sábado, 26 de março de 2016

CRISE POLÍTICA: Movimentações em Bissau


A antiga presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné Bissau e actual presidente do tribunal da CEDEAO, Maria do Céu Monteiro, chegou ontem a Bissau, apurou o DC, e tudo indica que a convite do PR Jomav. As movimentações da Céu foram muitas durante todo o dia. Esteve em contacto permanente com antigos colegas do STJ, e as informações que que chegaram ao PAIGC são extremamente preocupantes.

Lembrar que o passado da Céu nessa instituição deixou muito a desejar e ela representa para este tribunal a página mais negra da falta de credibilidade. Todos se lembram da disputa eleitoral entre os falecidos Nino Viera e Malam Bacai Sanha, e segundo reza a história, o vencedor dessa disputa foi decidido no Supremo Tribunal.

Lembrar também que a Maria do Céu já não é juíza e nem conselheira do STJ, e, de acordo com uma fonte "a sua condição actual na CEDEAO aconselhava o recato e muita distância nessa guerra sobre a implantação pela primeira vez da legalidade na Guiné Bissau".

Mas o que inquieta mais as hostes do PAIGC (gabinete jurídico), é que o relator do processo aguardado com toda a expectativa, é uma pessoa muito próxima da Maria do Céu, fruto da proximidade de muitos anos de trabalho juntos no passado. Um jurista experimentado do PAIGC resumiu, assim, esta 'visita': "o partido deve estar muito atento e vigilante". AAS