terça-feira, 8 de março de 2016

OPINIÃO: 'Sedja MAN, vais pagá-las'


"Nos clássicos da cartilha da Máfia, as funções são atribuídas conforme as personalidades das pessoas. É sabido que na triagem feita para escolher o PGR, o Sedja MAN não foi a primeira escolha do presidente Jomav, mas foi escolhido porque foi o único que, na passarela do concurso, que aceitou todas as condições do presidente.

O Sedja MAN, é conhecido no meio judicial e profissional como alguém pouco recomendável e sem escrúpulos, alguém que simplesmente estudou e concluiu os estudos mas que nunca se formou eticamente, e muito menos tem a ideia de quais são os princípios básicos que devem nortear um homem que estudou Direito.

Da sua passagem no CNE, deixou uma imagem de alguém sem organização e sem aprumo. Tem processo judicial por desvio de fundos.

Ao assumir o compromisso com o Jomav na guerra contra o DSP/Paigc, oferecendo-se para todos os tipos de jogadas maquiavélicas contra o Dsp e os próximos é reveladora da mais mesquinhez e cobardice jurídica alguma vez visto na nossa sociedade, se não vejamos:

1. Geraldo Martins, ministro da Economia e Finanças, foi ouvido no MP no processo no 'caso' de atribuições de avenças e encargos de saúde.
2. João Bernardo/SE Transportes e Telecomunicações, foi ouvido no processo da EuroAtlantic.
3. Vicente/ministro do Comércio, foi ouvido num processo referente ao ano de 2005.

Alguém de bem e com carácter aceitaria fazer estes tipos de jogos ridículos e patéticos que o Seda MAN esta fazer? Pergunto, o que é que o processo do Vicente tem que ver com a actualidade? Chamar um ministro por causa de atribuições de avenças de saúde?

O PGR, desceu ao nível mais baixo e ridículo que os seus promotores próprios não tem a consciência do estrago que estão causar a esta instituição.

Alguém hoje tem dúvida da guerra cega e sem quartel que o Jomav está fazer? O que move e motiva o Jomav?

Está claro que o Jomav ao demitir os dois jovens juristas (PGR e Tribunal de Contas) num período de um ano, fê-lo porque simplesmente recusaram cumprir as ordens suicidas e patéticas que lhes foram dadas. O anterior PGR, Hermenegildo, apesar de inicialmente vestir a camisola (todos se lembram ainda da forte investida que fez contra alguns ministros).

Rapidamente, este jovem percebeu e parou (dizem que a ruptura com Jomav foi quando este o pediu para prender a Paula, mulher do Dsp. O PGR Hermegildo perguntou porquê e ficou a saber que se tratava de um processo já julgado Simplesmente recusou.

A pergunta que se faz é o seguinte: Como é que alguém como o Sedja MAN, que estudou Direito, aceita fazer fretes jurídicos a alguém? Será que o Sedja MAN não tem a consciência da temporalidade das duas funções, e não conhece bem a nossa história recente prenhe de vinganças? O Paigc avisou-o mas parece que ignorou. Duma coisa ele pode ter a certeza: vai pagar por todos estes males que está fazer juridicamente.

Leitor independente
"