quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ELEIÇÕES(?) 2014: Parlamento Britânico mobiliza missão de observação eleitoral na Guiné-Bissau


O Reino Unido tornou-se no primeiro país a ter uma missão de observação eleitoral para a Guiné-Bissau, um desafio faciltado pelo seu grupo parlamentar especializado, para as próximas eleições legislativas e presidenciais. A missão será desenvolvida pelo Grupo Parlamentar Britânico para a Guiné-Bissau (APPG-GB), tendo o convite por parte do Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau sido já recebido.

Peter Thompson, coordenador desta comissão parlamentar multipartidária, já foi nomeado pelo grupo Parlamentar como Chefe de Missão. Thompson tem qualificações como observador eleitoral pela OSCE e a União Europeia e é reconhecido na Guiné-Bisau como um mediador internacional para a processo de reconciliação nacional no país. Thompson será assistido por um membro sénior da Comissão Eleitoral do Reino Unido e diversos parlamentares britânicos. Thompson foi Chefe de Missão numa missão de observação semelhante, em 2012 na Guiné-Bissau. 

O Presidente do grupo parlamentar, O Lorde Teverson de Tregony (Robin Teverson), ex-membro do Parlamento Europeu e líder do Sob Comité de Negócios Estrangeiros e da Defesa na Câmara dos Lordes (Senado Britânico), falou aos jornalistas após a confirmação desta missão de observação eleitoral: 

"A Guiné-Bissau tem uma oportunidade real de mostrar que eleições, política e democracia podem funcionar – apesar da história recente. O nosso grupo parlamentar foi criado para ajudar o povo da Guiné-Bissau a compreender estes desejos e estamos orgulhosos por ser uma das partes que irá escrutinar as próximas eleições”.

"Os membros do nosso grupo parlamentar conhecem bem a Guiné-Bissau e  além das eleições nós queremos trabalhar com os nossos colegas em Bissau para moldar um sistema político que seja estável no longo prazo. É por isso que energicamente enfatizámos o nosso apoio na reconciliação nacional do país através do Parlamento Guineense, e no conceito de poder partilhado no Governo, em vez de uma solução política em que ‘o vencedor conquista tudo’”.

A missão já começou a trabalhar no terreno, tendo observado o processo de recensamento dos eleitores e o Chefe da Missão está presentemente em Bissau. O Lorde Teverson de Tregony é esperado em Bissau ainda esta semana para uma visita oficial, para manter vários encontros de alto nível no país.