas, anfetaminas e cocaína cristalizada.

O Presidente da junta militar guineense, Moussa Dadis Camara, encontra-se hospitalizado em Marrocos, depois de há uma semana ter sido alvejado a tiro pelo antigo chefe da guarda presidencial, num exemplo das múltiplas turbulências a que estão sujeitos os países da África Ocidental. Quanto ao seu homólogo da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, está actualmente hospitalizado no Senegal, por doença, aumentando assim os riscos de instabilidade nos dois países vizinhos, tidos como importantes pontos de passagem de toda a droga que da América Latina é encaminhada para a Europa.

A heroína e a cocaína são hoje em dia “uma espécie de nova moeda” a sul do Sara, de Bissau ao Mali, ao Níger e ao Chade, explicou Costa, enquanto o secretário-geral Ban Ki-moon destacava que as redes do crime organizado cooperam muito mais entre si do que os governos. “No passado, o comércio que atravessava o Sara era feito por caravanas. Mas hoje é maior e mais rápido, como o testemunham os destroços de um Boeing 727 encontrados dia 2 de Novembro na região maliana de Gao, afectada pela rebelião e pelo terrorismo”, contou o italiano que dirige internacionalmente o combate ao narcotráfico.

Aquele aparelho servia para levar cocaína da Venezuela para o interior do continente africano, depois de sobrevoar a zona de instabilidade onde o sul do Senegal faz fronteira com a Guiné-Bissau, zona essa onde actua a guerrilha independentista de Casamansa, um dos múltiplos movimentos rebeldes a que a África tem de fazer face.
Uma parte do território guineense é constituído pelas 88 ilhas Bijagós, a começar pela Caravela, a Formosa e a Galinhas, onde lanchas rápidas e avionetas podem servir para toda a espécie de tráficos, dado a ausência de meios de fiscalização.

Por este andar, qualquer dia organizaremos os Jogos Olimpicos de Inverno... + Corpo do capitao Vasco sera hoje trasladado para Portugal. AAS

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ÚLTIMA HORA: PRESIDENTE DA REPÚBLICA MALAM BACAI SANHÁ FOI HOJE EVACUADO PARA DAKAR. UMA MÁ-DISPOSIÇÃO SEGUIDO DE DESFALECIMENTO. POR PRECAUÇÃO. AAS

EXCLUSIVO MUNDIAL: O PETRÓLEO DA GUINÉ-BISSAU!

Em 2004, enquanto 1º Ministro, Carlos Gomes Júnior afiançava ao jornal Lusófono: "Durante o meu mandato a Guiné vai ter petróleo". Não o deixaram acabar o 1º´mandato, mas eis que Cadogo regressou ao poder e...cá está o prometido petróleo, descoberto pela empresa nordica 'Svenska'. Para nós, e para o mundo!

Photobucket

E o Aly esteve com o barril nas mãos...

Photobucket

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Antonio Aly Silva esteve hoje na Procuradoria-Geral da Republica. E permanecera um tumulo. AAS

Um Oscar para o Presidente

Photobucket

Sempre critiquei, neste blogue, a postura e a actuação do ministro dos Recursos Naturais, Oscar Barbosa, vulgo Cancan enquanto porta-voz (não será disparate?) do Governa. A remodelação governamental tirou-lhe o pio, mas não a vontade de se imiscuir onde quiser. Agora, decidiu afrontar o Presidente da República, Malam Bacai Sanha, e, por tabela, o 1º Minsitro Carlos Gomes Júnior.

Um ministro, deve ter a postura própria de um governante; e um governante deve ser um exemplo para os seus colegas, e para o seu povo. Não é o caso. Cancan sente-se protegido, é estimado, e chega até a ser mimado. A história que segue não foi tirada, nem do livro “Alice no País das Maravilhas”, nem das fábulas dos nossos tetravôs.

ENREDO: Oscar Barbosa, Carlos Gomes Júnior e Botche Candé

Discutia-se a questão do Saara Ocidental. Se bem se lembram, houve (alguém quis que houvesse) uma quase-mancha na tomada de posse do Presidente da República eleito por sufrágio universal, MALAM BACAI SANHA. O Governo decidu, do alto dos seus indecifráveis, e duvidosos, critérios convidar o «Presidente» da ‘Republica’ Sahaaraoui Democrática para a tomada de posse. A Presidência da República não foi tida nem achada, e o protocolo de Estado alinhou.

Pois bem. Durante o calor da discussão sobre o reconhecimento de Marrocos, um Estado soberano e reconhecido pelas Nações Unidas, o ministro Oscar Barbosa, Cancan, terá confundido o PAIGC enquanto partido político com um Partido-Estado. E, para azar seu, simulou ali mesmo, nas presenças do 1º Ministro e do Ministro do Comércio Botche Candé, um telefonema para o PR Malam Bacai Sanha.

Cancan gesticulava e ditava sentenças. Distilava não se sabe bem o quê, e isso não são modos de falar com um Presidente da República. Não. Botche Candé, surpreendido e alarmado, correu a ver o PR: “Sr. Presidente, como é que permite que o ministro Cancan fale assim consigo?”. O PR, atónito, reage: “Falar assim comigo? Quem? O Cancan não falou comigo...”. e Botche relatou toda a simulação.

O PR fez o que lhe competia: chamou o 1º Ministro e ordenou-lhe que trouxesse Cancan ao seu gabinete. Nem que fosse arrastado! Este chegou e tremia por todos os lados. Quase chorou! A descasca foi à medida. E houve juros: O Presidente da República pediu já ao 1º Ministro a cabeça de Oscar Barbosa. E ainda bem. Aplauda-se. AAS

'Nino' Vieira - mês 9 + boas decisoes

... Faz hoje nove meses (9!!!) que o Presidente da Republica eleito Joao Bernardo Vieira 'Nino' foi assassinado na sua residência, na Rua de Angola, em Bissau. Nove meses de inoperancia dos sistemas judicial e judiciario guineense, nove meses de imobilismo da comunidade internacional. Nove meses de apatia geral. DESCUBRAM OS ASSASSINOS E OS MANDANTES DESTE CRIME BARBARO;

- O aviao que transportou a droga para Bissau sera ARRESTADO a favor do Estado da Guiné-Bissau;

- O cargueiro com combustivel, preso nas nossas aguas territoriais, também! Bem haja a quem tomou esta decisao de ESTADO!!! AAS

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

+ ANGOLA ... - DESENVOLVIMENTO e + SIDA

Eduardo dos Santos, o proprietario do maior terreno do mundo (Angola, milhoes de quilometros quadrados), esta a fazer finca-pé na revisao Constitucional.
Marcolino Moco, ex 1 Ministro, ex-Secretario-Geral do MPLA e antigo Secretario-Executivo da CPLP, tomou o Presidente de ponta: "A proposta do MPLA é uma mentira ao povo angolano. Os meus colegas juristas do MPLA nao podem dizer que acreditam que o projecto constitucional é bom. É uma mentira!" - bradou Marcolino Moco;

- As Naçoes Unidas revelaram hoje que a Guiné-Bissau, desde a sua independência, nunca atingiu 0,5 pontos (indicador minimo do indice). Estamos acima de nove paises, entre 183 passados a pente-fino;

- O Presidente da Africa do Sul, Jacob Zuma, que tem cerca de 30 mulheres, fez o teste do Sida; Silvio Berlusconi, que tem perto do dobro, é o senhor que se segue... AAS

Qual francês, qual carrapuça, quelle merde!!!

"Bom dia, Aly

Ha razao para gostarmos de ler, assim tanto, o seu blogue. Isso da lingua francesa nos nossos jornais perturbava-me ha muitos anos. Mais uma para congratular! Força, assim mesmo!!

Cumprimentos,
Inacio B."

NR - Inacio, és ca dos meus! Eu também gosto de ditadura!!! Abraço, Aly

TELEX: Morreu ontem ao fim da tarde, Rui Barreto, um historico do PAIGC. Que a sua alma descanse em paz. AAS

Um Pais de analfabetos, ainda assim de poliglotas

Mais de 80 por cento da populaçao da Guiné-Bissau é analfabeta, mas, olhando bem para as paginas dos nossos paupérrimos jornais, parece até que somos um pais de poliglotas.

Os culpados? O proprio Estado guineense, e, a ajudar à festa as Naçoes Unidas e a Uniao Europeia (o português é lingua de trabalhos nestes dois organismos), a CEDEAO, a UEMOA e mais uma mao cheia de organizaçoes alfabetizadas.

Lanço aqui um desafio aos orgaos de comunicaçao: qualquer anuncio em francês ou inglês deve ter traduçao em português, a lingua oficial da Guiné-Bissau.

Kim ki dê i ba rebenta! AAS

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Isto, sim, devia permanecer secreto...

O Procurador Geral da Republica, Amine Saad, "quer saber por que razao é que um documento com o rotulo de 'secreto' vem parar à comunicaçao social". Para ja, acho bem. E, depois...ja acho mau, muito mau mesmo. Secreto, secreto, na tropa ja nem o Samba Djalo o é, nem ninguém!

Sr. Amine Saad,

Depois de ler essa noticia, devo lembra-lo que, no sabado, enviei-lhe 3 sms com o mesmo conteudo: "Sr. Procurador Geral, quanto a esse documento 'secreto', tenho algo a dizer-lhe". As 3 sms falharam. Nao sei se o PGR mudou o numero, ou, a exemplo de outros, ja nao permite a recepçao de sms.
Contudo, lembro-me que um dia antes da sua tomada de posse, enviei-lhe uma mensagem a congratular-me pela sua nomeaçao, e de o Sr. me ter telefonado na véspera da tomada de posse a convidar-me para o acto. Nao fui. So irei à minha propria tomada de posse.

Sr. Procurador,

É bom que aperte o Samba Djalo. É igualmente bom que deixe a imprensa cumprir o seu papel de investigador e de divulgador dos podres deste Pais, pois assim o senhor podera agir.

O meu blogue foi o primeiro a divulgar o dossier 'secreto'. E fico contente. Depois, fi-lo rodar por entre a imprensa, incluindo a internacional. E se me chamar, sr PGR...eu vou! Mas nunca lhe direi como o consegui. Nem que me condene à morte na cadeira eléctrica. Tenha um bom interrogatorio com o Samba Djalo! AAS

sábado, 28 de novembro de 2009

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

RDP-Africa - Com a verdade me enganas...

Hoje, no seu programa diario e interactivo, a RDP-Africa, através da sua jornalista Ana Jordao, imiscuiu-se e de que maneira nos assuntos internos da Guiné-Bissau. Assim:
Um guineense de nome Octavio Semedo, a trabalhar na Ilha do Sal, questionou: "Existem cerca de 8 mil guineenses a residir e a trabalhar em Cabo Verde, mas so cerca de mil estao legalizados". Depois, deixou uma pergunta pertinente: "Por que motivo nao tem a Guiné-Bissau uma representaçao diplomatica em Cabo-Verde?". Ana Jordao, decidiu tomar a peito e respondeu. Em directo: "Bem, isso depende dos governos competentes"... Nao cai de cu porque estava sentado. Mas depois lembrei-me dos casos BPN, entre outros. E caguei a rir, claro! Grande manha! AAS

O ponto é de encontro, mas...

