quarta-feira, 28 de outubro de 2015

UE quer ajudar a Guiné-Bissau a voltar à via do desenvolvimento


A União Europeia quer ajudar a reposicionar a Guiné-Bissau "no caminho do desenvolvimento", contribuindo para a concretização de várias reformas dos serviços do Estado, disse hoje em Bissau, o seu representante, Vitor Madeira dos Santos.

As reformas incidiriam essencialmente sobre os setores apontados pelas autoridades guineenses, nomeadamente a Justiça, Defesa e Segurança, Administração Pública, Saúde e Educação, precisou Madeira dos Santos, para quem foi feito o primeiro contato com o novo Governo que se está a estruturar.

"A União Europeia (UE) tem vontade de apoiar o Governo nesta área (das reformas), portanto, foi uma discussão ainda muito preliminar sobre como é que nos vamos concretizar a nossa ajuda", declarou o diplomata, de origem portuguesa.

Quanto à situação política, Vitor Madeira dos Santos, disse ser estável com a formação do novo Governo - empossado no passado dia 13 -, mas pode notar que existe "uma grande determinação" para fazer avançar os programas e projetos. O representante da UE acrescentou que tenciona encontrar-se em breve com o primeiro-ministro, Carlos Correia. Lusa