segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Formação marca lançamento do Observatório dos Direitos


LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS
Informação à Imprensa

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) lançou esta semana o projecto do Observatório dos Direitos da Guiné-Bissau com uma formação em estatística e recolha de dados, primeira iniciativa de um programa que se estende ao longo de três anos.
Com duração de 10 dias esta formação, realizada na Casa dos Direiros em Bissau, destina-se aos pontos focais da LGDH em todas as regiões da Guiné-Bissau e SAB.

Este novo projecto é uma parceria entre a LGDH, a organização portuguesa Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) e o CESA – Centro de Estudos sobre Africa e o Desenvolvimento (centro de investigação do ISEG, da Universidade de Lisboa) e conta com o apoio financeiro da União Europeia.

O Observatório dos Direitos pretende contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos e acção cívica no país, num contexto de violação dos direitos em todas as suas dimensões (sociais, cívicos e políticos, económicos, culturais e ambientais).

A LGDH tem vindo a realizar um esforço de monitorização do grau de realização dos direitos humanos, sobretudo através dos relatórios anuais de situação. Contudo, não existem praticamente instrumentos independentes de monitoria das políticas.

O lançamento do Observatório pretende responder a essa lacuna através de um processo participado, assente numa rede de antenas regionais. A formação dos pontos focais da LGDH é o primeiro passo para a estruturação da equipa de trabalho do Observatório.

A iniciativa inclui o desenvolvimento do software e outros mecanismos de monitoria dos indicadores, a formação em técnicas de recolha e tratamento e constituição da base de dados e a produção de relatórios. Está também prevista a realização de um encontro nacional de validação do modelo e dos resultados preliminares do Observatório.


Contactos: 6631152/5531152

MEMBRO DE:

FIDH – Federação Internacional dos Direitos Humanos
UIDH – União Internacional dos Direitos Humanos
FODHC-PALOP – Fórum das ONGs dos Direitos Humanos e da Criança dos PALOP
Fundador do Movimento da Sociedade Civil
PLACON – Plataforma de Concertação das ONGs
MEMBRO OBSERVADOR JUNTO DE: