domingo, 21 de abril de 2013

"Notável"


"Prezado Sr. António Aly Silva

Sou, desde há bastante tempo, leitor assíduo da sua notável página web. Isto porque sendo coronel português reformado, tive duas comissões (4 anos no total) na Guiné durante a guerra colonial, sou casado com uma guineense, natural de Bissau, prima da D. Carmen Pereira e tendo regressado à Guiné em 2005 para participar no Simpósio sobre Guiledje (onde proferi uma comunicação em Bissau que poderá ver no Youtube) tenho seguido com muitíssima atenção e profundo pesar a dramática situação de um país ao qual me ligam laços de grande respeito e carinho.

Sou um dos "Capitães de Abril"... Presentemente historiador, tendo já publicado alguns livros e artigos. Devo ser a pessoa que mais dados tem sobre a guerra na Guiné, recolhidos no Arquivo Histórico Militar (cerca de 130 GB). Como deve calcular, nem em Portugal nem na Guiné, ninguém está interessado nesse manancial histórico único, que "morrerá" pois no meu computador!

O senhor tem desenvolvido uma actividade nos domínios da  informação e análise política sobre a Guiné a todos os títulos notável! Sobre tudo últimamente, quando se prevêm sanções sobre os responsáveis da tristíssima situção aí vigente. Sanções essas, como o Sr. muito bem diz, deveriam ter tido início ao nível da União Europeia !

Calculo que o senhor receba dezenas, se não mais, de emails por dia e portanto compreendo as suas limitações temporais, mas realmente gostaria um dia de ter um contacto pessoal consigo. Naturalmente estritamente privado.
Resido na margem sul do Tejo, num local isolado, mas de relativo fácil acesso. Mas poderíamos encontrarmo-nos onde o amigo propuzesse.

Calorosos e amigáveis cumprimentos

Nuno Rubim
"