sexta-feira, 9 de outubro de 2015

OPINIÃO: Peixeirada de baixo nível


"Boa tarde amigo Aly,

Os meus votos de sucessos pela vida fora e muita força na sua heroica luta pela verdade no pais. Li o extenso comunicado do Gabinete da Presidência da Republica, que se justifica como sendo uma reacção a supostas declarações proferidas pelo ex-primeiro ministro Domingos Simões Pereira na sede do seu partido, no qual de passagem, fazem igualmente comentarios varios, entre outros, sobre os meandros da proposta de governo apresentado pelo PAIGC.

À parte a deselegância e a baixeza de que, ja é o facto em si, em que um orgão como a Presidência da Republica, vir a publico fazer comentarios sobre "ouvi dizer", rumores e outras conversas de bastidores, é o proprio nivel da linguagem que é utilizada no comunicado que mais choca, pela vulgaridade da sua abordagem e ligeireza das suas analises.

Uma linguagem de baixo nivel, corriqueira a roçar à "peixarada", pois caso se tira-se o timbrado da PR o dito comunicado, pela sua reles substancia, fazia-se passar perfeitamente por um comunicado de "Mandjuandades" rivais.
Enfim, mais uma pouca vergonha nacional, que não é mais do espelho da qualidade duvidosa e obtusa do grupo de "conselheiros da incompetência e do maquiavelismo" de que se prezou rodear o Chefe de Estado para empreender uma guerra incompreensivel e ingloria contra toda a sociedade guineense.

Não se percebe, como se deixou a Presidência da Republica envolver-se ao ponto de perder-se nesse tipo de jogos de "recados" e de reacções compulsivas e primitivas, como se um jogo de adolescentes rivais se tratasse. O instinto de ataque pessoal à figura do ex-primeiro ministro é evidente nesse comunicado transparecendo um odio insidioso contra a sua pessoa, hostilizando-o vergonhosamente ao ponto de não lhe querer reconhecer até, o que de direito lhe advêm no seio do seu proprio partido!

Tratar os membros do governo e potenciais homens de confiança do ex-primeiro ministro como "grupinhos", é comprar uma guerra de insultos, cuja réplica não teria dificuldades em vislumbrar no seio do palacee presidencial, igualmente cadastrados, traficantes e até, um Presidente com "pena suspensa". E bom se respeitar para ser respeitado, senão se a mostarda pode subir e, decerto alguns se engasgarão mais cedo do que se espera dos outros.

A terminar, não sei se ainda é tempo para o PR rever a sua atitude e deixar de comprar uma guerra cujos contornos ele esta longe de poder avaliar as consequências da sua derrapagem, mas em tudo isso, é bom que ele tenha presente que, a sua guerra, não é so contra o DSP ; não é so contra o PAIGC, a sua guerra é neste momento contra a Democracia, contra a Sociedade, contra a Juventude ciosa e carente do exercicio dos seus direitos civicos e sociais, contra os Direitos inadiaveis de um Povo que se quer.

Apache"