sexta-feira, 9 de outubro de 2015

OPINIÃO: Falácia


"Em linha de uma retórica falaciosa, o Presidente José Mário Vaz, acusa num comunicado de impresa o cidadão Domingos Simoes Pereira, de egoismo e de querer manter-se no poder a todo custo.

Não restam dúvidas que o recurso reiterado à imprensa e aos comunicados de impresas por parte de um Órgão, como Presidência da República, denota uma enorme descompostura e desespero, porquanto tal acto, de per si, traz à luz a verdadeira face de um Presidente da República impreparado e dono de argumentos infundados para justificar esta saga de crise desnecessariamente criada por ele.

Acredito que, ainda que seja verdade que o Eng° Domingos Simões Pereira, queira manter-se no poder à todo custo, segundo o juízo da Presidência da República, tal pretensão fica desde já amparada de uma irrefutável legitimidade; desde logo porque o Domingis Simões Pereira, ao se apresentar como candidato à liderança do PAIGC, já se antevia a sua pretensão de governar através de um programa elaborado pelo partido e tal projecto/programa foi sobejamente sufragado pelo povo nas eleições de 2014, em que o PAIGC, sob a liderança do DSP, saiu vencedor com uma maioria absoluta.

Agora pergunta-se:

I- Qual é a motivação do Presidente Jomav de querer a todo custo afastar o cidadão Domingos Simões Perreira, da cena política?
II- De onde proveio a desenfreada luta do presidente José Mário Vaz, em derrubar ilegalmente o cidadão Domingos Simoes Pereira, seguindo uma obstinada visão e estratégias maléficas pondo em causa o país e o estado social? (Crime contra o povo).

A explicação não esta longe do cenário que hoje se assiste, porquanto o PR Jomav, esta a fazer-se de um absoluto absolutista; agora o Jomav, resulta ser árbitro e jogador ao mesmo tempo e contra todos os princípios basilares de um estado de direito, mormente os princípios democráticos e o da presunção de inocência, o Jomav, substitui o Ministério Público e os Tribunais, investiga, acusa, julga e condena, ao ponto de decretar a restrição dos direitos civis e políticos dos cidadãos, negando a estes o direito de exercício de cargo público ou simplesmente de serem funcionários públicos.

O que foi que os cidadãos Domingos Simões Pereira, Botche Cande, Geraldo Martins, Daniel Gomes, João Bernardo Vieira, José António de Almeida e outros...fizeram que põe em causa o Estado e o poder deles exercerem seus direitos civis e políticas?

Ah! porque foram julgado por um juiz que não é juiz mas sim usurpador de poderes, que de facto os julgou e condenou com sentenças produzidas e efectivamente já transitadas em julgadas...

Aonde é que ja se viu coisa parecida! Se o presidente Jomav funciona assim, significa dizer que terá falta de capacidade para tudo, mas não menos para se julgar a si próprio no processo pendente contra ele e que já foi acusado. O Jomav se arroga de moralista mas faltou-lhe a honestidade de exclarecer aonde foram parar os 12 ou mais milhões de dólares provenientes Angola para o apoio orçamental?

Porque não aceitou que o Governo por ele derrubado lhe facultasse a lista dos verdadeiris madeireiros na Guiné-Bissau?

Meus senhores!

É doloroso quando uma pessoa impreparada é chamada por azar a chefiar um estado. Porque o que se espera de um chefe de Estado é capacidade dotada de uma visão estratégica para o desenvolvimento progressivo e sustentável, um chefe de Estado deve ser aquele que se bate pela República (Sampaio da Novoa), estado social e propulsor de um jogo limpo no contexto democrático.

Mas nós por cá temos um absolutista, absoluto, faltador da verdade e criminoso da primreira por ter sequestrado o Estado há 2 meses.

Ass: Bungalow da Verdade"