quinta-feira, 17 de maio de 2012

A 'nomeação'



Mestre AntóNio Aly Silva,

Mais uma vez venho por este meio emitir a minha opinião no seu blog relativo à nomeação do dito Presidente Serifo CEDEAO Nhamado.

Espero que a publicação desta minha opinião, poderá servir de uma chamada de atenção.

Como um cidadão atento nos assuntos do meu País, tenho um receio enorme sobre a indigitação do Serifo Nhamadjo, pela CEDEAO como presidente da República da Guiné Bissau para um período da transição de um ano por simples razões:

1)      Por falta do entendimento nas primárias do seu partido, motivou-o a se candidatar independente. Acto que em termos constitucionais é aceitável, mas ao nível do seu partido é considerado como a desobediência da disciplina partidária.  
2)      Durante a campanha eleitoral, Nhamadjo, passou tanto tempo a falar de Deus e Paz. Deus e Paz. Deus e Paz. “Pa Deus passanta diante tudu kandidatu kuna pensa ben pa es terra” ele é um homem de Paz alias no seu cartaz havia uma pomba branca que simboliza a Paz e nem tinha tempo suficiente para falar do seu projecto politico para com a Guiné Bissau.
3)      Logo depois da votação, o homem da paz começou a reclamar fraudes eleitorais que de acordo com os dados primários recolhidos pelos delegados, colocavam em vantagem os candidatos Carlos Gomes Júnior e Dr. Kumba Yalá a 2ª volta das Eleições.
4)      Homem da Paz reclamou junto do CNE, não surtiu nenhum efeito, porque CNE entendeu por bem que, as razões de pedido de nulidade do processo eleitoral independentemente da sua inconstitucionalidade, não eram suficientes para anular as eleições.
5)      Homem da Paz, inconformado com a decisão da CNE, passou para Supremo Tribunal da Justiça como órgão máximo para dirimir qualquer contencioso. Mais uma vez sem sucesso porque o Supremo deu por improcedente a referida reclamação.

Dai que eu pergunto:

a)      Será que o dito homem da paz até aqui não era suficiente de demonstrar o seu espirito da paz? Ou o dito homem da paz está a desafiar o Supremo Tribunal da Justiça da Guiné Bissau? Se assim for, é muito lamentável. Porque o dito homem da paz era Presidente em exercício do poder legislativo e agora Presidente da transição.
b)      Será que, este dito presidente da transição imposto por dois Ministros dos Negócios Estrangeiros da Nigéria e da Costa de Marfim, vai ter moral de apelar paz, dialogo e obidiencia ao poder instituido em caso da violação do Pacto de Transição?
c)       Será que o dito homem religioso, que tanto falou de Deus durante a campanha eleitoral. Com a decisão do Supremo Tribunal, não era suficiente para demonstrar que ele é mesmo homem religioso?
d)      Será que o candidato vencedor da primeira volta, não venceu por vontade de Deus?  Ou o dito homem religioso está a desafiar Deus?

Pó tudu tarda kina tarda na mar ikata bida lagartu. Mesinhu ku bu sibi kuma bu kana pul na bu bitchoca, ka bu pul na bitchoca di ninguin.

Bissau, 17 de Maio de 2012.

S.A.B.