...é sobretudo de:

- Policias,
- Mentirosos, e
- Aduladores. AAS

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Procuradoria chama chefe da secreta militar + burbur

- O coronel Samba Djalo, chefe da Divisao de Informaçao e Segurança Militar DINFOSEMIL (parece nome de medicamento...) responde na proxima 2a feira no Ministério Publico, por causa do relatorio "Ameaças Internas", publicado em 1a mao pelo Ditadura do Consenso. Foi igualmente solicitado ao parlamento a presença de um dos acossados - Roberto Cacheu;

- Pergunta indiscreta: o que sabe o Presidente da Republica que os guineenses devem saber?;

- Os militares estao apenas interessados nas seguintes pessoas:

Daniel Gomes
Conduto de Pina
Marciano Barbeiro. AAS

ALERTA VERMELHO: Kampu kinti... Parece que o fim-de-ano vai ser antecipado. Para ja, foram encomendados foguetes... AAS

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ALERTA LARANJA: Prostitutas senegalesas 'tomaram' S. Domingos, mas...

... Nao serao informadoras ou policias? Son pa lantanda panu ba djubi diritu... AAS

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Um contentor de Paracetamol para Farim, por favor

Ele ha historias que nao lembram ao menino Jesus! A historia parece mentira, mas é a mais pura das verdades.
Quem sai de Farim para Mansoa, ou vice-versa, nao tem vida facil na estrada. Parece até que vao montados em cavalos, tal é a brutalidade da estrada!!! Assim, uma mente brilhante teve esta ideia: vender Paracetamol em proporçoes biblicas. Tudo que é passageiro, leva na mala, nos bolsos uma embalagem do remédio milagroso. E porquê? Olha, a pergunta, doutor! Por causa das dores que a estrada provoca. O stock de Paracetamol esgotou, quer em Farim, quer em Mansoa. Que vergonha, sr. Ministro das infraestruturas...digo eu! AAS

A ameaça militar, na íntegra

República da Guiné-Bissau
Estado-Maior General das Forças Armadas
Divisão de Informação e Segurança Militar


AMEAÇAS INTERNAS

SECRETO
RISCOS DE INSTABILIDADE


O PAIGC, partido actualmente no poder, tendo vencido as eleições com uma maioria qualificada, conquistada legalmente nas urnas, poderão pôr em causa esta preciosa vitóra alcançada, se não vejamos os riscos:

- Em tempos, a quando da primeira nomeação do Sr. Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior, em 2005, alguns quadros e militantes do PAIGC, foram seus homens de confiança, tendo para o efeito levado muitos dos quais para a sua equipa governativa;

- O referido governo, não conseguiu cumprir na íntegra o seu mandato, devido uma série de contradições existentes entre o Primeiro-Ministro e o falecido Presidente, General João Bernardo Vieira, quem acabou por exonerar o governo dirigido pelo Presidente do PAIGC, Sr. Carlos Gomes Júnior;

- Apesar do Presidente da República, vencedor da eleição na época, ter candidatadoomo independente, e do conhecimento de todos os guineenses, o seu vínculo com o Partido (PAIGC), onde fez toda a sua carreira;

- Nesta ordem de ideia, é lógico que, directa ou indirectamente o mesmo exercia uma certa influência nesse aparelho partidário, onde se pode constatar a existência de diferentes alas, factor que proprociona as constantes convulções interna, que acabam por afectar toda a sociedade guineense;

- Muitos de desses quadros, digo militantes, próximos do Presidente do Partido, cujo alguns de entre eles faziam parte do governo, nomeadamente;

>Marciano S. Barbeiro
>Daniel Gomes
>Roberto Cacheu
>Conduto de Pina
>Soares Sambú
>Isabel Buscardine

- Os mesmos elementos, apareceram no congresso do Partido, realizado na cidade de Gabú, como apoiantes de um dos candidatos a liderança do Partido, na pessoa de Martinho Imdafa Cabi;

- Da forma como as coisas têm vindo a evoluir, apontam o avizinhar de riscos eminentes da instabilidade interna, dado que, todos eles, certamente vão constituir o pelouro de suporte do actual Presidente da República, Malam Bacai Sanhá;
- Apesar de pertencerem todos o mesmo Partido com o Primeiro-Ministro, existem na realidade uma perda de confiança, que pode ser traduzida em contradições interna no seu seio e que podem contribuir para intoxicar a relação entre os dois altos mandatários do país;

- Por outro lado, já há focos de rumores de que, o Coronel Manuel Saturnino Costa e Hadja Fátima Faty, não foram, se quer, postos ao corrente da remodelação governamental e que o Primeiro-Ministro, Presidente do Partido, não submeteu a composição do novo executivo para a apreciação nos órgãos competentes do seu Partido;

- Pela forma como se tem vindo a comentar a situação e que os nossos serviços ja têm o conhecimento por intermédio das nossas antenas, existem militantes do Partido (PAIGC), que já estão a perspectivar a realização de um congresso extraordinário, a fim de se proporcionarem o afastamento de Carlos Gomes Júnior na liderança do Partido e consequentemente a sua exoneração do cargo de Primeiro-ministro;

À Superior Consideração

DINFOSEMIL em Bissau, 10 de Novembro de 2009

O Chefe da DINFOSEMIL

Samba Djaló
Coronel


NOTA: O texto está tal e qual como na carta da DINFOSEMIL a que tivémos acesso. Com os respectivos pontapés na gramática e tudo o resto. AAS

EXCLUSIVO (II): Roberto Ferreira Cacheu, revela em carta a ameaça dos militares

Um dos acusados, Roberto Ferreira Cacheu, escreveu já ao Parlamento, ao Presidente da República, ao 1º Ministro, aos Grupos Parlamentares, aos Organismos Internacionais, às Organizações Religiosas, à Sociedade Civil e aos Partidos Políticos dando conta da ameaça velada pelos militares. Ditadura do Consenso revela a carta na íntegra. AAS

Photobucket

EXCLUSIVO (I): Tropa tem nova lista SECRETA...mas que deixou de ser secreta!

E cá está ela, apresentada ao MUNDO pelo Ditadura do Consenso. Curiosamente, os nomes são das mesmas pessoas que foram ilibadas pela Comissão de Inquérito! Mas, alguém entende a nossa tropa?! AAS

Photobucket

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cumpra a palavra, faça como o António Aly Silva

No dia 05/11/2009, fui fazer os testes HIV 1 e 2. Não porque tinha medo que pudesse estar infectado com esta terrível doença. Foi mais para ajudar as estatísticas daqueles que não contraíram a doença. Tenho a consciência tranquila e não meto o bedelho em coisas alheias!

O resultado aqui está:

Photobucket

ACEITE ESTE CONSELHO: O teste é seguro, e faz-se em 5 minutinhos. No Hospital Nacional Simão Mendes. CUMPRA A PALAVRA: FAÇA O TESTE DO SIDA. AAS

Aly é: o cobrador do deputado

Ha coisas que nem ao diabo passaria pela cabeça. Um deputado deve-me 600.000 francos cfa de um total de 1.000.000 desde 2006. Agora, diz que paga mas que eu tenho de pedir desculpas!?!
Deputado FCP: vou cobrar a minha divida no parlamento, com uma grande faixa e uma mensagem a condizer. Talvez, assim, as desculpas lhe caiam bem. Farto de deputados e gente malandra e trapaceira ando eu!!!! AAS

terça-feira, 17 de novembro de 2009

EM QUEDA LIVRE: SIDA e Corrupção

Photobucket

O SIDA COMEÇA POR...SI!. CUIDE-SE

- Este bem podia ser o lema para uma campanha do Secretariado Nacional de Luta contra o SIDA. Estima-se que 4 a 8% por cento da população esteja infectada com o vírus; Por cada 100 grávidas, 6 a 8% estarão infectadas, e 2.500 pessoas estão a ser tratadas com anti-retrovirais. Zé Manel bem cantou: "Si bu ka bisti camisa n'na ba bu 'nterro".

AFUNDAMO-NOS MAIS UM POUCO (não faz mal)

- Segundo a Transparency International, que gatafunhou tudo em 180 países, a Guiné-Bissau (Angola e Moçambique acompanham-nos) afundou mais quatro lugares no ranking da corrupção, ocupando, ex-aequo com Angola a 162ª posição. O que nos deixa, a nós que somos cegos, orgulhosos, é claro... AAS

domingo, 15 de novembro de 2009

Uma ilha de miséria à volta da cidade da Praia

Cabo Verde, é sabido, sofre desde ha semanas uma epidemia da Dengue. O mosquito causador desta onda de mortandade que nao se sabe onde vai parar, contudo, nao sera o culpado. Nao. Foram criadas condiçoes.

Insatisfeito pela ma imagem que esta epidemia pode custar ao Pais, o Presidente da Republica, comandante Pedro Pires, puxou dos galoes. E foi critico e sério na sua mensagem ao Governo liderado por José Maria Neves (que também ja provou do proprio veneno - a Dengue): 'O problema da cidade da Praia é a lixeira que existe e tera de ser resolvido. É preciso urbanizar a cidade da Praia", disse. Curioso é o facto de nenhum estrangeiro residente no Pais ter sido contaminado.
O que prova que nem tudo que entra em Cabo Verde é porcaria. Ela ja la esta. AAS

QUENTES & BOAS - O Aly faz hoje 43 anos. Ditadura do Consenso deseja as maiores felicidades, e longa vida aos seus inimigos. AAS

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Uma verdadeira tentação ambulante!

"Para R

Um “louco consciente”? Sim, sou eu mesmo – de resto, era a minha assinatura quando iniciei o ditadura. Pois bem. És alguém instruído, e nisso penso que estamos entendidos. E falas desta Pátria “que eu amo mas que insiste em fazer-me mal”. Aqui, enganas-te. Redondamente!
Uma Pátria de delinquentes embrutece-nos, é verdade, porém, e não é menos verdade, tende a tornar-nos mais fortes e decididos. Repara que quando a delinquência conquista o poder, o oficial confunde-se com o marginal. Mas nós somos assim mesmo: gargalhamos e, depois, esforçamo-nos na nossa cobardia.
Ah, pois é! Tomar um País nas mãos é uma coisa. Mantê-lo e provar ao seu povo, e ao mundo, é outra coisa completamente diferente.

Dizes que eu devia parar por um tempo. “Não fazer marcha-a-ré, mas andar em relanti”, sugeres. Deves ter razão. Acho até que o meu hard-disk psicológico encheu. I intchi kum! A minha capacidade intelectual (presunção e água benta...) de armazenar dados incríveis que me chegam às mãos – muito a propósito, vou publicar algo de extraordinário por estes dias -, de aturar ladrões do povo desta Pátria, está esgotada. Que fazer? Bem, eu não conheço ninguém em igual situação.
Assim, penso que as pessoas ditas normais, quando se sentem entediadas, ou stressadas, jogam às cartas, vão à piscina, à pesca, ou, e é só um exemplozito, pagam o seu dízimo à Igreja Universal do Reino de Deus. Eu, acredita, prefiro chocar-me ainda mais. Penso, e sobretudo leio muito. E escrevo em igual proporção.
Às vezes estou, simultaneamente, do lado de lá e do lado de cá da emoção e do entendimento.
Quando estou do lado de lá, sou às vezes um chato, uma pessoa “normal”. Ando normal, como normal, falo normal, e até – pasma-te! - digo coisa com coisa (mas isso é o que as más-linguas espalham por aí). Contudo, ao pôr o pé do lado de cá, torno-me noutra pessoa, mais divertida até de que os leitores do blog todos juntos no Palácio do Governo a ouvir um discurso do Muitaboba!

