RAIVA!!!
Prezado Aly,
Mais uma vez estamos a mostrar ao mundo que na guiné tudo se resolve na base da força e da ignorância. E o pior estamos mostrar ao mundo que a Guiné-Bissau não passa de uma simples província do Senegal. Digo isso, porque graças ao governo central do Senegal, a CEDEAO conseguiu legitimar o golpe que ele mesmo (CEDEAO) havia condenado com veemência.
Os golpistas ( Koumba Iala, Henrique Rosa e Serifo Nhamadjo) estão de parabéns, pois só através da estratégia usada por eles ( violência, intimidação e a intolerância) é que conseguiriam ascender a presidência da republica.
Mas enfim, nós enquanto povo, enquanto donos do pedaço daquela pátria, não podemos e nem devemos ficar de braços cruzados e dizermos simplesmente que não há outro jeito. Há sim. Pois podemos levantar as nossas vozes através de manifestações, podemos seguir o exemplo da primavera árabe e com isso acabarmos com autoritarismo dos militares na Guiné-Bissau. Alias militares esses que não trazem nada de bom para o país, que passam todo tempo sentados nos quartéis a jogarem baralho, xadrez etc. a espera dos seus salários no fim do mês.
Vivo no Brasil e vejo como o exercito brasileiro contribui para o progresso do país, através de mutirões, apoio a Defesa Civil e, sobretudo durante a campanha de vacinação. Esses sim (brasileiros) podem se orgulhar em dizer que temos forças armadas republicanas, não como as que temos na guiné que só nos trazem problemas.
Dizem que a esperança é a ultima a morrer, por isso só nos resta contar com o apoio da Comunidade dos países da língua portuguesa (CPLP) e da Organização das Nações Unidas (ONU) e espero que esta ultima faça valer o seu poder e com isso pressionar a CEDEAO a rever a sua postura face a crise vivida na guiné. Aos guineenses lanço um veemente apelo, caso não consigamos manifestar através de marchas, pois tenho quase certeza que aqueles ignorantes não vão permitir a única saída passa necessariamente pelo boicote as próximas eleições, até porque o nosso voto não tem sentido nenhum na Guiné-Bissau.
Para finalizar, gostaria de manifestar o meu desejo em ver os nomes dos políticos envolvidos no golpe, dentre os quais Koumba Iala, Henrique Rosa e
Serifo Nhamadjo , fazerem partes dos que serão punidos através de sanções pela comunidade internacional.
É VERGONHOSO SER GUINEENSE NO ESTRANGEIRO!!!
Sem qualquer consideração,
Suleimane mane
ESTUDANTE GUINEENSE EM BELO HORIZONTE/BRASIL