segunda-feira, 29 de abril de 2013

SEGURANÇA, TERRORISMO, CRIME ORGANIZADO, TRÁFICO DE DROGA: Os desafios a vencer para obter a paz na África Ocidental


A evolução do contexto politico e de segurança na sub-região ao curso dos ultimos meses preocupa Saïd Jinnit, o Representante Especial do Secretario geral das Nações Unidas para a Africa Ocidental. Na sua visita quarta feira, 24 de abril 2013 à Costa do Marfim, o actual facilitador internacional do dialogo politico da Guiné Conakry visando a preparação das eleições legislativas trocou impressões com presidente Alassane Ouattara, Chefe de Estado Costa Marfinense e presidente em exercicio da Comunidade Economica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) que, para além da situação politica na Africa Ocidental ligada a paz e segurança, falaram sobre os «desafios impostos pelo crime organizado, o trafico de droga, a pirataria maritima e o terrorismo». Segundo um comunicado do Centro de Informação das Nações Unidas (NU) baseada em Dakar, o encontro entre Saïd Jinnit e Alassane Ouattara «centraram-se sobre a evolução do contexto politico e de segurança na sub-região no decurso destes ultimos meses».

O Representante Especial de Ban Ki Moon na sub-região informou o presidente Ouattara sobre os seus esforços enquanto facilitador internacional do dialogo politico conakry-guineense tendente a preparação das eleições legislativas. Ao mesmo tempo deu-lhe conta das deliberações da reunião do Grupo de apoio de seguimento do Mali que teve lugar em Bamako, a 19 de abril de 2013, sob a co-presidência da CEDEAO, das NU e da União Africana, informa a fonte.

Justamenta a proposito do Mali, os dois homens abordaram as questões relativas à transição proxima  da Missão Internacional da Apoio ao Mali (MISMA) para uma Missão de Estabilização das NU, uma vez a resolução em discusão no Conselho de Segurança seja adoptada. Eles trocaram igualmente impressões sobre as iniciativas que poderão ser tomadas em apoio das autoridades malianas para promover o dialogo e ciar as condições propicias para a realização das eleições presidenciais em julho de 2013, informa o mesmo documento.

O presidente Ouattara e Saïd Djinnit não esconderam os «desafios que se impõem a sub-região pelo crime organizado, o trafico de droga, a pirataria maritima e o terrorismo» assim como os «esforços dispendidos pela CEDEAO e as medidas a tomar para fazer face a esses flagelos». A esse nivel eles acordaram sobre a necessidade de reforçar a cooperação sub-regional, continental e internacional para lutar eficazmente contra as novas ameaças para a segurança e a estabilidade na Africa Ocidental, revela a fonte.

Para melhor se atacar a esses flagelos, uma conferência de doadores tendo em vista apoiar o plano de acção sub-regional da CEDEAO de luta contra o trafico de drogas, o crime organizado e o abuso de drogas assim como o Programa WACI (West Arica Coast Initiative) esta previsto para junho de 2013. Este ultimo programa foi estabelecido pelas NU e a Interpol em apoio aos esforços dos paises concernantes para a fase inicial do programa no quadro da implementação do plano de acção da CEDEAO.

Trata-se da Libéria, Serra Leoa, Guiné-Bissau, Guiné-Conakry e a Costa do Marfim. Igualmente, o Comité Politico da WACI presidido pelo Representante especial do Secretario Geral para a Africa Ocidental tera lugar à margem da conferência de Abidjan, precisa a fonte que da conta do engajamento reiterado das NU em continuar a apoiar os esforços da CEDEAO para a paz e a segurança na Africa Ocidental. Sud Quotidien