Como podes ter reparado, eu prefiro estar sempre na fronteira - não, não falo da fronteira de N’Pack, que essa está com uma temperatura alta...
Quero dizer, não sou totalmente “normal” nem visivelmente “anormal”; Nem “perverso” nem “apaixonadamente perverso”. Sou mais isto, que um dia uma pessoa muito querida me escreveu: “Uma autêntica tentação ambulante”! Chega? Mantenhas.
AAS

domingo, 8 de novembro de 2009

Papé di mi ku padim matchu

Tinha toda a razao quando falei da Educaçao... Nao é que o post "Ditadura da a mao à palmatoria" deu azo a um enorme corrupio?
E porquê? Djintis ka panha pé! Ku fadi mon!!! Eu escrevi "ja imaginaram se o Cancan tivesse também um blog? Por exemplo www.kordasintudu.blogspot.com?".
Resultado da tal falta da Educaçao? Por estes dias, o passatempo de todos os cibernautas, depois de - claro! - abrirem o Ditadura do Consenso, é digitar o...kordasintidu.blogspot.com.
Estou a imaginar a cara deles quando aparece a frase "blog not found"... Bom, mas como a esperança e a sogra sao os ultimos a morrer, talvez o nosso amigo ainda aceita o conselho e pegue na ideia... AAS

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

N'punta nam + N'kontente + Sporting

- Adja Satu Camara, foi nomeada ministra da Administraçao Interna. Até aqui, tudo bem. A senhora até que se desenrasca, e é uma politica carreira. No entanto, tenho a minha duvida. E ela reside no facto de Adja Satu Camara estar doente, e se encontrar no estrangeiro ha um bom tempo.

- Finalmente, e depois de consultas ao mais alto nivel, Octavio Alves tomou posse como secretario de Estado da POP. Mas so depois de lhe ser garantido que vai "para fazer cumprir a lei". Assim, sim. E Octavio Alves bem podia ser o ministro da Administraçao Interna. Tem capacidade.

- Paulo Bento demitiu-se do cargo de treinador do Sporting Clube de Portugal. E ainda bem. AAS

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bonito. Muito bonito. Obrigado. AAS

"Bom dia, Aly.
So umas linhas para te dizer que de cada vez que abrimos o teu blog é como se recebessemos uma lufada de ar fresco.
Consegues, com um humor que te é proprio, escrever sobre temas sérios e manter informados os que sabem ler nas linhas e nas entrelinhas.
Mantém o teu estilo pois a informçao é assim mesmo - escreve-se no presente, deixando à Historia (que relata o passado) o papel de investigar com o recuo temporal necessario para corrigir certos relatos cujas vertentes nao sao sempre faceis de por a nu no presente. Mantém sempre o blog actualizado.
I.H."

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Decisao de Estado + A diferença no detalhe

A exoneraçao do Procurador-Geral da Republica (PGR) Luis Manuel Cabral é - podemos classifica-la dessa maneira - uma decisao de Estado.
Seja por que motivo for, ha apenas uma leitura para esta exoneraçao: o PGR nao mostrou trabalho e andava sempre a fazer queixinhas de que nao lhe deixavam trabalhar, que estava a ser ameaçado, que nao tinha condiçoes e nao havia dinheiro - e no entanto Luis Manuel Cabral nao saia pelos seus proprios pés. Nao. Havia de ser empurrado e cair aos trombolhoes. É a chamada integridade da merda!
O PGR exonerado foi testemunha das maiores atrocidades cometidas neste Pais. No entanto, nao se conhecem arguidos para nenhum dos casos. Assim, esta exoneraçao, pelo seu caracter exemplar, ainda que tardia, constitui bom indicio de como é possivel começar a restaurar a muito abalada credibilidade e autoridade do Ministério Publico guineense.
Um PGR nao pode ceder, muito menos acobardar-se perante a ameaça deste ou daquele bandido. Tem de fazer uso dos instrumentos que a lei lhe da, e que nao sao poucos. Sao...todos!
Ao novo PGR, Amine Saad, os meus votos de muito boa sorte, pois vai precisar de muita.

Respondendo a C.F.

Primeiro: eu nao tenho nada contra quem parte para buscar a vida no estrangeiro, e menos ainda 'detesto' a diaspora como disparas no teu e-mail. E havia de detestar porquê? Vao la buscar a vida - desde que nao levem a minha, é claro!
Volto a repetir: merecem-me admiraçao aqueles que partiram, mas convenhamos sao bem mais corajosos os que recusaram as tentaçoes e regressaram a casa, ainda que a venham encontrar pior do que a imaginavam.
Meu caro, entre nos ha um detalhe que faz toda a diferença: o Pais teima em ignorar-me o esforço; tu, nem por ti fazes um esforçozinho...
Segundo: eu nao tenho medo de nada! Charlie Chaplin escreveu na sua biografia que "a vida é maravilhosa quando nao se tem medo". Era o lema que gostaria de ter, pois o tempo verbal nao podia estar mais correcto. Mas nao consigo. "Nao ter medo" é um principio tao simples de formular que chega ao ponto de iludir-nos, e quase nos convence a experimentar ter medo".
O medo faz parte de nos como uma sombra. No que a mim e à minha profissao diz respeito, temo falhar, perder os que me sao queridos, a posiçao profissional, adoecer, nao ser aceite, nao ser amado. É disto, so disto que tenho medo. AAS

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ÚLTIMAS - Procurador-Geral da República foi exonerado

Photobucket

AMINE MICHEL SAAD é o novo Procurador-Geral da República

Decreto Presidencial exonera Luis Manuel Cabral do cargo de Procurador-Geral da República, e nomeia Amine Saad novo PGR;
Outro decreto nomeia Abubacar Demba Dahaba Conselheiro pbara assuntos económicos e de desenvolvimento; João Manuel Gomes, igualmente por decreto, foi nomeado Chefe de Gabinete de Malam Bacai Sanha. AAS

... 'Nino' Vieira - mês 8

Photobucket

No seu relatório sobre a Guiné-Bissau (próxima 5a feira), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon adverte para a necessidade da criação de uma comissão internacional de inquérito com vista ao apuramento das responsabilidades no assassinato do Presidente da República, 'Nino' Vieira, ocorrido a 3 de Março passado na sua residência, em Bissau.
A ONU quer igualmente ver esclarecidas as mortes de Tagmé na Waie, Hélder Proença, Baciro Dabó entre outros assassinatos. Ditadura do Consenso quer saber exactamente o mesmo. AAS

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ditadura dá a mao à palmatoria

E, pronto! Lá tinha que meter a pata na poça. Na noite cultural Ubuntu, que eu apresentei, as coisas correram bem. Enfim, o feedback foi bom. Contudo, nos agradecimentos...n'miti iagu: (...) "o embaixador da República Popular de Angola"... António Brito Sozinho, o embaixador, sorriu. Sempre amavel e muito diplomaticamente, veio ter comigo e disse: "O senhor enganou-se. É República de Angola". Reconheci o erro, e pedi desculpas. Que partilho agora com vocês. Bom, mas ja imaginaram se o Cancan tivesse também um blogue? Tipo... www.kordasintidu.blogspot.com? Seria o bom e o bonito!!! AAS

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Angolanos passam a ter como apelido "Eduardo dos Santos Junior"

A partir de agora, os bilhetes de identidade angolanos têm, para além da fotografia do cidadao, duas companhias: a de Agostinho Neto, e, pasme-se, de José Eduardo dos Santos, o Presidente digamos... vitalicio.
É o culto da personalidade no seu pior, fazendo lembrar sem saudade Stalin, Ceausescu, entre outros.
Ditadura do Consenso, como sempre e sem pedir nada em troca, da uma ajudinha ao PR José: dar a cada cidadao angolano, o apelido Eduardo dos Santos. Junior - claro! AAS

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Morreu Antonia Mendes Teixeira

Morreu ao inicio da noite de hoje, num acidente de viaçao, Antonia Mendes Teixeira, lider da bancada parlamentar do PAIGC. A malograda foi ministra por diversas vezes e era, à altura do seu desaparecimento, membro do Bureau Politico do partido no poder.
À familia enlutada, aos deputados e ao PAIGC, envio as minhas condolências. AA

Para os incondicionais...

...como eu. O Café Bate-Papo reabre na proxima segunda-feira, nova gerência, pastelaria fina e refinada, servindo igualmente almoços e jantares. O
E como a amizade conquista-se, a casa oferece os cafés nesse dia. Eu mesmo vou beber três logo pela manha. Boa sorte. AAS

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Remodelaçao governamental (actualizado) +... Uma nota preta

Adiatu Nandigna, do MNE para Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e da Comunicaçao Social, Artur Silva da Defesa para a Educaçao e Aristides Ocante, da Educaçao para a Defesa. Luis Oliveira Sanca, Ministro da Administraçao territorial, Adja Satu Camara - a grande surpresa, para Ministra do Interior e Mussa Baldé passa das Pescas para a Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Carlos Gomes Junior nao mexeu nas Finanças, no Comércio, no Plano, nos Recursos Naturais, nas Infraestruturas.
O Governo tem agora 15 Ministérios e 12 secretarias de Estado.

NOTA: Tinha tudo pronto para actualizaçao do blog, mas sucessivas chamadas nao me permitiram fazê-lo em tempo oportuno. De cada vez que ha um acontecimento - bom ou mau - eu sou sempre a vitima. Neste caso, no bom sentido. Apenas empatou, mas isso nao é mal nenhum. AAS

Primeiro-Ministro recorre à artilharia pesada

Remodelaçao governamental. A boa surpresa: Adelino Mano Queta (ex-embaixador em Portugal) é o Ministro de Estado e dos Negocios Estrangeiros. Artur Silva transita da Defesa para a Educaçao. Mais nomes dentro de momentos. AAS

Bem BAO! + 'anjos da noite' + posses

- O hotel Uaque "o melhor da regiao" (como se houvesse mais algum num raio de 40 km...) foi penhorado a favor do BAO - Banco da Africa Ocidental, por causa de uma divida de 130 milhoes de fcfa, a que se irao juntar as despesas com os advogados do banco. Moral da historia: nunca - mas nunca mesmo - tente enganar um banco! Bem BAO!

- "Diz ao teu patrao para te arranjar um caixao, pois logo, logo vamos assistir ao teu funeral. Somos os anjos da noite". Esta é mais uma ameaça feita por carta anonima, e calhou desta vez a um funcionario do Ministério da Funçao Publica (que também trabalhou no Ministério do Interior) e cujo patrao, hoje, se chama Fernando Gomes.

- Presidente da Republica empossa hoje os Chefes de Estado Maior dos três ramos das forças armadas, a saber: Exército, Armada e Força Aérea.

- A patente de Zamora Induta (representa a Armada) é Vice-Almirante; Antonio Injai é Major-General. AAS

Para M. E.

Por falta de tempo (mesmo), pergunto-te apenas isto: Três geraçoes de imbecis serao suficientes? Se nao, imprime esta pagina, dobra-a em quatro e... Olha, vai ver se estou no ilhéu do Rei. AAS

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pa bai nundê? + brevissimos

O jornal 'No Pintcha' - até ha pouco noutra galaxia - tem agora um site a que se pode aceder digitando www.jornalnopintcha.com. A unica critica que eu posso fazer (estive la uns eternos 2 minutos) é de a pagina ser bastante pesada. Quanto ao conteudo, apesar de alguns erros de palmatoria, logo se vera;

- Ainda nao visitei www.blufondam.blogspot.com, mas podem fazê-lo vocês;

- Também nao visitei www.twitter.com/umaro_cnn e nem o www.twitter.com/guineabissau, mas claro que la irei. E valera a pena. Abraço, Umaro.

