sexta-feira, 25 de março de 2016

BRASIL: Os estudantes e os passaportes


Caro irmão Aly Silva,

Sou um estudante guineense residente no Ceará (Brasil). Antes de mais, gostaria de elogiar o grande trabalho que tem realizado no seu blog para manter-nos informados com as atualidades do país.

Igualmente, gostaria de aproveitar o seu blog (ditaduradoconsenso) o mais lido no país, para relatar o caso passaporte que tem deixado os estudantes Guineenses no estado do Ceará incrédulos e frustrados com atitude da nossa Embaixada em Brasília.

Em outubro de ano passado tomamos conhecimento através dos dirigentes da nossa associação, de que estavam na posse de um boletim oficial enviado pelo cônsul da Guiné-Bissau no Brasil Fernando Borja Araujo conhecido pelo “Fando”, o qual determinava que os modelos de passaportes usados pela maioria dos estudantes, estariam autorizados suas circulações até 31 de dezembro de 2015, passando a valer a nova caderneta CEDEAO.

No entanto dias depois, fomos informados de novo pela associação, de que diligenciaram junto da embaixada o envio do pessoal para o nosso estado com vista à emissão dos novos passaportes, e que em jeito de resposta o cônsul estaria aqui nos dias 12 a 18 de novembro de 2015 para o efeito.

Entretanto o cônsul esteve Cá nestes dias, mas antes da emissão dos passaportes, ele manteve uma reunião com os dirigentes da associação em que estes lhe apresentaram as dificuldades financeiras dos estudantes em pagar o valor total que era de R$ 300,00.

Analisando a proposta apresentada, o cônsul possibilitou o pagamento em duas parcelas, sendo que a primeira parcela seria de pagar no ato de cadastro e a outra seria depositada na conta da embaixada até dia 10 de dezembro, a outra forma seria de pagamento a vista para aqueles que tinham a possibilidade na altura e, para os que não tinham dinheiro para parcelar foram possibilitados de se cadastrarem no sistema, mas com a ciência de que iam pagar o valor à vista ate a data fixada.

Feito isso o cônsul prometeu entregar os passaportes até final do mês de Janeiro, entretanto aconteceu que, só receberam seus passaportes aqueles que pagaram a vista nas mãos do próprio cônsul e os que depositaram dinheiro na conta da embaixada até hoje não conseguiram receber seus documentos “serpente nguli dinheiro na conta de embaixada”.

Essa situação tem gerado indignação e frustração no seio dos estudantes diante de várias informações que dão conta de que, todo o dinheiro depositado pelos alunos na conta da embaixada foi usado indevidamente no pagamento das despesas da embaixada e na ceia de natal dos seus funcionários.

Enquanto isso, os alunos continuam sendo prejudicados, alguns já perderam seus vistos por não receberem os passaportes a tempo de comparecer na policia federal para sua renovação, outros estão impedidos de irem passar férias na Europa junto de suas famílias por não possuírem a nova cédula CDEAO.

Durante toda essa historia muitos já ligaram pra embaixada inclusive eu com vista a se inteirar da situação, e são varias as respostas, hora dizem que a ENACEP suspendeu a confecção dos passaportes devido às novas mudanças sugeridas pelo governo, e em outras dizem que os passaportes foram confeccionados, mas não tem o portador pra trazê-los.

Não sabemos em que ficamos o certo é que estamos preocupados, já conversei com alguns dirigentes da associação sobre o assunto, e me disseram de que já escreveram uma carta para Ministério dos Negócios Estrangeiros pedindo a intervenção do Ministro Arturo Silva no processo, e que a carta foi recebida pela Secretária de Estado de Cooperação Internacional Suzi Barbosa e este prometeu entregar a carta para o ministro, mas por incrível que parece o Ministro até hoje não respondeu a carta.

Portanto, quero recorrer do seu blog para lançar um grito de socorro perante as nossas autoridades as suas excelências Eng. Carlos Correia, Primeiro Ministro e Jose Mario Vaz presidente da republica, para abdicarem um pouquinho de tempo de suas lutas político-partidárias e usarem suas magistraturas para resolução da situação já que o Ministro dos Negocios Estrangeiro a quem compete resolver isso, não esta nem aí, talvez esteja mais preocupado com a queda ou não do governo ou com a expulsão ou não dos deputados do que resolver a situação tão delicada como essa.

Por hoje vou parar por aqui, mas prometo voltar com provas comprometedoras contra figuras principais da embaixada. Vamos parar de brincar com o nosso povo. “sabia ica justo fidjos de pobres continua bata sufri pabia de quilis cuna cume desde aonte até aos eca farta”.

Aquele abraço do A. M. B