quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Delegação chinesa recebida pelo PM Carlos Correia


Uma delegação da China Popular, da Província Jiangsu, que esteve em visita exploratória ao nosso país, acompanhado pelo Embaixador residente, Sr. Wang Hua, foi hoje, dia 29 de outubro, recebido no Salão Nobre do Conselho de Ministros, pela Sua Excelência, o Primeiro-ministro, Sr. Carlos Correia.



A delegação chinesa após ter informado o Chefe do Governo do propósito de sua missão, fez uma breve resenha das potencialidades da Província Jiangsu, para concluir de que há todo interesse em cooperar com a Guiné-Bissau. Para esse efeito, pretendem assinar um Memorando de cooperação, a fim de intervir em várias áreas: na educação (aumentando a ofertas de bolsas de estudo); nas pescas (introduzindo aquacultura no país); no sector do comércio e de investimentos (mobilizando os empresários chineses para que invistam no país), etc.

Foi incumbido ao governo guineense de preparar um draft de Memorando, que aprovado, será rubricado aquando da visita à China pelo Ministro da Economia e Finanças, Sr. Geraldo Martins.



O Chefe do Executivo ao desejar um bom regresso à delegação e para que sintam saudades e muito brevemente possam regressar ao país, fez questão de lembrar que a relação de amizade e de cooperação com a China, data os primórdios da Luta de Libertação Nacional, desde os tempos em que “Amílcar Cabral acompanhado de dois camaradas angolanos visitaram à China.” E, que inclusive, “os 10 camaradas que iniciaram à Luta de Libertação, fizeram formação militar na China.” Finalizou, assegurando: “Esta delegação está no bom caminho. Pois, se juntarmos os esforços para o desenvolvimento do país será bem melhor.”

Bissau, 28 de outubro de 2015

Carlos Vaz

Conselheiro para Comunicação e Informação do Governo