- Recomendo, muito a proposito, aos ministros da Economia e das Finanças o livro "Economia para totos". Ali percebemos, nos que nao somos economistas, como é simples compreender o mercado... AAS

Posse tomada; novos galoes, também

E pronto. Fabricamos mais dois generais. Zamora Induta tomou posse como CEMGFA e foi promovido a General de 3 estrelas; o seu vice, Antonio Injai, passa a General de 2 estrelas.
De estrela em estrela, la vamos vivendo como so nos sabemos. Ninguém presta contas a ninguém. Ah, e muito boa sorte. Para as estrelas, bem entendido.AAS

CEMGFA toma posse hoje...

... E eu para aqui a pensar que Zamora tinha tomado posse desde 3 de Março?!... AAS

domingo, 25 de outubro de 2009

FAAla Brasiu!

Pois é. Duas visitas, hoje: a do chanceler brasileiro Celso Amorim e do chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA). O brasileiro vem inaugurar um senhor centro de formaçao; quanto ao angolano, e numa altura destas, com alguma tensao com os senegaleses, a vista nao é nada mal vista. Bem pelo contrario. As nossas forças armadas, recorde-se, ajudaram bastante o regime angolano numa das maiores operaçoes de logistica feitas durante a guerra com a UNITA, e cuja ponte era precisamente o aeroporto de Bissalanca. Portanto, seja bem-vindo sr. CEMGFA. AAS

sábado, 24 de outubro de 2009

Um prémio aos idiotas

J.L.,

Três questões tuas, merecem outras tantas respostas da minha parte. Abraço.


JORNALISMO: Não gosto de bater em ruins defuntos. Nem de me repetir. Mas acho que vou abrir uma excepção (traando-se Vexa de quem se trata).
Aplico ao jornalismo que se pratica na Guiné-Bissau a lei de Gresham, que explica que “a má moeda tende a expulsar do mercado a boa moeda”. Isto para te dizer apenas: a conjugação dos factores de mercantilização e de protelarização da classe jornalística leva a que se recompense melhor e se premeie mais o jornalista (ou será o jornaleiro?) que menos se dedica à análise cuidadosa, à investigação esclarecedora e à verdade das notícias, entregando-se, pelo contrário, à crítica gratuita, ao rumor que vende (como vende!) e ao título de impacto. Eu e o ditadura do consenso pelo contrário, somos um só. Eu!

JUSTIÇA: Nem a propósito. Sabias que os nossos juízes já recebem ameaças de morte? E com desenhos de pistolas e tudo? Pelo menos ficam a conhecer-lhe a forma...É, isto está a evoluir que tu nem fazes ideia! Diz-me lá, queres falar de que Justiça, e a quem? Ao milhão e meio de almas deste país, que, muito abaixo da linha de pobreza, lutam no seu dia-a-dia para ter e dar que comer aos seus filhos? É que a mim não é, estou certo disso. E tudo por culpa dos gatunos que nos fodem a vida constantemente, pilhando, roubando do erário público (dinheiro, casas, carros) – são eles que não permitem que o Estado resgate essas pessoas do terrível pesadelo que é a vida deles.

Queres falar de Justiça tendo o Ministério Público que temos? Que nunca investigou coisa nenhuma, e, ainda que diga o contrário, nunca lhe foi visto a fazer justiça? Diz que tem medo, que anda a ser ameaçado. Que quer mais dinheiro... Mas, e nós, o que nós somos mesmo? Somos um Estado crescido, com tomates - ou leis, ou lá o que é -, ou uma anarquia prester a anunciar ao mundo uma nova república? Num País como este, riquissímo em sinais exteriores de riqueza, só um Estado parvo, conivente com a gatunagem e a roubalheira é que não ganhava dinheiro! Era só facturar. Ha, porém, um senão: medidas dessas seriam... fracturantes.

Por fim, gostaria de dizer ao próximo gatuno do Estado: fique tranquilo, pois em 35 anos de independência não conseguimos colocar alguém como você na cadeia... Pois é, amigo, é indizível a sensação de impotência que invade a minha imaginação diante das coisas que sei que se passaram (e se passam) neste País. Aos gatunos do povo, um pouco de pejo e remorso não vos faria mal e livrar-vos-iam de um castigo ainda maior, quando forem prestar contas ao Senhor.

DESENVOLVIMENTO: O desenvolvimento de um País depende de três coisas: uma política séria, uma economia estabilizada e principalmente de um povo consciente. Ora, a Guiné-Bissau, outrora vermelha, verde e amarela desbotou e possui agora uma política cinza. A poluição da nossa classe política e dos nossos governantes egocêntricos dificulta a sobrevivênci de todo um povo numa sociedade como a nossa.

Tem um óptimo fim-de-semana, que já fodeste o meu!AAS

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vao mas é trabalhar!

Alguns juizes do tribunal de Bissau, chamaram hoje a imprensa (e a imprensa foi, e deram-lhes uns largos minutos para choramingar e fazer queixinhas - a imprensa que temos), para mostrar "cartas contendo ameaças de morte, com desenhos de pistolas". Juizes!?
É para verem: quando nao ha Justiça... son pa skirbi karta ku disenho! Talvez entendam essa linguagem... AAS

Reuniao sobre fronteiras... foi chao que deu uvas

A reuniao/encontro entre os governadores das zonas fronteiriças do Senegal (Ziguinchor e Kolda) e da Guiné-Bissau (Bafata, Cacheu e Oio), falhou por ausência do Senegal.
Assim, a proxima reuniao tera lugar quando Deus quiser. AAS

Senegal não desiste? Óptimo! Nós também não. AAS

El chabolismo de Madrid en Bissau!

Photobucket

España me mata!; a Câmara Municipal de Bissau, também. Então não é que a super-poderosa Embaixada do Reino de Espanha ergueu, em Bissau, em plena rotunda da Praça do Império (sim, do Império!), um telheiro???? A Embaixada prestou, sem margem para qualquer dúvida, um belo serviço à cidade, e, sobretudo aos seus carrões.

Em frente ao mamarracho, por cima do passeio, ergueram uma garagem em ferro e zinco, para abrigar os carros do sol! Isto, em pleno centro da cidade, nas barbas da Câmara Municipal de Bissau e do seu presidente - um arquitecto paisagista!!! Meu Deus!

P.S. - Señor Pablo: isto és verdad? AAS

Porra!!!

Cerca de 500 mil dólares desapareceram do Banco Central de São Tomé e Príncipe. Perdão: 500 mil dólares (do ESTADO) desapareceram da RESIDÊNCIA do 1º Ministro de S. Tomé e Príncipe, Rafael Branco. Não apetece gritar... PORRA?!. Parece que ouvi alguém dizer: «Apetece, sim!» AAS

Ditadura melhor que muitas democracias

"Olá nha ermon Aly!

Muito obrigado pelas actualidades que nos dás nesta Ditadura mais democrática que muitas ditas democracias, ah pois é!

Confissão: confesso que quando passa um dia (dois são demais) sem actualizações no bloque fico muitissimo preocupado, sem puder controlar os possiveis cenários (imaginários) na minha cabeça. Pois, isto porque, sabendo o que sei desses gajos (com o espirito 'anos ki luta') - são uns intolerantes de caraças! Estando aonde estou, o teu blogue tem uma importância enorme para mim, uma visita diária. Peço a Deus que te proteja dos mal-intencionados.

Mudando de assunto, lembro me de um artigo seu em resposta a um suposto cabo-verdeano que queria chamar a nossa Guiné e os guineenses de ingratos... mas logo assim que puseste o dedo na ferida... falaste dos cipaios, aí, logo calaste o sujeito, que concerteza sentiu um autêntico porco espinho de arrepios.
Sabendo o que sei, os caboverdeanos devem-nos a tudo... Acho-te muito inteligente. Tal como alguém, vistante do blogue, perguntou há algumas semanas acerca da tua profissão, pois aí está: eu não diria que a tua profissão fosse estranha, pois quem vê o teu currículo/perfil sabe logo o que és.

Em resumo só temos mesmo que te agradecer, eu e a todos os que se servem do blogue.

D. Gorko
"

- Gorko...fiquei sem pio. Abraço, Aly

A primeira vez

"Bom dia, Aly

Para dizer a verdade, fiquei contente com o teu trabalho, mas não tens o direito de ficar vários dias sem nada escreveres, porque é lá que eu acompanho tudo o que se passa na Guiné-Bissau - a nossa terra.
Gosto de ler tudo, e aprecio a forma que usas para falar das coisas. Estava desesperado com a nossa terra, mas, desde que descobri o blogue ditadura do consenso, fiquei satisfeito e com esperança em como agora vou ter informação de primeira. Contudo, parece-me que ficaste um pouco preguiçoso desde o fim das eleições presidenciais. Apoiar-te-ei sempre moralmente. Muito prazer,

Benoit Sarr (antigo estudante da Faculdade de Direito de Bissau, anos '90)
"

- Muito obrigado, amigo. Um grande abraço. AAS

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ÚLTIMA sobre a guerra deles

Rebeldes de Casamança mataram ontem (mais) um soldado do exército senegalês, na estrada que liga a Ziguinchor. AAS

Noite Ubuntu? É para já

Photobucket

Para saber mais e acompanhar as actividades UBUNTU clica aqui

Encontrado um corpo a boiar no cais de Pindjiguiti

O corpo de um homem deu hoje à costa, no cais de Pindjiguiti. As autoridades acreditam que o individuo tera morrido, por afogamento, ha pelo menos 48 horas. Nao tinha consigo qualquer documento de identificaçao. AAS

Exército guineense enviou hoje mais de 100 militares para a fronteira. Ditadura do Consenso junta-se à festa, amanhã, em S. Domingos. AAS

Photobucket

As ordens que os militares guineenses levam para a fronteira, são claras: Não recuar um só passo! O Presidente da República, Malam Bacai Sanha, que é igualmente Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, está atento, mantém-se infexível e deixou já bem claro: "A Guiné-Bissau não é parte na guerra entre independentistas de Casamança e forças armadas do Senegal". Mais, as nossas fronteiras são uma questão de soberania. E, obviamente, invioláveis. Nem mais.

Às nossas forças armadas, uma palavra de encorajamento. Levantar bem alto a nossa bandeira tricolor e enfrentar qualquer força invasora com tenacidade e brio! E lembrem-se que a arma que empunham, na paz é pesada como chumbo; na guerra é leve como lã...
Eu ofereço-me desde já para, se for necessáro, juntar-me às fileiras e pegar em armas. E que fique bem claro: O exército guineense não combaterá 'o inimigo'; Combaterá qualquer invasor. AAS

domingo, 18 de outubro de 2009

Rio para nao chorar

A cidade do Rio de Janeiro - anfitria do proximo campeonato mundial de futebol, e dos jogos olimpicos - foi ao fim da noite de ontem palco de violência...olimpica!
12 mortos, entre traficantes de droga e a policia. O piloto de um helicoptero das forças da lei foi atingido a tiro, tendo o aparelho despenhado com a consequente morte dos dois ocupantes. Tudo, pela posse do morro do macaco, uma das favelas mais perigosas do Brasil. Para distrair a policia e desviar atençoes, os traficantes incendiaram 6 autocarros. Depois, foi o que se viu. "Nunca ouvi tantos tiros na minha vida", comentava um residente. AAS

E agora, algo para descomprimir

Photobucket

Quem quer um diploma FALSO como Judas, vai a Marrocos

"Caro compatriota

Felizmente encontrei o teu e mail. Ouvi falar do teu blog e por isso decidi escrever para te contar uma história. Quero que pulique o conteúdo deste e-mail no teu blog.

