sexta-feira, 27 de março de 2009

Para o Mundo

O nosso País - a Guiné-Bissau - está praticamente em guerra!


O Governo guineense não diz uma palavra que seja sobre o que está a acontecer neste País. Foge a sete pés no parlamento quando lhe cheira que o assunto é a classe castrense. E nós? Nós vimos bazucas e AK 47 diariamente, somos revistados de uma ponta à outra e humilhados. Andamos 5 quilómetros e parece que já estamos a atravessar a fronteira para o Senegal... As pessoas estão a ser presas arbitrariamente, são assustadas, quiçá espancadas, agredidas de todas as formas, e o Governo nem pia!!!

Vivemos num País assente sobre um vulcão!

A comunidade internacional tem de agir, e já! Há que acabar com os desmandos, as provocações, o mostrar a força. Se isto continuar assim, o povo guineense endossará uma boa parte das responsabildades à própria comunidade internacional - que não está a ser justa em todo este processo. Andam todos na negociata, como se estivéssemos na 'City'.

A noite de ontem, não foi seguramente das minhas melhores noites. Nem a madrugada - que ainda nem a meio vai - está a ser. Ontem, por diversas vezes, gentes 'visitaram' a minha residência na Rua de Angola. Alertado por meia dúzia de chamadas (uma delas do estrangeiro), procurei proteger-me da melhor maneira. Percorri, a pé, correndo sérios riscos, grande parte da escuridão de Bissau para me salvaguardar. Consegui recuperar o computador e outras coisas. Enfim, o indispensável. E até agora...

Por isso, pensei que talvez fosse melhor deixar aqui algumas considerações.

Se as 'visitas' foram por causa do post:

Advogado Pedro Infanda terá morrido na prisão. AAS

# posted by Oremos @ 3:54 PM
- a língua portuguesa dá-me razão: o termo «terá» não é nem sim, nem não; é ficar na dúvida. E a verdade é que toda a Guiné-Bissau falou no assunto. Mas como não têm lugar para todos na cadeia, perseguem o mensageiro. Para o calar, pensando que calarão todo um povo. Mas não.

Se, por outro lado, for pelo post:

+ um na cadeia da tropa - bom, a verdade é que Pedro Infanda esteve mesmo numa unidade militar, preso numa cela fria (não foi lá como convidado para o jantar, portanto). Isto foi confirmado por Zamora induta, hoje proposto para CEMGFA.

Posto isto, pergunto:

Por que me 'visitaram', então? Se um dia nos encontrarmos, é a primeira e única pergunta que vos farei. AAS


P.S.:

Ao Dr. Pedro Infanda,

Eu, e o pacífico povo da Guiné-Bissau respiramos de alívio ao saber - apesar de toda a contra-informação que percorreu, em 24 horas, esta cidade triste e assustada - que está VIVO.

Peço-lhe desculpas pelos danos que eventualmente tenha causado.
Juntos, eu, você e muitos milhares de guineenses indignados continuaremos a luta pela Justiça e pela nossa dignidade. Com coragem, pois, segundo Charles Peguy liberdade é um sistema baseado na coragem
.

Com estima,

António Aly Silva