segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Um jornalista é um jornalista é um jornalista é um jornalista

Olá Inês.
Photobucket - Video and Image Hosting

Entristeceu-me o fecho do semanário «O Independente». Mais triste fiquei quando, ao ler a coluna «Os nossos Jornalistas», vi que o meu nome não constava da lista. Logo eu, que já constei de tantas listas - até da dos serviços secretos guineenses...
Eu quero aqui repor o esquecimento. Com efeito, trabalhei 2 anos no 'Indy' (1999/2001) e mais outros tantos como colaborador, desta feita já como director do Jornal Lusófono.
Aliás, uma das capas, publicada no último número do jornal ganhou mesmo um prémio nos EUA. Perguntem ao Paulo Pinto Mascarenhas, meu editor no Internacional/Mundo e, meu amigo.
Volta, Indy, estás perdoado.

quinta-feira, 23 de março de 2006

Chove em Varela

Image hosting by Photobucket
A tragédia que se abateu sobre a Guiné-Bissau, nomeadamente no Norte do País (S. Domingos), traz à baila uma velha ferida que dá pelo nome de Varela. Feminina, porém decadente. Fica a mágoa. Fotografias (c) ANunes-2006

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Portugal apunhala Cultura na Guiné-Bissau

Image hosting by Photobucket
Portugal quer ver Luís Machado pelas costas, depois do bom trabalho que este fez em prol da Cultura na Guiné-Bissau
O Ministério português dos Negócios Estrangeiros, decidiu que na sua representação diplomática, em Bissau, a Cultura não devia ter mais lugar. Assim, decidiu de uma assentada acabar com o cargo de Adido Cultural…

O próprio embaixador de Portugal em Bissau não fez finca-pé e terá mesmo dita a Luís Machado que agora «não há nada a fazer, é só arrumar as malas». O Adido deverá partir em finais de Março, mas a sociedade civil Bissau-guineense já se move, preparando manifestações ao melhor Adido cultural que Portugal já teve no país.
AAS

Para o lugar (e a casa) do actual Adido Luís Machado, mudará de armas e bagagens uma figura da secreta portuguesa…estranho, no mínimo, uma vez que no seu programa de Governo Portugal privilegia a Cultura, tendo-o orçamentado.
PS- Já agora, mudem também o Embaixador que daí não virá mal ao mundo...mais notícias lá para a próxima semana.

Estarei de volta? Estarei mesmo?

Image hosting by Photobucket
Foto: (c)AAS/2006
Bem, caras e caros amigos, voltarei brevemente ao vosso convívio com tudo de bom (e de mau) que a Guiné-Bissau tem para oferecer. Para já, tenho a contar-vos que o mercado central (fera di praça) mais parece agora um crematório.
Mais triste que o fogo, só mesmo o desplante e a maldade típicas dos guineenses: enquanto uns choram a tragédia, outros aproveitam-se pilhando tudo!!! E muitos deles usavam uniforme...
Mudando de assunto: em Março, Bissau terá uma nova publicação: chamar-se-á FACTOS, é uma revista de 24 páginas e por agora será mensal. Depois, bem, logo se verá. Obviamente, o director será este vosso escriba.
Beijinhos e abraços,
Aly