“Quando a embaixada dá o visto, vendem-no aos clandestinos congoleses. A embaixada recusa dar mais vistos e, agora, falsificam diplomas para serem vendidas em Bissau. ATENÇÃO: A maioria dos diplomas de Marrocos a circular por Bissau são FALSAS. Até as de Medicina – que fique claro isto: nenhum guineense cursou Medicina em Marrocos. Há gente que vem de Dakar, estudam um ano, falsificam o diploma e vão para Bissau exercer. Até o presidente da associação está metido na rede de venda de vistos (ele e o vice-presidente).
Fale disto no teu blog e talvez párem. Os estudantes de Marrocos que estão sempre em Bissau não fazem mais do que vender vistos, passaportes e diplomas fasificados.

Por favor, investiga mais sobre este assunto.
Saudações.
SF
"

OBS: Aponte, chame nomes - e, sobretudo, mande provas. Eu trato do expediente... AAS

Vergonha

"Aly,

Informo que os estudantes guineenses já estão em Marrocos, mas foram eles que custearam as respectivas viagens. O governo liquidou os títulos mas os familires foram obrigados a custear a viagem. Obrigado.
SF
".

Obrigado eu. Treta de Estado, é o que é. Aos bolseiros, uma palavra de encorajamento e votos de muito boa sorte nos estudos. Ah, e quando regressarem ao vosso País os governantes serão outros, com outra visão do mundo e das coisas. AAS

ÚLTIMA HORA (ou, afinal, 'não há fricção'): Guiné-Bissau envia contingente militar para a fronteira Norte com o Senegal... AAS

sábado, 17 de outubro de 2009

Que chatice!, já não vamos dar uma coça ao Senegal

- "Está tudo bem, não houve fricção nenhuma entre a Guiné-Bissau e o Senegal", disse o Presidente da República, Malam Bacai Sanha, momentos antes de deixar Bissau com destino a Abuja, na Nigéria, onde participará na cimeira extraordinária da CEDEAO.

- 3 de Novembro, é a data para a 1a sessão da Assembleia Nacional Popular 2009/10. AAS

Onde páram os 18 milhões da viagem dos estudantes para a Argélia?

Corre por Bissau o seguinte: o Ministério das Finanças terá, de facto, desbloqueado a verba, mas contra todas as indicações do Governo, e do 1º ministro, o secretário-de Estado da Educação, Besna na Fonta tê-lo-á usado para pagar a professores.
É assim: bu ta kapli na um lado, ma bu ta tchapadu na utru lado. Se aconteceu mesmo isto, so há uma solução: o secretário de Estado deve dar explicações aos pais e encarregados de educação dos estudantes bolseiros, e, depois, pedir a sua demissão. Seria de homem. Ou, como uma espécie de bonus, o 1o Ministro poderia demiti-lo. AAS

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

'Dia mundial da lavagem das mãos' esquece os pés

Conselhos práticos do ditadura do consenso:

- Lave as mãos antes de comer;
- Lave as mãos antes de ser comido;
- Lave as mãos antes e depois de cagar;
- Lave as mãos antes de cagarem em si;
- Lave as mãos antes de fazer um manguito a qualquer ministro;
- Lave as mãos antes de cumprimentar o Aly, e ... o Muitaboba. O Muitaboba?! AAS

Rebeldes de Casamança raptaram ontem cidadaos guineenses; e Exército senegalês invade territorio guineense. AAS

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Segurança do Estado mete mao na bola

Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Alto e para o baile. Os serviços da Segurança do Estado mandaram deter ao fim da manha de hoje, um jornalista do jornal 'catolico' (sai quando Deus quer) 'Donos da Bola', por causa de um artigo sobre a suposta prisao do chefe dos rebeldes de Casamança.

OBS.: Nao sei por que diabo um jornal chamado 'Donos da Bola' fala de politica e de militares, e da prisao deste ou daquele. Ainda assim, a detençao esta mal e prova que os jornalistas na Guiné-Bissau têm total liberdade de expressao. AS

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Falta de Educação desespera bolseiros

O ano lectivo 2009/10 começou há muito, mas ainda permanecem em Bissau os 36 estudantes com bolsas de estudo universitário para a Argélia. Um dos estudantes garantiu mesmo que o ministério da Educação pediu a cada bolseiro que pagasse a quantia de 364.000 fcfa com vista a custear a viagem entre Bissau e a capital argelina. Os encarregados de educação exigem que o ministério das Finanças liquide o título. A questão que agora se põe é: os estudantes devem ter mais medo do ministro da Educação, ou da Educação do ministro? Em semelhante situação estão também duas dezenas de bolseiros que vão (não sei se vão...) estudar para a Rússia AAS

Vamos a isso?! Está muito frio para o meu gosto...

"A revolução não é um jantar social, um acontecimento literário, um desenho ou um bordado; Não pode ser feita com elegância e delicadeza. A revolução é um acto de violência" - Mao Tsé-Tung

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Oh Lopes, estava a ver que nunca mais, pá!

Photobucket

Decreto Presidencial nomeia o Dr. Octávio Lopes (Octávio un son dê!) Conselheiro para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais do Presidente da República - cargo equiparado a ministro. Tudo manera son pa fassi arte! AAS

Com papas e bolos se enganam tolos

Bom, lá está ele de novo: o arroz. Não há nenhum outro produto (cereal ou não) que mereça tamanha atenção do Governo guineense. Desta vez, não houve recepção ao navio, mas houve muito barulho por causa de 2 mil toneladas deste cereal. Dois ministros (da Função Pública, e do Comércio), e jornalistas. Muitos, que depois trataram de tudo para que o tema arroz fosse abertura de jornais informativos. Como foi.

Fernando Gomes, o reformador, abriu as hostilidades: "Este produto não é do Governo, mas sim de um empresário". Ai não é do Governo? Hummmm... Então porque fala o ministro? Ah, para enganar tolos. Funcionários Públicos: "O arroz é para os funcionários da administração pública. Quem levantar um saco, será descontado no fim do mês, se levar dois, também.". Como? Em que fim do mês mesmo? Ok, percebi. E passo a explicar: Como o Governo nao paga os salários, nem tem dinheiro para gastar com gente que finge que trabalha, então arranje-se um empresário do regime, junte-se-lhe dois ou três telefonemas para os bancos comerciais, depois misture tudo, agite bem e... bingo!: O esfomeado funcionário da administração que recebe mal e sobrevive porcamente, ainda chega ao fim do mês e, zás!!!, salário ka tem!

Falou ainda o ministro do Comércio, mas...não percebi nada do que disse o sujeito (acho mesmo que nunca o perceberei). Ah, e falou também o secretário-geral por qualquer coisa sobre 'danos'e não-sei-que-mais, para dizer "eu mesmo aprovei o arroz (sic). Comi-o ontem e é bom". Portanto, caso o arroz fosse uma porcaria (olá, Cancan) lá teríamos danos a mais e um secretário-geral a menos. A reforma agradecia. Ainda esperei por um directo telefónico com Cuba, mas nada.

- Importa-se de repetir?

- Depois da audiência com o Presidente da República, Malam Bacai Sanha, o embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, António Ricocca Freire, deixou um oportuno alerta: "Para a mesa redonda/conferência (a realizar brevemente) é necessario que o Pais apresente projectos concretos". Trocado por batatas: que o Governo tenha a lição bem estudada; que mostre que sabe, que seja ambicioso. Depois fiquei - e não me perguntem 'porquê' -, com pele de galinha quando o ouvi dizer "Portugal seria o interlocutor da Guiné-Bissau junto da comunidade internacional". É que isso nunca aconteceu... AAS

Lamento que se sente

Os enfermeiros guineenses estao em greve. É um direito que lhes assiste. E ainda bem. O problema, isso sim, é: Porque é que os enfermeiros estao em greve? Porque trabalham para um Estado paria e trapaceiro. Um Estado que lhes suga até ao tutano, e depois nao lhes paga. Nem o salario, nem os subsidios de vela, que fara os de insularidade. Esta tudo votado ao abandono.

Outro (grande) problema é: Quem paga? Nos, os cidadaos guineenses. Hoje, num lamento que me tocou fundo, na alma e no peito, Agostinho Semedo, o director do hospital Simao Mendes, soltou tudo o que lhe ia na alma: "Eles têm a sua razao e estarao no seu direito, mas os guineenses nao têm o direito a morrer assim porque nos, os médicos e os enfermeiros nao recebemos". Amigos, isto doeu. AAS

sábado, 10 de outubro de 2009

Governo diz ter "condições" para iniciar o Ano Lectivo 2009/10...

... Mas não tem. AAS

Governo diz ter "condições" para iniciar o Ano Lectivo 2009/10...

... Mas não tem.

BÓNUS: Afinal a comitiva para Cuba é enorme! Para além dos 3 ministros, seguiram viagem duas pessoas cuja missão é fazer warga, quatro para dizer apenas 'sim, senhor', uma para fazer ligações directas para o Estado-Maior, mais quatro para transportar as malas com os códigos secretos dos nossos mísseis terra-ar. Para além, claro, dos assessores, conselheiros, amigos e colegas empresários. AAS

Sugestoes para os proximos Nobel da Paz

Parece que esta na moda. Quem mata mais, ganha. O império norte-americano prova isso mesmo. Assim, sugiro que para as proximas nomeaçoes, o Parlamento Norueguês (que é quem escolhe o Nobel da Paz) tenha em consideraçao nomes como:

- Capitao Dadis Camara
- Capitao Blaise campaoré
- Presidente da Junta Militar da Birmania. AAS

Hoje é dia mundial da saude mental + Cuba linda 2009

Naquilo que à Guiné-Bissau diz respeito, eu deixo esta questao:

Kal dia ku dudu kura dudu?

Nao ha nenhum centro de internamento, apenas um de consultas externas, num buraco qualquer do que resta do (ex)hospital 3 de Agosto...

- 1o ministro viajou para Cuba. Fica dez dias. Leva muita gente, entre eles os ministros da Educaçao, dos Negocios Estrangeiros e mais um. Eu - e esta mal, muito mau mesmo -, nao fui! AAS

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nada

É uma hora da tarde. Faz calor. Muito. Mas é assim: relativamente ao post "Ensaio sobre a porcaria", recebi uma mão e meia de e'mails. Respondo a um 'advogado do diabo' que, do alto da sua incompetência e sem mais nada para dizer ou fazer - a propósito, o sujeito em causa despacha à sombra de uma mangueira -, decidiu dar o peito. N'bom, nô pintcha!

Photobucket

dutur,

Eu já sabia que os pequenos poderes funcionam pelo exemplo. Ou seja, se um magistrado faz uma asneira e não acontece nada, então há como que um efeito dominó: um polícia pode fazer asneira igual, e a seguir um militar, e depois ainda um guarda nocturno. Agora...um ministro e porta-voz de um Governo? Não! Três vezes, não.
Um ministro não pode estar intimamente convencido de que não tem de prestar contas a ninguém pelo que diz, e faz - muito menos sobre o que diz. Ou seja, basta ser ministro. Nada mais errado.

