quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vale a pena o risco?


Para a comunidade internacional

Será que a comunidade internacional estará à espera de um massacre, de um banho de sangue na Guiné-Bissau, para só então agir em defesa do Povo sofredor da Guiné-Bissau, um membro de pleno direito da Organização das Nações Unidas? Alertei sempre para vários acontecimentos que, infelizmente, se vieram a verificar. Alguns foram trágicos, e acabaram com perdas de vida humana; outros foram simplesmente cómicos, com ligeira perturbação da ordem institucional. E todas estas coisas aconteceram perante a total passividade dos diplomatas europeus, e não só, com residência em Bissau. O última alerta foi sobre se ia haver a 2ª volta das eleições presidenciais de 2012. Meu dito meu feito. Tolheram uma vez mais a palavra ao Povo - que é soberano (ou pelo menos deveria ser). E fizeram-no com estrondo, rebentando armas pesadas numa capital de mais de 400 mil almas, cada qual com a sua dor.

A prisão/rapto/empréstimo, chame-se-lhe o que quiser, do contra-almirnte Bubo Na Tchuto foi como que uma picada de mosquito nas consciências pesadas. Mas a acusação, depois, pela DEA/EUA do todo-poderoso general e CEMGFA António Indjai fez com que até alguns mortos rescuscitassem! Ainda assim, parece que a comunidade internacional anda um pouco anestesiada...

Senhores, organizações da comunidade internacional, vizinhos e amigos do nosso continente,

QUEREMOS QUE OIÇAM ISTO

O Povo guineense precisa de vocês, precisa de ser resgatado da sodomia, do medo, da privação do mais básico direito. O Povo guineense, o mesmo que vos tem dado mostras da sua paciência e bondade, é o mesmo que nem sequer ousa esboçar o que pensa. E nem ousa chorar os seus mortos! O Povo guineense tem o direito a respirar do mesmo ar que vocês respiram! O Povo da Guiné-Bissau está refém de uma certa estirpe, política e militar - mas sobretudo militar - de uma estirpe pior do que o colonialismo! O Povo da Guiné-Bissau está a ser neocolonizado com requintes de insensatez e de malvadez.

Senhor Ban Ki-Moon, Secretário Geral da Organização das Nações Unidas,

O Povo da Guiné-Bissau precisa e exige ser libertado. Já!

António Aly Silva