terça-feira, 8 de maio de 2012

Ditadura do Consenso e a reuniao do Conselho de Segurança das Naçoes Unidas



No encontro formal estiveram o ministro dos Negocios Estrangeiros Djalo Pires, o seu homologo angolano Georges Chicoty tambem Presidente em exercicio da CPLP, Maria Luisa Viotti, Representante permanente do Brasil junto das NU e Presidente da Configuração para a Guiné-Bissau da Comissão de Construção de Paz das NU (PBC), Joseph Mutaboba, Representante Especial do SG das NU na Guiné-Bissau, e Salamatu Hussaini-Suleiman, Chefe da Comissão da CEDEAO para os Assuntos Politicos, da Paz e da Segurança.

Cada uma das partes expôs o seu ponto de vista e sustentou a sua posição relativamente ao golpe militar na Guiné-Bissau. Invariavelmente, todos reforçaram as posições inicialmente assumidas, ou seja : a Guiné-Bissau, a CPLP, a Representante da PBC e o Representante do SG das NU, todas eles pautaram-se pela coerência na condenação firme do Golpe de Estado de 12 de Abril, pelo retorno à normalidade constitucional com a devolução do poder aos politicos legitimamente eleitios e a condenação dos militares golpistas e seus mentores politicos.

A representante da CEDEAO persistiu na incoerência e na legitimação encapotada do Golpe de Estado devido a pressões e orientações do Senegal, da Costa do Marfim e da Nigéria, contrapondo-se ao bloco pro-Guiné-Bissau (Gâmbia/Cabo-Verde/Guiné-Conakry , tendo o Presidente Kondé, ciente da cabala montada pelo trio em Dakar, recusado a participar no Golpe).

A referida representante sentiu-se impotente em defender o indefensavel perante os argumentos coerentes e sustentaveis que pleitam a favor do grupo pro-legalidade constitucional e de tolerância zero aos Golpes Constitucionais em regimes democraticos
No entanto, a parte mais interessante, de partir a loiça, como se diz, aconteceu no Encontro Intercativo (sem a presença da Imprensa) onde a roupa suja foi devidamente lavada, apontando-se argumentos de peso e de sustentação incontornavel sobre o caracter étnico-tribal do golpe de Estado de 12 de Abril. Alias, foi ali mesmo que a mais grave acusaçao surgiu: o golpe militar levado a cabo por uma cadeia de comando etnicamente instrumentalizada e intrinsecamente ligado ao trafico de droga e crimes transfrontaleiriço. Também se falou da questão da impunidade das altas chefias militares, supostamente ligados aos sucessivos assassinatos ocorridos na Guiné-Bissau.

A representante da CEDEAO viu-se ultrapassada e mesmo «humilhada» perante os factos apresentados, e, sem argumentos, chegou a perder as estribeiras gritando que «a CEDEAO não pactua com golpistas, a CEDEAO, não apoia o trafico de droga na Guiné-Bissau... isso é mentira». Enfim, a CEDEAO foi desmascarada sobre os seus propositos.
Por fim, decidiu-se pela constituição de uma força de interposição multipla, constituida por elementos da CEDEAO, CPLP, UA sob a capa das NU. As Nações Unidas estão já a preparar o seu pacote de sanções contra os militares golpistas assim como aos politicos directamente envolvidas na «manipulação da situação politico-militar da Guiné-Bissa». A margem dessas decisões, a UE informou que esta a ultimar a lista dos civis e politicos abrangidos pelas suas sanções ja decretadas ao ncontro dos militares golpistas