No ditadura do consenso, as contas são para prestar! Isto não é o Tribunal de Contas, não.

dutur,

Diz ainda que eu estou a fazer uma 'campanha negra'. Lá está: confundiu humor (negro) com campanha eleitoral (i ka na tarda...).
Esta atitude tem no entanto alguns problemas. Em primeiro lugar - e exactamente por ser ministro -, Oscar Barbosa tem a obrigação de falar com linguagem de estadista (ou de gente); Cancan tem ainda a obrigação de esclarecer qualquer dúvida que exista sobre a sua conduta no presente (o passado, ainda que seja conhecido de muita gente, não me interessa. Melhor: é-me indiferente).

dutur,

Para terminar, respondo-lhe sobre a acusação de falta de 'sensatez'. Camarada, sabes lá o que é que esta palavra quer dizer... Bu ka panha pé! Sensatez é a arte de saber o que deve ser revelado. Nem mais. Ah, só mais uma coisa: quando um ministro chama os emigrantes (donos de 90% da economia da Guiné-Bissau) de "PORCARIA" não está a ser simpático. Não. Foi ordinário.

P.S. - Cuidado pa ka ramo di pé di mangu caiu na kabeça dê. AAS

Delírio:

O Presidente da República, Malam Bacai Sanha, foi de encontro à taça do Mundo no aeroporto Osvaldo Vieira. E falou: "Em 2014, a Guiné-Bissau vai estar em força na copa do mundo". Fiquei sem saber se o PR se referia à nossa selecção de futebol, se vamos nadar dentro da taça, se pensa mandar o batalhao 'Búfalo' ou, ainda, o grupo desconhecido... Hora pa ruspundi tchiga?! AAS

Obama, o unificador

O Comité Nobel norueguês, distinguiu o presidente norte-americano Barack Obama, com o Prémio Nobel da Paz 2009. AAS

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Porcaria de ensaio... As associaçoes de emigrantes devem, primeiro, exigir desculpas por parte do ministro. Depois, a sua demissao. Bom dia. AAS

Ensaio sobre a porcaria

De cada vez que o ministro dos Recursos Naturais, Oscar Barbosa (Cancan) fala em nome do Governo, ou do primeiro-ministro, eu fico preocupado.
Hoje, falando sobre a problematica das armas ligeiras e de pequeno calibre, Cancan foi, no minimo deselegante - isto para nao dizer grosseiro.
O problema para a proliferaçao dessas armas, de acordo com o ministro, sao os emigrantes dos paises vizinhos Guiné-Conacry, Serra-Leoa, Senegal (Casamança), - contudo esqueceu-se de mencionar as armas que os colombianos exibem aos olhos de todos nas ruas de Bissau...
Depois, desancou os Serviços de Informaçoes do Estado por "nao terem a capacidade de controlar as nossas fronteiras.
O ministro foi ao ponto de chamar os emigrantes de "porcaria", dando um infeliz exemplo: "Os mosquitos desenvolvem onde existe lixo, porcaria".
Sera que... Nhu ministru, nhu lembra di kil programa di radio... korda sintido?

- Abdoulaie Wade, o presidente do Senegal, Pais que nos adora, enviou dois emissarios a Bissau: o seu director de gabinete... e o ministro das Forças Armadas, que ha uma semana sofreu um sério revês na provincia de Casamança com a morte de sete militares. Hum! AAS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Entretanto em Conakry, com escala em Luanda

- Na capital guineense, o retrocesso humano é perfeitamente visivel e nao é aceitavel. Entretanto, um golpista - Blaise Campaoré, do Burkina Faso, tenta convencer outro golpista, ainda que falhado: capitao Moussa Dadis Camara.
Campaoré foi recebido no aeroporto com passadeira vermelha e fanfarra militar. É o deboche total!

- Global Witness alerta FMI por causa do emprêstimo de 900 milhoes de dolares a Angola. "O plano angolano é opaco", diz a organizaçao, talvez a unica, que nao larga os calcanhares de Eduardo dos Santos e do regime cleptocratico de Luanda. AAS

Son pa badja tok sol mansi! Koloooooooooo

Pela 1a vez, e isto falando apenas dos PALOP's, subimos um degrau (nos outros nem chegamos a aparecer...), e deixamos para tras um gigante: Moçambique.
Segundo o indice do desenvolvimento humano hoje apresentado, a Guiné-Bissau surge em 4o lugar, abaixo de Angola, S. Tomé e Principe e Cabo Verde, que ocupa a primeira posiçao no ranking. Son pa no toka tina ku nhanhero... AAS

Decreto que cai bem

Photobucket

Agnelo Regalla foi hoje nomeado por Decreto Presidencial, Conselheiro do Presidente da Republica (cargo equiparado a Ministro), e porta-voz de Malam Bacai Sanha.
O proprietario e administrador da radio 'Bombolom' (106.2), ja foi secretario de Estado da Informaçao (1984/85) e ocupou a mesma pasta de 1990/91.
Agnelo Regalla tem o feliz condao de ter sido dos poucos membros de um Governo da Guiné-Bissau a demitir-se dos seus cargos. E fê-lo por duas vezes. AAS

A verdade sobre as mentiras

Chegam diariamente às minhas caixas de correio electronico dezenas de e-mail - uns com sentido, outros sem cabeça.
Aos primeiros dedico algum tempo, ja no que toca aos outros...
No entanto, chego a surpreender-me com a estupidez de algumas mentes, pela sua imaginaçao e, nalguns casos, descaramento. Tudo isto, a proposito de uns titulos sugestivos tipo "video do assassinato de 'Nino' Vieira". Deixem que vos diga isto (académicos incluidos...): é tudo mentira. Kafunbam!!!
Ha, de facto, um video. Melhor, ha dois videos. Um, com pouco mais de 12 minutos, registando a chegada de meia duzia de viaturas todo-o-terreno à casa do PR 'Nino' Vieira; a outra gravaçao, com 34 minutos, foi feita durante o show-off do tiroteio, e mostra gente fardada que falou noite dentro ao telefone; um corrupio enorme, desenfreado, de viaturas do EMGFA, da Marinha de Guerra entre as do proprio PR e da mulher.

Portanto, acreditem: nao ha mais nenhum video, para além destes de que vos falo - e vocês sabem quem os fez.

Isto de dizer "os familiares do PR 'Nino' pediram que nada fosse divulgado" é pura especulaçao. Um delirio mesmo!
É claro que quando nao ha nada para escrever algumas pessoas inventam. Contudo é bom nao esquecer que o peixe morre pela boca. Normalmente. Ah, e que nos estamos fartos de engolir o peixe pelo rabo. AAS

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Chove em Conakry + ninguémTV

A Televisao da Guiné-Bissau ameaçou hoje o Governo, acenando com 5 dias de greve.
Eu nao entendo é isto: Como é possivel que uma coisa que nao exista (ou, ainda que exista, ninguém liga) ...faça greve?

- Post-scriptum: Justamente, no dia que coincide com os 52 anos da sua independência, os guineenses de Conakry sao chamados a reconhecer os seus entes assassinados a sangue-frio num estadio de futebol. A historia, infelizmente, esta cheia de ironias destas. De certa forma, nos também sofremos com eles. AAS

O Brasil é um mundo. Exibam-no!

O Brasil organizara (novidade para esses lados do globo) os Jogos Olimpicos. E prova o seu poder politico, economico e diplomatico. E poe os EUA de joelhos e deixa os japoneses de olhos em bico.
O que esperavam mesmo do unico pais no mundo que a crise economica mundial nem roçou, e, ainda por cima, cresceu dois digitos?!
O Brasil é, hoje, o unico Estado a falar tu-ca tu-la com a poderosa e arrogante maquina de destruiça em massa chamada Estados Unidos da América. Valeu! Adoro vocês!!! AAS

Decreto que vao para casa

Decreto Presidencial da por finda as funçoes dos seguintes doutores, engenheiros, embaixadores e afins. Segue a lista:

Alamara Nhassé, (casa, e o resto também), Ibraima Sow, Mamadu Iaia Djalo, Abel Incada, Hilia Barber, Teodora Inacia Gomes, Augusto Formoso Correia, René de Barros, Ussumane Sidibé, Pedro Maria Mendes Costa.

Um outro Decreto Presidencial nomeia Aniceto Alves para assessor de imprensa da Presidência da Republica. AAS

Eh pá!, ainda invadimos a Guiné-Conacry

Bô sossega óhhhh... O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Zamora Induta, afirmou hoje à rádio Pindjiguiti que houve "centenas de mortos" em Conacry - uma novidade, portanto... e alertou que a Guiné-Bissau está "alerta e pronta". Pronta para quê mesmo? Não serão da responsabilidade do Ministério do Interior, as nossas fronteiras? Traplhada atrás de trapalhada pode ainda vir a fazer-nos invadir o nosso vizinho...por erro! Isso é que seria bom de ver.

Por outro lado, a Junta Militar golpista, que promoveu o derramamento de sangue fala em "58 mortos", enquanto que organizações dos direitos humanos apontam para números superiores a 150 mortos. Como se estivéssemos a falar de números e não de seres humanos. AAS

'Maria do Rio', hoje

É sexta-feira, mas nao há lua cheia. Há, isso sim, uma jantarada:

Rissóis, pastéis de peixe, salada russa (sem os russos), ovos c/tomate, bolinhos de arroz, salada de pepino, salada chinesa c/camarão (sem os amarelos), filetes de tamboril, strogonoff de carne, batatas fritas e arroz.

Sobremesa: mousse de cabaceira. Bom apetite ao som das melodias do Demba e do Miguelinho N'simba.

'Nino' Vieira - mês 7

Photobucket

"O Presidente da República eleito em 2005, Joao Bernardo 'Nino' Vieira, foi cobarde e selvaticamente assassinado na sua residência, na madrugada de 2 de Março, perante a passividade de quase toda a gente (houve quem comemorasse fazendo saltar rolhas das garrafas de champanhe; houve (eu vi!) membros do Governo que apareceram nas cerimónias no Parlamento que antecederam o funeral de Estado (aparente) com gravatas às cores - chamou-me à atenção e fiquei particularmente chocado com uma gravata cor-de-rosa choque de um certo secretário de Estado...enfim, coisas nossas.

Passaram-se sete meses - 7!, as autoridades guineenses lavaram as mãos como Pilatos, Judas riu-se do alto da sua traição, o povo conformou-se. O Procurador-Geral da República (que deve ser rapidamente exonerado, demitido, assado, o que for) não procura saber patavina. Tem medo da tropa, ou dos búfalos, ou será do gato lagária? Mas o António Aly Silva não se conformará. Isso é que seriam favas contadas!

A comunidade internacional mantém-se apática, selvagem mesmo. Como as nossas autoridades. Uma merda, é o que é!

Enquanto cidadão deste País atrofiado, não me conformarei nem me calarei enquanto a verdade não ver a luz do dia. Se, porventura, houver (e há!) alguém que ocupe alto cargo neste Estado, e com as mãos sujas de sangue, particularmente neste acto bárbaro, vil e cobarde, então que seja(m) acusado(s) antes que as lavem.

O que me entristece é saber que há muita gente neste País que está bem na vida, apenas e só por causa do 'Nino' Vieira. Onde estão hoje?. Muitos pavoneiam-se agora pelas ruas esburacadas e poeirentas de Bissau, atrelados a outros que se sentem no poleiro ou protegidos por outrém. Outros fugiram temendo a tropa. Outros fecharam-se em copas. Acobardaram-se. Simplesmente. Uma vergonha!

