segunda-feira, 12 de outubro de 2015

EXCLUSIVO DC: O QUE SE NEGOCIOU e O QUE QUER JOMAV


JOMAV 'EXIGIU':

- Redução do governo de 34 para 31 elementos;
- Saída de DSP do governo;
- Em relação ao Botche Candé e ao Daniel Gomes, em relação aos quais o Presidente manifestou reservas, ficou acordado que se o PM os mantiver na lista o PR assina o Decreto à mesma na segunda feira (hoje).



Este foi o Acordo alcançado pelo Mediador da CEDEAO, Presidente Olesegun Obasanjo, entre o Presidente Jomav e o PAIGC. Obasanjo transmitiu este Acordo os Embaixadores da União Europeia, de Portugal, da França, do Senegal, da Nigéria e ao Representante da CEDEAO antes de deixar Bissau.

Agora, Jomav, influenciado por algumas personalidades em Bissau, nomeadamente Ovídio Pequeno (União Africana) e Miguel Trovoada (Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas) está a querer alterar o Acordo.

Convém lembrar que Macky Sall, enquanto Presidente da Conferência dos Chefes de Estado da CEDEAO, recebeu no dia 19 de Agosto mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas para mediar a crise política na Guiné-Bissau.

Não se percebe que, depois do Mediador da CEDEAO ter deixado país, haja tentativas de alteração do Acordo.

Aos diplomatas em Bissau: é preciso ter cuidado para não complicar mais uma situação já de si complicada. É preciso atuar no estrito respeito pela Constituição da República da Guiné-Bissau, pelo Acórdão n. 1/2015 do STJ e pela mediação internacional presidida pela CEDEAO. Jomav deve respeitar o Acordo alcançado sob a égide da CEDEAO. Não lhe pedimos nada mais. ;)