terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

UNI-CV: Tomada de posse da primeira reitora eleita


Primeiro-Ministro José Maria Neves
: “Uni-CV é corolário do processo transformacional do País



O Primeiro-Ministro, José Maria Neves destacou esta segunda-feira a criação da Uni-CV como uma marca de referência na sociedade cabo-verdiana, destacando a sua evolução ao longo dos anos desde a sua criação e realçou que esta é também “corolário do processo transformacional do País e já reflexo das nossas políticas públicas para o ensino superior”.

Essas considerações do Chefe do Governo foram feitas na sua intervenção durante a cerimónia de tomada de posse da nova Reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a professora doutora Judite Nascimento que ocorreu no campo da Uni-CV no Palmarejo. José Maria Neves sublinhou a importância do momento histórico quando pela primeira vez uma universidade cabo-verdiana, neste caso a universidade pública, elege o seu reitor através de um sufrágio eleitoral, o que mostra a evolução daquela instituição que considera uma marca de referência na sociedade cabo-verdiana.



O Chefe do Governo frisou ainda a evolução da Uni-CV, desde a sua criação até este momento, destacando o seu crescimento ao longo dos anos, tanto ao nível dos cursos e sua presença em todas as ilhas, através dos cursos de natureza profissionalizante, como também no que se refere à aposta na qualidade, sendo o processo de doutoramento dos quadros docentes da universidade em todos esses anos, sendo a maioria dos professores hoje doutorados e/ou doutorandos.

Podemos dizer que a Uni-CV é hoje uma marca de referência na sociedade cabo-verdiana. As estatísticas mostram, igualmente, que o corpo docente da Universidade de Cabo Verde tem melhorado as suas qualificações académicas, com assento no contínuo aumento do número de doutores. Tudo isso, são ganhos de percurso e gostaria de felicitar a Academia por isso”, realça Neves.

José Maria Neves reafirma ainda “o firme e consequente apoio do Governo a esta instituição”, destacando que ela também “em muito, é corolário do processo transformacional do País e já reflexo das nossas políticas públicas para o ensino superior”.