Apelo ao Parlamento, ao Governo, às autoridades judiciais, judiciárias, à Comunidade Internacional:

DESCUBRAM QUEM MATOU O 'NINO' VIEIRA, O TAGME NA WAIE, O BACIRO DABÓ, O HÉLDER PROENÇA E OUTROS GUINEENSES QUE TOMBARAM ÀS MAOS DE UM ESTADO QUE SE QUER MANTER ASSASSINO, DOENTE E PERVERSO.
AAS"

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Decreto Presidencial nomeia conselheiros de peso

O Presidente da Republica, Malam Bacai Sanha, nomeou ao fim da tarde de hoje, por decreto, dois conselheiros: O comandante de brigada Umaro Djalo passa a Conselheiro Principal, e Soares Sambu, um dos historicos do PAIGC, ocupa a pasta de Conselheiro para os Assuntos Politicos e Diplomaticos, cargos equivalentes a ministro. Dino Seidi chefia o protocolo da Presidência. Deus os ajude. AAS

Novidades!, novidades!

Queixinhas. É o que é. Vou ser mais claro: de facto nao tenho actualizado o blogue 'mais vezes' - isto no dizer daqueles que me escrevem a resmungar - ou devo dizer ganir?
Entao é assim: ando metido em trabalhos. Trocado por miudos: estou numa grande empreitada - pintar 25 quadros sem sequer respirar; estou igualmente a preparar uma exposiçao de pintura. Tudo isto sozinho - ami i guineense, ami i un son.

PRÉMIO "Ditadura do Consenso"

Ditadura do Consenso, modéstia à parte, tornou-se numa instituiçao. Oh, la, la! Institucionalizado que esta, agora ha que fazer render a coisa. E, num ai, decidi pela criaçao do prémio "Ditadura do Consenso" para agraciar os nossos honraveis e respeitados politicos. Candidatos ha muitos, agora é ver que faz mais merda. O prémio a quem o merece.

OBS: A bandeira do DC a hastear na Presidencia do Conselho de Ministros, ja foi aprovada pelo Conselho dos Ditadores e esta no alfaiate. Bo sinta bo sukuta... AAS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Morre-se na outra Guiné

- 157, é o numero de mortos patrocinado pelo regime ditatorial do capitao Dadis Camara. O Presidente da Republica Malam Bacai Sanha, estara a esta hora a receber o embaixador da Guiné-Conacry em Bissau (acompanhado do nosso embaixador acreditado em Conacry, Amadeu Idrissa Sow) para saber mais desenvolvimentos sobre este massacre. AAS

O desfile militar que mais ninguém viu

Estas imagens valem mil palavras, mas não me merecem nenhum comentário. AAS

Photobucket

E mais esta pérola...

Photobucket

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TAP voa baixinho

A Transportadora aérea portuguesa (kil mamaduris) avisa que, por motivos que se prendem com a greve dos seus pilotos (cerca de 800), o check-in tem inicio à 1 hora da manha do dia 26, sabado, e prolonga-se até às 3 horas.
A partida? Bom, isso sera quando os deuses (leia-se pilotos) quiserem.
Aos passageiros:
Aos, ramboiada na X-Klub, Plack, Bambu ku Sonhos ka na maina. AAS

36 anos e 1 dia depois, um balanço parado

Admito que nao fui ver a parada militar ontem realizada: estava parado. Completamente. Algures. Contudo, ouvi o discurso do PR Malam Bacai Sanha. "Que o odio, a vingança, a matança fiquem para a historia" - fiquei contente com a rima; "a Guiné-Bissau nao sera mais uma placa giratoria do trafico de droga" - fiquei naturalmente contente.

Eu continuava atento ao transistor, à coca. Nada. Pareceu-me até que quem falava nao estava à frente, esta por tras, coberto desse véu de responsabilidade e solidez moral que fizeram dele Chefe de Estado. Um Chefe de Estado apenas.

E porquê? Porque nao se ouviu do PR nada, nem uma palavra de conforto sobre os assassinatos de 'Nino' Vieira, Tagmé na Waie, Hélder Proença, Baciro Dabo entre outros.

Nao cabe a um Presidente da Republica dizer que acabaram o trafico de drogas, os assassinatos e nao sei que mais. Alias, Bacai Sanha deveria era estar na Assembleia Geral das Naçoes Unidas, dar-se a conhecer aos lideres mundiais, fazer passar a mensagem.

Nao sei o que acham. Mas é aquilo que eu penso. AAS

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nubdadi

Somos o unico Estado que comemora a sua dependência do mundo. Assim, no pintcha! AAS

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ah, Maria!

Hoje é quarta-feira, véspera de feriado nacional (para comemorar o quê mesmo?) - e na 'Maria do Rio' volta a acontecer a jantarada do costume e a musica ao vivo:

EMENTA

- Salgadinhos, pao-de-alho, beringelas fritas, camarao c/legumes salteados, salada à 'Maria do Rio', salada de pepino, ovos com tomate, salada russa (sem os russos), empadao de carne, arroz à Maria.

SOBREMESAS

Mousse de chocolate e salame de chocolate.

PREÇO: 5.000 fcfa por pessoa, bebidas nao incluidas.

Bom apetite.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Crime, Castigo & Companhia

Crime:

Em Angola (!) a situaçao materno-infantil existe, e mete do: por cada 1000 nados-vivos, 185 crianças morrem (media de 10 mortos/dia). Por cada três crianças que dao entrada no hospital, uma fica internada;

Castigo:

Em Moçambique, o crime mata 18.000 pessoas por ano: uma média de 50 mortos/dia;

Companhia:

Por ca, a tropa prepara uma hiper-parada militar para comemorar (?) a data de 24 de Setembro. À falta de avioes para o show-off da fumarada, pode ser que se arranje um ou outro djamburere...

BONUS: Queixaram-se-me por 'nao actualizar o blog ha uma semana'. E com toda a razao. N'bom, ali n'riba mas. Bo diskulpan pom.. AAS

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Descubra as diferenças

Photobucket

Photobucket

AAS

domingo, 13 de setembro de 2009

Cabral... Ka kê? Torossa...

Photobucket


Completaram-se ontem 85 anos do nascimento de Amilcar Lopes Cabral (12 de Setembro de 1924 – 12 de Setembro de 2009). Sou um cidadão guineense que sente um orgulho desmedido quando falo, sobretudo com estrangeiros, sobre a figura deste mítico chefe guerrilheiro do século XX, e insigne pensador.
Para o livro «O Fazedor de Utopias – Uma Biografia de Amilcar Cabral», do jornalista e antropólogo angolano António Tomás, o escritor e seu conterrâneo José Eduardo Agualusa, escreveu: «Tenho para mim que Amilcar Cabral foi uma das figuras mais interessantes do século XX, uma espécie melhorada (muito melhorada mesmo) de Che Guevara africano».

Agora, apresento-vos a obra-prima da estupidez extrema (humana e partidária!). Nas últimas eleições Legislativas, o PAIGC (‘dunus’ di Cabral) afirmava do alto da sua eterna ignorância, que a casa onde nasceu Amilcar Cabral iria transformar-se «num exemplo para o País, com as obras de reabilitação» que se seguiriam.

Quase dois anos depois (!) das promessas eu, António Aly Silva, fui ontem, dia 12 de Setembro verificar isto mesmo: nada, zero, niente foi feito! Ora vejam lá. AAS

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Memórias dos meus governantes tristes

A minha fortuita posição de cidadão, ainda por cima esclarecido, valeu‐me ter presenciado toda a nossa tragédia enquanto País desde 1980. E que tragédia vivemos! O ambíguo contraponto entre alguma ficção que aqui se tem escrito e a realidade que assistimos no dia‐a‐dia constitui o cerne do blogue Ditadura do Consenso. Coincidência? Nenhuma. Parecenças? Também não. Contentores de parecenças!

A precisão com que descrevo o presente envenenado que foi a nossa vida praticamente desde a independência, há 35 anos, a quase futurologia que teimo em não parar de fazer sobre o destino do nosso povo, e do nosso País; a frieza que o passado não pára de me trazer, surpreendendo‐me sempre, faz de mim um típico sobrevivente. Muito mais até do que aqueles que lutaram nas matas da Guine‐Bissau. Aliás, se repararem bem, as técnicas de sobrevivência do guineense são de tal forma impressionantes que fizeram com que me mantivesse vivo durante todo esse tempo – umas vezes era eu o espancado, outras vezes um espectador impotente.

Durante o fugaz período de dez anos ‐ uma década, portanto – os meus olhos assistiram a muita tragédia. Fotografei inúmeros cadáveres, alguns de amigos, suportando alguns olhares de espanto e outros de desprezo. Ainda hoje, alguns, poucos, arriscam um ou outro comentário. Passam ao lado. No entanto, algumas dessas pessoas esforcaram‐se, e de que maneira, para garantir que a Guine‐Bissau, 35 anos depois de proclamar a sua independência, continuará a ser um dos países mais pobres do mundo. Desanco‐os um dia destes...

E porque tudo o que aqui tenho escrito – e isto é muito importante – está impregnado de um espírito para além do trágico que me toca particularmente, por estar de certa forma muito próximo das coisas que os meus olhos viram, que são, para mim, o que os guineenses conseguem exprimir de mais parecido com o espírito das tragédias que temos presenciado com o credo na boca. Ah, e mesmo assim sem fazer nada. Isso é o que mais faltava! AAS

"Procurador-Geral da Republica foi exonerado"

É a noticia que eu gostava de ouvir nos proximos dias. Quem nao serve a Justiça deve, pura e simplesmente, desaparecer de cena (no bom sentido, bem entendido). AAS

Gaffe revolucionária exige desculpa de Estado!

A tomada de posse do Presidente da República, Malam Bacai Sanha, foi, para além de molhada, trapalhona. Então isto faz-se?
Convidaram o Rei de Marrocos e - pasme-se! - o 'presidente' da República Saaraui Democrática (um grupo de guerrilheiros revolucionários que luta contra Marrocos, esse sim um Estado soberano e reconhecido pelas Nações Unidas, por uma área de areia em pleno deserto).
Esta gaffe (ai, Protocolo de Estado) pode até dar lugar a um incidente diplomático com Marrocos, do qual os nossos ainda revolucionários podem sair bastante chamuscados. A 'quinta coluna' que ladeia o Presidente também não esta isenta de responsabilidades. O resultado de toda esta trapalhada ficou bem à vista de todos: o Rei Mohammed não veio para a posse; o subdito-revolucionário, sim. Ora essa! AAS

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09.09.09 - Sobre a Vergonha

Pedro Verona Pires. Fixem este nome. O Presidente de Cabo Verde foi o unico chefe de Estado de lingua portuguesa que nos honrou com a sua presença na tomada de posse do Presidente eleito da Republica da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanha.
É inadmissivel que continuemos a tolerar que nos humilhem: enquanto Estado, e enquanto Povo. Para nos lixarem a vida, tudo serve. Para comemorar, nem mandam a sombra... Obrigado, Comandante Pedro Pires. Esta é também uma parte da sua terra. AAS

terça-feira, 8 de setembro de 2009

E depois da posse...

... Volta tudo à estaca zero. Com a "reposiçao da ordem constitucional e democratica" (que merda de frase) ha ja quem faça figas para que tudo corra mal. Isto somos nos, guineenses, nascidos numa terra de guerreiros, ainda que gentios.
Tucidides escreveu que ha três coisas que empurram os homens para a guerra: A honra, o medo e o interesse proprio (resta-nos esta hipotese, infelizmente).

