terça-feira, 8 de março de 2016

EXCLUSIVO DC/HOMENAGEM DSP: "Gibril Mané – 'Gone too soon'”


"Os nossos primeiros encontros eram furtivos e quase sempre no atendimento da barbearia do Uié, no Centro comercial Stromp. Não levou muito até descobrir que por detrás das várias discussões que sustentava, um pouco sobre tudo, a verdadeira paixão era falar de filosofia.

Nunca cheguei a saber o que estudava e em que nível andava mas, por duas vezes, nossas falas se cruzaram e permitiram que os respetivos pensamentos ganhassem expressão. Falamos de várias obras, mas lembro-me de duas clássicas, que ambos estávamos lendo, ou talvez melhor, estudando: "O fim da História e o último homem", de Francis Fukuyama e "As Confissões" de Santo Agostinho.

Não chegou a ser uma discussão académica aprofundada. Limitamo-nos a partilhar a descoberta da delícia do abstrato na abordagem do conceito filosófico da política ou politico da filosofia. Percebi que era um estudioso e ganhei respeito e admiração.

Já em Bissau voltamos a cruzar e a nos cumprimentarmos, às vezes efusivamente mas nunca com a demora e a substância que certamente mereceria.
Chegou-me hoje a notícia da sua morte e trago por isso esta partilha do meu profundo sentimento e pesar.

Desejo paz à sua alma e consolo para os seus que também são meus pois mesmo de forma escassa, permitiram-me esta partilha, de um homem que não hesito em reconhecer como culto e que parte tão cedo, demasiado cedo.

Com amizade e profundo pesar.

Domingos Simões Pereira
Presidente do PAIGC
"