segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os cinco da vida airada



"Caro Aly Silva,

Permita-me congratular com a sua posição de negação de qualquer entidade (Presidente da República e Governo), “filhas” da recente relação amorosa entre a CEDEAO e o Comando Militar. Ainda não se consegue descortinar o macho e a fêmea nessa mais recente relação amorosa, mas não deixa de importar ao povo guineense saber quem domina e quem é a dominada nessa relação algo promiscua, para podermos precaver essencialmente os direitos da nossa pátria e do nosso povo. Essa sua atitude pública só lhe dignifica como um cidadão que ama a sua pátria e que não se importa de enfrentar quaisquer consequências relacionadas com a sua convicção pessoal e patriótica.

É com base nessa sua posição que queria questionar á maioria do povo guineense que, quando foram chamados a cumprir um dever democrático, escolheram o candidato do PAIGC (provavelmente nem foi o seu caso!) como Primeiro-Ministro e, posteriormente, como potencial Presidente da República da Guiné-Bissau. Será que pretendem ficar quietos, subservientes e aceitarem essa verdadeira afronta á democracia e total desrespeito a vontade popular? Ou assumirão em conjunto uma posição de desobediência civil e demonstrar ao recente casal (CEDEAO/ Comando Militar) que, NA GUINÉ-BISSAU AINDA MANDA O POVO GUINEENSE E A VONTADE POPULAR DEVE SER RESPEITADA, ANTES DE QUALQUER INTERESSE DE OUTROS PAÍSES...?

Queria deixar aqui algumas questões ao 'Presidente' de Transição (Serifo Nhamadjo) e aos pseudo-constitucionalistas do espaço virtual que tanto reclamaram pela suposta inconstitucionalidade da candidatura do Cadogo Jr. à Presidencia da República e agora desdobram-se em palavreados para tentar justificar e oficializar actos que mais não foram que um rasgar da constituição em plena luz do dia, na praça pública:

1. Um suposto democrata que não aceita a escolha do candidato do seu partido às eleições presidenciais, através da votação com as mãos no ar, aceita encabeçar uma farsa na Assembleia Nacional Popular, sem a participação do partido com a maior representação parlamentar, aliás o mesmo partido que lhe confiou esse cargo e que depois retirou-lhe a confiança politica!? O mesmo indíviduo que apelava por métodos verdadeiramente democráticos no seio do seu partido, de seguida pactua-se com os golpistas que subtrairam e continuam a subtrair diariamente direitos mais básicos aos cidadãos?

2. O Sr. Serifo Nhamadjo, os outros 4 candidatos derrotados na primeira volta e, ainda, os pseudo-constitucionalistas do espaço virtual, que tanto reclamaram da inconstitucionalidade da candidatura de Cadogo Jr. às eleições presidenciais, queria perguntar-lhes como classificam hoje, a privação de toda a liberdade a que foram submetidos as mais altas figuras do país e outros membros do governo? Como classificam esta vergonhosa solução que a CEDEAO e os golpistas estão a cozinhar para a Guiné-Bissau? Chamam a isso constitucionalidade ou ditadura encobrida? Como classificam a inibição da manifestação pública pelos cidadãos, imposta pelo denominado Comando Militar? Constitucionalidade ou Ditadura encobrida?

3. O Sr. Serifo Nhamadjo acha que está a prestar um grande serviço à sua pátria, quando manipula a situação para que seja nomeado Presidente de Transição de um país e de um povo que manifestou de forma clara nas urnas que não era o candidato desejado para dirigir os destinos do país no próximo mandato? Eu, pessoalmente, teria vergonha de aceitar esse cargo. Mas, como ao Sr. Serifo Nhamadjo não é uma pessoa de bem e interessa-lhe apenas chegar ao poder, seja por que via for, não hesitou em fazer tudo para lá chegar, mesmo que a votação tenha sido feita de "bunda pa riba", ou de braço entre as pernas! O que importa a este oportunista é ser Presidente da Guiné-Bissau, nem que seja por um dia, quanto mais por um ano...

4. Como é que o Sr. Serifo Nhamadjo acha que um Presidente da República e um governo saído dessa “Ditadura encobrida” vai conseguir gerir o país e garantir o mais básico das necessidades da população, com a maioria dos países do mundo a não pactuar com essa solução e a imporem sanções a qualquer solução que não contemple a reposição da ordem constitucional? Coitado do povo!!!

5. Relativamente à recente lista publicada de indíviduos que não podem sair do país, o Comando Militar importa-se de explicar ao povo quais foram os critérios utilizados para essa selecção de nomes? Ou estamos apenas a assistir a mais uma "caça as bruxas"? Será que existem excepções para que esses indíviduos possam ausentar-se do país? Ou o país passou de repente a ter condições de saúde para dar resposta a todo e qualquer problema de saúde que algumas dessas pessoas padecem e que lhes obriga a controlo regular no estrangeiro? Ou o Comando Militar e o Presidente da República por eles indigitados assumem as devidas responsabilidades pelo eventual agravamento do estado de saúde e pela própria vida de todos os indivíduos constantes dessa lista? Não sei se têm consciência, mas também, quer o Comando Militar, quer o governo da Costa de Marfim, estão a aceitar as devidas responsabilidades sobre o estado de saúde e a vida de Cadogo Jr e Raimundo Pereira. Não lhes importa o risco de se transformarem em assassinos por omissão ou impedimento de acesso a cuidados? Mas, se não se importam que todo um povo passe restrições de bens essênciais, para que consigam chegar ao poleiro, não admira nada a completa ausência de sensibilidade para as questões de saúde desses indíviduos... São gentinhas com esse moral que querem a todo o custo dirigir um país!!!

6. Relativamente à investigação dos assassinatos de Nino Vieira, Tagmé Na Waie, Helder Proença e Baciro Dabó, querem indiciar Cadogo Jr. como principal suspeito da autoria moral desses assassinatos? E os autores materiais onde andam!? A comandar golpes de estado e outros assassinatos? Não são chamados à responsabilidade? Quanto ao assassinato de Nino Vieira,  se sabe-se que foi o denominado batalhão de Mansoa que o assassinou, porque ainda não foi ouvido e até detido o então comandante do mesmo batalhão!? Estão ansiosos a procura da autoria moral desses assassinatos, mas tentando encobrir os autores materiais? Mais vergonhoso é ver os intelectualóides do espaço virtual a entrar nesse jogo sem mínimo de razoabilidade! Se Cadogo Jr. foi o autor moral, que seja castigado, mas que os autores materiais não fiquem impunes, nem continuarem a assumir altos cargos no aparelho do estado. O povo guineense não pode permitir que isso aconteça. A essa gentinha, só lhes interessa neste momento “assassinar” politicamente Cadogo Jr, protegendo a aqueles que torturaram Nino Vieira até a morte e aqueles que premiram o gatilho noutros casos... O povo deve estar alerta para exigir também o devido castigo aos autores materiais desses crimes. POVO KA DIBI DURMI. Sem os autores materiais, não pode haver autores morais!
 

Bem haja.   


Jorge Herbert"