sexta-feira, 20 de março de 2009

Entrevista a 'Nino' Vieira

Photobucket

Entrevista: António Aly Silva

Nino Vieira acusa o actual presidente da República em exercício, Malam Bacai Sanhá, de ter sido o autor moral do golpe de Estado de Ansumane Mané.
E desconfia também da mão do ex-primeiro-ministro Saturnino da Costa. Em entrevista exclusiva a O Independente, o presidente deposto não deixa também de comentar a ausência diplomática do ministro Jaime Gama: “Como houve um vazio, retomaram-se os combates.” Nino Vieira diz-se agora de saúde e pronto para voltar à Guiné, desde que lhe dêem as garantias de um julgamento justo. Em que, aliás, não acredita.


Quando teve conhecimento do levantamento militar de 7 de Junho de 1998?

Às duas horas da manhã. Os ministros da Defesa e do Interior, Samba Lamine Mané e José Pereira, informaram-me que o brigadeiro Ansumane Mané tinha comunicado que ia haver nesse mesmo dia uma reviravolta na Guiné e que ia tomar conta da situação. Chamei o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Malam Bacai Sanhá, e o primeiro-ministro Carlos Correia. Bacai Sanhá perguntou-me como era possível Ansumane Mané organizar uma acção destas. Respondi que não sabia. Ficámos na expectativa até ouvirmos os primeiros tiroteios.

Curiosamente, houve quem fosse morto e quem fosse poupado pelos revoltosos…

Os que foram mortos nem eram militares. Mas o Saturnino da Costa, que passou por ali no dia seguinte, não foi preso. Podia até ser morto. A esposa do actual presidente da República chegou dias depois mas ninguém tocou nela, nem no carro. Depois do Acordo de Abuja, o carro apareceu nas mãos de Bacai Sanhá, intacto.

Que ordens deu depois do levantamento?

Não houve ordens nenhumas, fomos surpreendidos. Samba Lamine disse-me que podíamos tentar negociar e encontrar uma solução. Mas, como continuaram a bombardear, perdemos o contacto.

E foi aí que pensou em chamar as tropas do Senegal e da Guiné-Conacry?

Pedi esse apoio cinco ou seis dias depois, ainda tentámos resistir. Só depois dos contactos que tive com o exterior – Dacar e Burkina-Faso – é que decidi pedir a intervenção, com base nos acordos de defesa que tínhamos com eles.

Estava consciente de que a maioria dos efectivos das Forças Armadas estava do lado dos revoltosos. Por que é que não consultou a Assembleia Nacional Popular (ANP)?

Não foi só isso, porque a Junta estava a destruir a cidade e a matar civis inocentes. Como é que eu podia reunir a ANP se estive com o seu presidente até às cinco da manhã? Estava tudo em debandada, ninguém olhou para trás.

Mas depois a ANP reuniu-se…

Sim, depois do Acordo de Abuja. Foi uma assembleia debaixo de ameaças, no terreno da Junta Militar. Estava tudo cercado pelos revoltosos. E a primeira coisa que a ANP fez foi demitir o presidente.

Está a dizer então que o próprio Bacai Sanhá faz parte da conspiração?

Claro. Foi um complot. Se me demitem e não me informam, é até uma vergonha para a nossa assembleia. Quem me elegeu foi o povo. Quando os meus colegas ouviram isso, muitos perguntaram-me: “Mas foste eleito pela ANP ou pelo povo?”

Como é que explica que o brigadeiro Ansumane Mané, homem da sua confiança, se revoltasse contra si?

Faço-lhe a mesma pergunta. Se não se revoltou durante todos estes anos, porque razão o fez quando foi suspenso das suas funções de chefia militar? Não sei muito bem quem o instigou. Conviveu comigo durante 37 anos e só agora é que achou que eu era ditador?

Faz ideia de como tudo terá começado?

Foi com a queda do governo de Saturnino da Costa. Algumas pessoas não gostaram e aproveitaram-se. Quando regressei de França, já estava tudo cozinhado. E serviram depois a refeição.

Como classifica a intervenção diplomática portuguesa durante o conflito?

Logo nos primeiros tempos, os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Angola (Jaime Gama e Venâncio de Moura) foram os primeiros a chegar, depois da Gâmbia. Reuniram comigo e com a Junta Militar e houve o primeiro encontro entre as duas partes no navio da armada portuguesa “Côrte Real”. Falou-se de tréguas mas não evoluiu e a guerra foi retomada…

Porque acha que não evoluiu?

Porque não houve continuidade. Se Jaime Gama e Venâncio de Moura tivessem continuado os contactos, a coisa até podia resolver-se. Mas como houve um vazio, retomaram-se os combates. Sabe, na linha da frente basta um tiro para recomeçar tudo. Foi o que aconteceu.

Vou insistir: o que é que falhou?

A Junta Militar não respeitou o Acordo de Abuja. A CEDEAO, que tinha de enviar um efectivo em Homens, não cumpriu, e os países que prometeram a ajuda, falharam. O único país que financiou a operação foi a França, mas num número muito inferior ao acordado. O embaixador da França disse-me até que esse orçamento só seria suportado até ao mês de Julho. Se não houvesse mais apoios, ficariam de fora. Apelei à Comissão Nacional de Eleições para que adiasse as eleições para Julho e a maioria dos partidos políticos aceitou. Mas a Junta Militar, o Francisco Fadul (actual primeiro-ministro) e o Movimento Bã-Fata, entre outros, não viram com bons olhos a minha decisão.

Chegou a ter efectivos militares superiores aos permitidos?

Não é verdade. É uma grande mentira e em nenhum dos acordos se falou de números. O batalhão da guarda presidencial devia continuar. Como é que eu podia andar em Bissau com uma guarda de seiscentos homens? Sempre andei com dois carros de escolta. Incutiram mesmo na cabeça do Ansumane Mané que ele devia ter o mesmo número de homens e até já lhe chamavam de co-presidente…

Mas aparentemente davam-se muito bem nas imagens da televisão….

Quando nos encontrámos no Togo foi tudo muito bonito. Eram continência, respeito e disse sempre que o que eu achasse estava bem…

Está a dizer que Ansumane Mané fez bluff?

Talvez sim. Mas em Bissau, tornou-se difícil um encontro com ele. A primeira vez que isso aconteceu foi quando lá esteve a comissária da União Europeia, Emma Bonino, e depois com o ministro Jaime Gama e com João de Deus Pinheiro.

Não acha que a ausência das forças militares do Senegal e da Guiné-Conacry precipitaram o golpe de 7 de Maio?

Sim. Houve também grande pressão por parte da comunidade internacional e a imprensa internacional falava de tropas estrangeiras, inventaram mortes, pilhagens. Era tudo falso, até porque foi graças a essas forças que saiu muita gente pelo porto de Bissau. Confiámos mesmo que, saindo as tropas estrangeiras, o Acordo de Abuja seria integralmente respeitado. Infelizmente, eles não o respeitaram.

É acusado de ser um homem muito rico. É verdade que possui bens ou investimentos em Portugal, França e Bélgica?

Você sabe qual é o recurso da Guiné? O país não tem nada, tem que haver ajuda de algum Estado. Ora, se houver algum Estado que deu dinheiro ao Nino Vieira para fazer investimentos que não foram executados, então esse Estado é que é o responsável, porque deu milhões ao Nino e o dinheiro não foi aplicado. Não há nenhum Estado que dê dinheiro ao nosso país nessas condições. Nem é o Nino Vieira o executor na Guiné, nem em Portugal o são Jorge Sampaio e António Guterres. Ouvi até dizer por aí que tenho um apartamento da Expo Urbe – se é verdade, que o mostrem.

Mudemos de assunto. Alguma vez teve conhecimento – como refere o relatório da ANP – do tráfico de armas para Casamança?

Se ler o relatório, vai ver que não há ligação alguma. Falam de omissão, mas quem é que me acusou? Por que é que me querem acusar por tráfico de armas?

Ansumane Mané disse que o avisou, mas que você nada fez…

Isso é falso. Quando o grupo de oficiais foi apanhado a contrabandear armas, ele (Ansumane Mané) perguntou, na presença de todos os chefes dos três ramos das forças armadas: “Quem é que não vende armas?”. Se fosse verdade, eles é que teriam de responder, não eu. Mas eles não responderam, ninguém falou. Se tomei medidas contra o Ansumane Mané, que era o maior responsável, não acha que tinha de fazer o mesmo com os outros?

Foi traído dentro do seu partido, o PAIGC?