... E agora, Nobas di aonti:

Ontem, fui jantar fora (tenho para mim que quem quer comida caseira...come em casa. Este assunto parece arrumado). Adiante.
Ao jantar, um ministro nosso apresentou-me a outro ministro, nao nosso, dizendo: "Este aqui é um jornalista, dos perigosos". O ministro, aquele que nao é nosso, apertando-me um bacalhau daqueles, retorquiu calmamente: "Mas perigoso porquê? Deixem o homem escrever, desde que diga as verdades". Sorrimos. Eu, os ministros e mais dois convivas.
Depois do jantar, nas despedidas, outra revelaçao do ministro, daquele que nao é o nosso: "Olhe, o Presidente (o dele) nao para de me telefonar desde que cheguei a Bissau (tinha dois Nokia communicator pousados na mesa). E ironizou: "queria saber se estou a ser bem tratado e se nao me puseram hospedado numa casa de palha"...
O nosso ministro saiu-se muito bem (eu nao esperava outra coisa mesmo). Ah, e que bem que se come no restaurante da Residencial Coimbra. AAS

So para chatear

A juntar ao corrupio criado à volta da tomada de posse de Malam Bacai Sanha, so faltou mesmo o directo televisivo. Ah, pois, mas se fosse a paupérrima taça Amilcar Cabral la vinha um carro de exteriores desde Angola. Que falta que faz 'Nino' Vieira numa altura destas... N'punta nam dê!... AAS

Pose para a chuva

Ali esta ele de novo: o tempo nao da descanso a ninguém. A tenda instalada no estadio 24 de Setembro, apesar da carga de agua, esta tao quente, tao quente que os convidados nao param de se socorrer dos convites para se abanarem. Por falar em abanar, Pedro Pires, acabadinho de aterrar e chegado de fresco ao estadio...quase foi 'abananado' numa confusao entre seguranças dum e doutro lado. O comandante até tirou os oculos nao va o diabo tecê-las...

- A Radio Nacional esta a ser uma vergonha a todos os niveis (as outras radios também. Kapli ka tem!). Comentarios despropositados, descabidos, uma asneirada tal. Punheticies do costume...

- Nigéria abanou Bissau com dois senhores avioes! Um trouxe a 'escumalha'; no outro, a S. Exa., o Presidente. AAS

Pubis modja iop!

A posse de Malam Bacai Sanha, hoje, podemos dizer, vai ser de arromba: mais de 80 viaturas, centenas de convidados, e...a chuva! Manga di tchuba, pa laba bo cabeça, pa limpa kil mufunessa ku na durmi ba... Alias, chegou-me via telefone, através do meu enviado especial no estadio 24 de Setembro, que ha mais chapéus de chuva do que propriamente gente. Tchuba tchubi i modja Bissau iop! Bom, mas como sao todos lavradores, djitu tem ku tem. AAS

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Alo, daqui posto de comando

Calma, n'bé, anta bo ka kustuman nan?
Bom, era so para desejar ao meu amigo, e camarada das trincheiras de Gadamael (n'disdja luta!), Sua Excelência quase-quase Presidente da Republica da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanha, boa sorte para amanha e para os outros amanhas que virao.
Ao Governo, que dê ouvidos ao Presidente da Republica; aos militares, que nao metam o bedelho onde nao sao chamados. Nunca. Nunca mais! Tenho dito. AAS

sábado, 5 de setembro de 2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A liberdade, essa conquista!

"Ola Aly,

Parabéns pela coragem de escrever sobre os ausentes à força (Liberdades que valem mil prisoes). Coragem porque nos falta a coragem para ouvir verdades, e coragem para ouvir ideias contrarias às nossas. Estou com saudades dos bate-papo com ideias diferentes. Para quando?
Abraço, MR"

- Ola, MR

Obrigado pela coragem também. O café ja esta à espera. Outro abraço. Aly

Lebssimenti di manpassada

De cada vez que ha uma tomada de posse, seja la do que for, é ver todo o mundo a suar que nem um condenado. Ha, de facto, duas coisas que agitam o sangue na veia ou na guerla de qualquer guineense: eleiçoes e tomadas de posse (normalmente, na Guiné-Bissau, as tomadas de posse sao sempre porque um 'desconhecido' matou um conhecido de todos nos).
E a tomada de posse que se seguira - agora, sine die, foi por causa do quê mesmo? Acertaram: foi porque um 'grupo desconhecido' decidiu estragar-me a noite (que falta de respeito do catano!) matando um Presidente da Republica eleito e em funçoes quase nas minhas barbas.
Ah, e a tomada de posse (posse?! Di kê propi?!) la nos fez ferver o sangue: toca a tapar os buracos na lua, perdao, nas estradas por onde os convidados (aposto aqui que nenhum chefe de Estado em pleno gozo das suas faculdades mentais vira para a festa...guerr matchu ta bin lanta na gassali tchon, na kebra ramo, na fertcha pedra...).
E à falta de alcatrao, toca a encher cimento nos buracos. Agora, temos estradas negras com manchas brancas. Tudo isto, num pais cinzento. Pas mal, pas mal. AAS

Nao posse!

Bacai Sanha, eleito Presidente da Republica, ja nao toma posse a 8 de Setembro. Motivo? So o PR tem cerca de 200 convidados, ainda que nem um avo va aparecer. Na Assembleia, nao caberao duzentas almas. No estadio 24 de Setembro, sim, mas ha a questao chuva. Assim, nao posse! AAS

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Liberdades que valem mil prisões*

Aos:

Deputados da Nação,
Procurador-Geral da República,
Presidentes da República (interino e eleito)
Primeiro-Ministro

"Tenho saudade de alguns dos meus amigos. Sinto desmedida saudade de gente que conheço (ainda que politicamente estivéssemos nos antípodas) e com quem partilhava mesas de café entre engraxadores de palmo e meio e todo o tipo de pedintes. Hoje, volvidos cinco meses desde os brutais acontecimentos sem memória nas nossas vidas, as lembranças resumem-se a outras conversas, também em mesas de cafés (nem a propósito: este texto foi escrito hoje, da parte da manhã, numa mesa de café e a meio de uma grande desconcentração).

Fomos talhados para sofrer calados. Um a um. E fomos polidos (Deus lá sabe o que faz...) para conviver depois com a canalha nas mesmas mesas tristes dos cafés de Bissau. Cento e cinquenta dias depois, sentado numa mesa de café, ainda tenho amigos lá longe. Amigos que o tempo levou e que nem uma feliz coincidência ou uma brisa mais fria atreve trazer de volta.

A liberdade destes meus amigos valem-me mil prisões. Em que País vivemos, afinal? Que Justiça almejamos? Onde estão os nosso remorsos? Qual o verde que nos empolga mais? – o da nossa bandeira ou o dos vastos arrozais? Que desconforto é esse que chega ao ponto de nos animar e que festejamos?

Por que é que esses meus amigos não regressam? Quem lhes tolhe tal direito, e com que direito mesmo? Onde está o Procurador-Geral da República? E os Deputados da Nação? Que é feito do Presidente da República interino? E o Presidente eleito, o que lhe apraz dizer? Quem é que nós, guineenses, elegemos nas urnas? Mas que merda de País é este?
"

P.S. - Numa acção/missão espectacular, vou substituir a bandeira que está na Presidência do Conselho de Ministros por uma do Ditadura do Consenso. E porquê? Porque nos foi imposta uma ditadura, e nós, em consenso, acolhemo-la.

(*) Dedico este texto a todos os guineenses que, vitimados pela calúnia, pela brutalidade e pela força das armas, estao longe do seu País. AAS

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Os ameaçados da terra

Tinha escrito ha dias que so voltaria a blogar quando o Procurador-Geral da Republica fosse novamente alvo de ameaças.
Hoje, a intuiçao levou-me a ele. Peço perdao, a eles: Luis Manuel Cabral, PGR, e o deputado acossado pela tropa e pelos Serviços de Informaçoes do Estado, Francisco Conduto de Pina estavam no passeio da agência de viagens do deputado, em amena cavaqueira!
Na desgraça, mesmo os inimigos (ainda que de outrora) se tornam amigos.
Do que falaram? Nao sei, mas presumo que Luis Manuel Cabral tenha ido solidarizar-se com Conduto de Pina.
Esta claro: nada mais pode o PGR garantir ao deputado! E ele sabe-o tao bem quanto eu. AAS

Da Islândia, com calor

"Olá Aly!

Parabéns pelo seu Blogue. Nao podia surgir outro melhor no ambito da informação, da formação e do entretenimento.
Adoro o blogue, é simplesmente espectacular... Tudo nele se aproveita. Soube de si há alguns anos, mas do blogue somente nos últimos sete meses. Muito obrigado.
Já o recomentdei a todos quanto pude. O meu nome é Demba, tambem um compatriota seu, e vivo na Islândia.


Parabéns e muitos anos de vida, nha ermon. Até à proxima.

Demba
"


Muito obrigado, Demba. Um abraço desde Bissau. Aly

Letter from Brussels

Photobucket


Gostei da tua arte. Revisitei o teu toque e gostei muito. Certamente já levaste muitas no quarto dos quadros... pareces um poço de eterna esperança quando escreves, mas a tua arte trai-te: perdes a esperança. Mesmo colorida, ela não é verde... Se estiveres interessado podes ilustrar um conto meu. Penso que o resultado seria sofisticao e bom... depois, era arranjar quem o publicasse. Um abraço do RG”.



Meu caro RG,

“O convite não me surpreende, vindo de ti. E está aceite. E será um prazer. Conhecemo-nos no tempo em que os animais (ainda) não falavam, somos amigos e ainda companheiros condenados a olhar com compaixão para os condenados da nossa terra. Eu aguardo. E enquanto espero, deixo-te um abraço que é extensível à tua família, Aly.

P.S. – A minha arte é isso mesmo: arte que deveria ser. Aly

Uma profissão “estranha”

Acho a tua profissão deveras estranha. O que achas? Um abraço, D.

D.,

Algumas pessoas acham a (minha) profissão de jornalista “estranha”. E eu fui ao ponto de pensar se devia mudar de profissão. Há um momento na vida de cada um em que paramos e nos perguntamos se o que estamos a fazer tem algum propósito.
Devo a um amigo a minha primeira palestra em Bissau - dada a alunos pré-universitários - para falar da minha experiência enquanto jornalista e acabei a fazer campanha política, o que deixou o professor ‘alarmado’. Isso deu azo a muita gargalhada dentro da sala, mas os alunos colaboraram bastante o que tornou a situação, digamos assim, tolerável.
Depois da aula, e já fora da sala, fui automaticamente cercado por cerca de vinte alunos, o que me assustou bastante. Na aula, tremia que nem uma vara verde. Foi a gota de água que faltava. Ou seja, palestras não são comigo. Nunca me imaginei a dar palestras longas, cansativas, divagantes e esotéricas.
Durante a guerra de 1998/99, fui convidado, na qualidade de jornalista do semanário «O Independente», e de guineense, para ser orador uma conferência na Universidade do Algarve. A coisa até que correu bem uma vez que, no final, o reitor pediu-me que oferecesse a minha comunicação à Universidade, o que fiz com muito prazer e não menos orgulho. E foi ainda enviada uma carta de agradecimento qo jornal, enaltecendo a minha intervenção no campus.
Outra vez fui até abordado para leccionar numa universidade de Bissau. Adorava de facto aquela ideia apaixonante de ensinar, mas rapidamente conclui que, no fundo, eu também não era um académico. Posto isto, deixa-me mas é ir lixar outros. E tu devias fazer o mesmo. AAS