terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

UE/PAIGC: "Nova liderança no PAIGC é positiva, mas prioridade são eleições"


O representante da União Europeia (UE) em Cabo Verde considerou na segunda-feira que a escolha de um novo presidente do principal partido político na Guiné-Bissau é positiva, mas defendeu que a prioridade continua a ser a realização das eleições.

Em declarações aos jornalistas após um encontro com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, o diplomata português José Manuel Pinto Teixeira notou que a UE continua "obviamente preocupada" com o processo político e eleitoral guineense e que a eleição de um novo líder no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) é positiva.

O PAIGC elegeu no domingo o ex-secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Domingos Simões Pereira como novo presidente do partido que, nos últimos 12 anos, foi liderado por Carlos Gomes Júnior, o primeiro-ministro deposto num golpe de Estado a 12 de Abril de 2012.

Para Pinto Teixeira, a reforma dos sectores da Defesa e Segurança na Guiné-Bissau é "essencial" para a estabilização futura do país, uma vez que, considerou, não tem sido por falta de eleições que os problemas deixaram de existir.