Pressenti essa traição aquando da queda do governo de Saturnino da Costa. Os partidos políticos e até mesmo a comunidade internacional contestavam esse governo. Depois, houve uma ruptura no partido – Carlos Correia teve uma boa gestão e eu queria reconduzi-lo – porque Saturnino não era capaz de assumir essas funções. Depois das eleições, fui para França fazer exames médicos. Como Saturnino era secretário permanente do partido, incutiram nele a ideia de que tinha de ser ele o primeiro-ministro. Regressei da viagem e reuni o Bureau Político para consultas, mas já era tarde…

... E Saturnino da Costa foi nomeado…

Sim. E cometia asneiras e todo o mundo sabia disso. Até no próprio PAIGC foi contestado. Os partidos da oposição também reagiram e fizeram um abaixo-assinado a pedir a salvação do país. Havia insegurança, pancadaria nas ruas…

Foi então que o aconselhou…

Primeiro, ouvi todos os partidos e, uma vez mais, todos pediram a sua demissão. Para bem do país, não podia ignorar isso. Até recebi chamadas de atenção por parte da comunidade internacional. A inflação já ia nos setenta por cento. O que seria da Guiné? Então disse-lhe: “Faz uma carta e pede a tua demissão”. Passaram-se horas e entregou-me a carta, mas quando a abri vi que tinha tudo, menos o pedido de demissão. Escreveu mesmo no último parágrafo: “Deixo ao seu critério para fazer o que entender”. Não entendia que a sua gestão era ruinosa e que estava a afundar o país. A Guiné estava a pique e nesse momento o governo dele caiu.

Está a dizer que o próprio Saturnino foi um dos mentores do golpe de Estado…

Eu não digo isso, mas para passar um dia depois do golpe e ninguém lhe fazer nada…

Em relação a Portugal e ao seu governo, independentemente do asilo político…

Sempre tive boas relações com Portugal. Com Cavaco Silva, com o primeiro-ministro António Guterres e com o próprio Mário Soares. Talvez por isso acharam que seria injusto não me dar o asilo. No próprio dia 7 de Maio, falei com Guterres e com o presidente Sampaio ao telefone. Com Mário Soares também.

Vai regressar à Guiné-Bissau?

Para isso, deixei uma declaração. Desde que se criem todas essas condições. Caso contrário será um risco. Mas estou pronto. O povo da Guiné está no meu coração, desde os dezanove anos que me bato por aquele povo e vou continuar a bater-me pela sua dignidade. Usufruo da amizade de muita gente.

Acha que já existem essas condições?

Ainda não me disseram nada. Diga-me uma coisa: como é que se julga alguém sem primeiro ser ouvido? Sou acusado de quê? A ANP pediu-me que fosse ouvido, mas não foram eles quem me elegeram. Até aceitei ir à segunda volta com os resultados que tive. Nenhum presidente em África aceitaria isso.

Exige garantias para voltar, mas não as deu ao ex-presidente Luís Cabral…

Não recusei dar segurança a Luís Cabral. Não lhe podia garantir isso. E a reacção dos familiares que perderam os seus entes queridos durante o seu mandato? Se houvesse qualquer coisa as pessoas diriam: “O Nino chamou Luís Cabral para o matar”. Não podia responsabilizar-me.

Especula-se muito sobre o seu estado de saúde. Quer clarificar isso de uma vez por todas?

No ano passado fui operado. Mas talvez porque sou presidente, uma grande personalidade no meu país, é que as pessoas se preocupam. Foi uma operação normal e estou recuperado.

França está a tentar que a União Europeia corte as ajudas à Guiné-Bissau, alegando que o Acordo de Abuja foi violado e que o actual governo é ilegal. Quer comentar?

A verdade é que o Acordo de Abuja foi violado. Aliás, toda a comunidade internacional condenou essa violação e os ministros dos Negócios Estrangeiros do G-8 também condenaram o meu derrube pela força das armas. Sabe, a África também tem que respeitar a democracia. Apoio incondicionalmente a França.

Não teme que, com o seu regresso, também possa ser responsabilizado pelas mortes de, entre outros, Paulo Correia e Viriato Pã?

Não temo nada! Eles foram julgados e tiveram acesso a advogados de defesa. O Tribunal Militar condenou-os e foram sentenciados à morte. O Conselho de Estado reuniu-se e aplicou a pena capital a seis elementos e comutou outras seis. Isso é da responsabilidade do Nino Vieira? Antes da independência, quantos é que não foram julgados, condenados e fuzilados? Quantos é que o próprio Paulo Correia não fuzilou? O que é que aconteceu aos quatro ex-comandos portugueses que o presidente (Ramalho) Eanes pediu a Luís Cabral? Foram simplesmente fuzilados, sem qualquer julgamento.

Entrevista publicada no semanário português «O Independente», em 1999.